localizacao-e-sistema-de-ponto
Índice
Índice
Sistema de ponto e localização: conheça 5 benefícios de ter um ponto móvel

Você sabia que pode existir uma poderosa relação entre localização e sistema de ponto dentro de uma empresa? Especialmente se o negócio busca atrair profissionais oferecendo um novo modelo de trabalho, como o home-office, ou se já conta com equipes que atuam fora do seu espaço físico — como no caso de vendedores externos.

O ponto móvel surge como uma eficiente alternativa para o registro da jornada de trabalho. Por meio do próprio smartphone, o colaborador pode anotar o horário de início e término das atividades diárias e o GPS se encarrega de comprovar que o trabalhador realmente estava no local esperado.

Tudo isso em conformidade com a lei!

Parece vantajoso para você? Então, continue a leitura, descubra mais aspectos importantes a respeito do ponto móvel e os 5 benefícios que vão além das questões relacionadas aos trabalhadores externos!

Quando o uso do ponto móvel é adequado?

Conforme abordamos no início deste texto, apostar na integração entre localização e sistema de ponto é um investimento bastante positivo para empresas que contam com a realização de serviços externos. Ou para aquelas que desejam apostar na atração e retenção de profissionais por meio de um novo modelo de trabalho — o home-office.

No mundo corporativo, o tempo é um aditivo precioso. Se a tecnologia oferece recursos que otimizam essa questão, nada mais justo que utilizá-los. Muitas companhias ainda exigem que esses colaboradores se dirijam até a sede da empresa e registrem o ponto para, depois, realizarem as visitas necessárias. Ou, ainda, demandam que sejam criativos dentro de um escritório, sem estímulos nenhum.

No entanto, o trabalho pode ser simplificado ou incentivado com a adoção de um ponto móvel. Tal política permite que esse profissional inicie suas atividades diárias de maneira objetiva, no local adequado, de forma rápida e econômica, seja visitando um cliente, seja na sua própria casa.

Quais os benefícios para o RH e o colaborador? A localização e sistema de ponto se integram a isso?

Embora seja uma boa opção para os colaboradores que exercem suas atividades fora da empresa, o ponto móvel é adequado para a empresa na totalidade. Confira agora os 5 benefícios desse recurso e entenda o porquê!

1. Agilidade

Quando falamos que as vantagens do ponto móvel não se concentram apenas nos trabalhadores externos, queremos dizer que um quadro de colaboradores tradicional também pode ser beneficiado pela ferramenta.

Quem trabalha com recursos humanos conhece bem a famosa “enroladinha” no início e fim da jornada de trabalho. O argumento é sempre o mesmo: a fila para fazer o registro de ponto. O resultado é composto de postos de trabalho vazios na manhã e no final da tarde.

Contar com um sistema que permite ao trabalhador registrar a jornada do próprio smartphone torna essa rotina mais ágil, uma vez que ele não precisa enfrentar filas para isso, e a ação pode ser realizada diretamente do seu local de trabalho.

2. Otimização do tempo

O RH é diretamente — e positivamente — impactado com a adoção de um ponto móvel. A dinâmica de funcionamento permite que o setor receba todas as informações pertinentes à rotina do trabalhador em tempo real e online, otimizando o cotidiano e trazendo mais segurança aos processos.

‍Quando o assunto é gestão de pessoas, a tecnologia surge como uma grande aliada. Centralizar todos esses dados em um único lugar colabora para um trabalho mais eficiente e ágil e diminui a incidência de erros.

3. Redução de custos

A otimização da rotina do RH vem acompanhada de outra vantagem: a redução de custos. Como os recursos utilizados favorecem o acompanhamento da jornada diária dos trabalhadores, a gestão do banco de horas é realizada de maneira mais eficiente.

Isso significa haver um controle maior sobre as horas extras, que ajuda a empresa a reduzir os custos provenientes de horas indevidas.

4. Transparência

Quando o RH tem um controle mais eficiente sobre o registro de ponto, evitando erro ou falsificações nas marcações, os colaboradores podem contar com uma gestão mais transparente. Essa é uma característica com um impacto bastante positivo na produtividade e na retenção de talentos.

Além disso, o ponto móvel proporciona aos profissionais a possibilidade de controle da própria jornada. Ao conceder mais autonomia às equipes, a empresa garante um time cada vez mais engajado e responsável.

5. Economia de recursos

Por se tratar de uma solução mobile, não é necessário fazer grandes investimentos em dispositivos fixos. Consequentemente, não há custos para manter esses equipamentos.

Assim, tanto o registro da jornada como a sua gestão podem ser feitos pelo smartphone pessoal dos colaboradores envolvidos nessas atividades ou, ainda, nos computadores já disponibilizados pela empresa.

Conheça o novo aplicativo da Pontomais, um sistema completo de registro de ponto

Como a Pontomais pode auxiliar nessa questão?

Para desfrutar desses benefícios e estar em conformidade com a lei, a contratação de um bom software é fundamental. Nesse sentido, o sistema de ponto da Pontomais merece destaque.

A empresa fornece um sistema por assinatura cujo principal objetivo é justamente otimizar as rotinas relacionadas ao controle do ponto. As vantagens você conheceu ao longo deste artigo, não é mesmo?

Além de permitir que o RH assuma o papel de auditor do ponto, controlando as horas extras de maneira adequada e visualizando as ocorrências em tempo real, ele ainda se enquadra perfeitamente nas questões relacionadas a localização e sistema de ponto.

O aplicativo da Pontomais funciona nos smartphones e pode ser facilmente integrado ao relógio de ponto. Ou seja, você não precisa se desfazer do equipamento em que já investiu, mas pode conceder uma nova alternativa de registro de jornada aos colaboradores. Veja outros benefícios exclusivos:

  • gerenciamento de relatórios, turnos e escalas;
  • atendimento personalizado;
  • sistema mobile;
  • desnecessidade de relógio de ponto, pois funciona via tablet, celular ou computador;
  • possibilidade de enviar um lembrete de registro ao celular do colaborador;
  • GPS para marcar a localização.

A integração entre localização e sistema de ponto é uma tendência que chegou para acompanhar outras novidades do mercado de trabalho. A popularização do regime home-office, a necessidade de promover aos colaboradores mais autonomia e a sempre bem-vinda redução de custos estão entre os fatores que tornam esse novo modelo de registro de ponto cada vez mais necessário dentro das empresas

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Conheça!

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta