Voltar ao Blog
livro de ponto pontomais 2019

Como migrar o livro de ponto para ponto eletrônico?

Chega de trabalho manual!

Faça o acompanhamento em tempo real dos seus colaboradores e fechamento da folha ponto em 3 cliques.

Aproveite agora
13 de janeiro de 2019

Empresas com mais de 10 empregados no Brasil, devido às leis trabalhistas, são obrigadas a utilizar o registro de ponto dos funcionários (conforme o Art. 74, § 2º da CLT). O ponto (eletrônico ou não) é um direito do trabalhador, pois permite que ele seja remunerado pelas horas extras de trabalho dedicadas à empresa.Pontos manuais, como o livro de ponto, possuem altas chances de erros. Por isso, é recomendada a automatização desse processo pelo registro de ponto eletrônico. Entretanto, como migrar o livro de ponto para ponto eletrônico sem dificuldades?Veja aqui como fazer essa mudança de forma segura e prática e modernize sua empresa!

Escolha sua tecnologia

O ponto eletrônico é uma tecnologia que elimina ou reduz consideravelmente as possibilidades de fraude no registro das horas de trabalho dos colaboradores. O sistema é mais seguro por conta das exigências e regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a aplicação desse tipo de tecnologia em empresas.Há diversas formas de se implantar um ponto eletrônico, como o on-line ou biométrico. Por isso, deve-se escolher com cuidado a tecnologia utilizada, posto que há alternativas mais seguras que outras.

Atente-se às regras ao migrar do livro de ponto para ponto eletrônico

Por conta da Portaria nº 1.510/2009 do MTE, é necessário realizar a migração do livro de ponto para ponto eletrônico de forma cuidadosa. Há uma série de especificidades técnicas e certificações necessárias. Por isso é recomendável a contratação de um serviço terceirizado para realizar a migração mais facilmente.Como é um pouco complicado aplicar esse sistema, é possível cometer alguns erros na implementação. Caso eles ocorram, infelizmente, pode haver penalização para a empresa, o que reforça o cuidado necessário ao empresário. Em caso de problemas trabalhistas, a irregularidade do ponto também impede que ele seja utilizado judicialmente.

Acesse pontomais 2019

Explique os benefícios do ponto eletrônico aos colaboradores

Explique para a equipe como funciona o registro de ponto eletrônico, indicando seus benefícios de segurança e comodidade dos colaboradores. Entre as principais vantagens, está a precisão da contagem de horas e a diminuição de chance de fraudes.Em empresas que utilizam o trabalho remoto, o ponto virtual é uma possibilidade para contabilizar horas de trabalho. Nesse cenário, a distância não é um problema porque a plataforma permite esse tipo de gerenciamento.Não se esqueça de estabelecer previamente os parâmetros e rotinas, por meio de uma conversa com demais membros da organização, a respeito das diferenças entre banco de horas ou pagamento por horas extras, por exemplo.A contabilidade de horas extras trabalhadas é um dos principais pontos de reclamações trabalhistas. Demonstrar as vantagens dessa transição impede a resistência da equipe a essa mudança tecnológica. Mostre aos colaboradores como essa alteração pode ser positiva!

Contrate uma empresa qualificada

Apesar das vantagens de migrar o livro de ponto para ponto eletrônico, o processo inicial pode ser intimidador. Lembre-se de que, após implementado, o REP proporciona comodidade e uma tranquilidade extra para o empresário. Você pode dar autonomia aos colaboradores, evitar dores de cabeça e deixar de lidar com papeladas burocráticas provenientes de um livro de ponto tradicional.Porém, para facilitar o processo de migração, contrate empresas especializadas no assunto e reduza o tempo dedicado ao estudo das especificações técnicas e legais do MTE. Isso lhe permitirá aproveitar o melhor dessas tecnologias sem dores de cabeça.Gostou do texto e aprendeu mais sobre como migrar do livro de ponto para ponto eletrônico? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros empresários com dúvidas sobre esse assunto!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...