Voltar ao Blog
liderança situacional

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

Hendrik Machado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O líder é uma das figuras mais importantes em uma empresa. Por isso, conhecer o conceito e as técnicas por trás da liderança situacional é fundamental para companhias que buscam manter o equilíbrio e o engajamento dos colaboradores.


Todos os colaboradores têm um papel essencial no desenvolvimento de times que saibam trabalhar em sintonia e com foco em resultados. Nesse contexto, liderança é a chave para guiar as equipes rumo à alta performance.


Quer saber tudo sobre liderança situacional, quando usar essa técnica e os benefícios para a companhia e para os colaboradores? Vem com a gente.


O Que é a Abordagem Situacional?


A Teoria da Liderança Situacional foi elaborada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, pesquisadores comportamentais dos Estados Unidos. Os autores identificaram que o líder de alta performance é aquele capaz de utilizar diversas formas de liderança a seu favor.


A partir disso, os estudiosos desenvolveram a Abordagem Situacional, ou Liderança Situacional. Essa modalidade consiste no desenvolvimento de um líder com habilidades para se adaptar às situações apresentadas no cotidiano, buscando sempre os melhores resultados.


É possível identificar 4 tipos de liderança situacional:


Direção


Os líderes que optam pela modalidade de direção na liderança situacional são aqueles que determinam as atividades específicas para cada colaborador. Ou seja, direcionam especificamente o que fazer, onde, quando e como fazer.


Desse modo, o gestor deve direcionar, orientar e supervisionar de perto o andamento de cada projeto. Também deve oferecer direcionamentos claros e específicos sobre o andamento de cada atividade.


Indicação: Muito funcional para colaboradores que acabaram de entrar na companhia e ainda precisam se ajustar às novas rotinas.


Orientação


Já no estilo orientação na liderança situacional, o gestor deve treinar os colaboradores para que aprendam a se auto gerenciar. Para isso, o líder deve especificar as atividades, como na modalidade anterior. 


Porém, aos poucos, o gestor deve incentivar a disposição, o entusiasmo e a independência. Isso pode ser feito através de feedbacks constantes, tanto do líder para a equipe quanto do time para a liderança. A ideia aqui é sempre buscar soluções em conjunto.


Indicação: Equipes onde as decisões são centradas na liderança, mas que desenvolvem a resolução de problemas em conjunto no dia a dia. 


Apoio


Nesse caso, a presença do líder é muito mais de participação do que de orientação. O apoio na liderança situacional faz com que colaborador tenha liberdade para executar suas atividades e para elaborar processos do dia a dia. 


Nesses casos, é o próprio colaborador quem decide onde, como e quando deve atuar. Essa modalidade exige um nível de maturidade que vai de moderada a alta, além de um muita confiança entre líderes e equipes.  


Indicação: A liderança situacional baseada no apoio serve para times que tem um bom engajamento e que conhecem bem as necessidades da companhia, mas que ainda precisam de uma dose de apoio e incentivo para se sentirem seguros.


Autonomia


O nome já diz tudo. A autonomia na liderança situacional aparece quando o líder consegue delegar funções “de olhos fechados”. Além disso, o gestor precisa ter a completa confiança de que os colaboradores estão preparados e dispostos a executar o projeto do início ao fim, da melhor maneira possível.


Nesses casos, o líder consegue ter uma abordagem mais afastada das cenas do cotidiano, mantendo foco em estratégias e resultados. Porém, deve sempre estar disponível para auxiliar no que for necessário.


Indicação: Essa modalidade de liderança situacional funciona muito bem para equipes maduras e sintonizadas. Nesses casos, todos os membros do time compreendem muito bem suas responsabilidades, além de compreender 100% o que a companhia espera deles.


Dica de Ouro


Vale lembrar que esses modelos não são fixos. Ou seja, podem muito bem funcionar para um time inteiro, mas também podem ser aplicados individualmente, de acordo com o perfil de cada membro da equipe. 


Adapte todas as modalidades em seu time para obter resultados ainda melhores com cada colaborador.


Liderança Situacional: Quando o Líder Desenvolve o Ritmo da Equipe


Mas, como aplicar a liderança situacional no dia a dia? Veja algumas dicas práticas:





Como a Liderança Situacional Pode Beneficiar a Sua Empresa?


Uma das principais características da liderança situacional é a flexibilidade


Esse modelo de gestão permite que o líder transite entre diversos papéis e lide com os desafios do dia a dia de maneiras distintas, com foco na compreensão do perfil de cada colaborador e do que podem oferecer para a companhia.


Além disso, a liderança situacional costuma tornar os times mais produtivos e engajados. Isso porque o objetivo final é que os colaboradores tenham autonomia e responsabilidade com suas tarefas cotidianas.


Outro ponto interessante nessa modalidade de gestão é a visão estratégica do líder. Uma vez que a flexibilidade da liderança situacional permite que o coordenador de projetos elabore processos fundamentais para o crescimento da companhia.


Desse modo, a liderança pode realizar atividades focadas no desenvolvimento, enquanto a equipe gerencia as tarefas e as estratégias focadas em resultados.


Quais as Vantagens da Liderança Situacional Para as Equipes?


Muitos são os benefícios encontrados pelas equipes com um gestor que opere de acordo com a liderança situacional.


Veja alguns deles:


Engajamento e Colaboração


Equipes com foco em autonomia precisam de uma sintonia muito grande para vencer os desafios do dia a dia. 


Por isso, quando o gestor fomenta a autonomia e o desenvolvimento das responsabilidades dos colaboradores, a tendência é que as equipes se tornem mais engajadas e colaborativas.


Aumento dos Resultados


É possível notar que a liderança situacional transforma equipes em verdadeiros times de alta performance. Portanto, o aumento nos resultados da empresa com certeza são uma consequência desse tipo de gestão.


Melhoria no Clima Organizacional


Equipes sintonizadas, autônomas e que geram bons resultados trabalham melhor. Por isso, é possível encontrar uma melhoria no clima organizacional, que se torna mais saudável e menos competitivo


Confiança e Flexibilidade no Dia a Dia


Por fim, os colaboradores que operam com uma gestão situacional costumam se sentir mais confiantes. Além disso, conseguem ter maior flexibilidade no dia a dia, o que é fundamental no desenvolvimento profissional de qualquer funcionário.


Utilize essas dicas e comece a aplicar a liderança situacional no seu dia a dia.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui