Voltar ao Blog

5 dicas de liderança para pequenas e médias empresas

Chega de trabalho manual!

Faça o acompanhamento em tempo real dos seus colaboradores e fechamento da folha ponto em 3 cliques.

Aproveite agora

A importância da liderança para pequenas e médias empresas passa pela identificação das diferenças entre líder e chefe. Dentre as várias diferenças, o chefe dá ordens, o líder envolve a equipe. O chefe fala, o líder sabe ouvir — e se comunicar.O perfil atual do líder deve estar presente em empresas de todos os portes e segmentos. Isso é fundamental para o mercado, colaboradores, fornecedores e parceiros.Principalmente em pequenas e médias empresas, a figura do líder é determinante para o sucesso do negócio. É ele quem dá direção, corrige desvios de rota e comunica sua visão para que os liderados saibam bem para onde estão levando a empresa.Vamos listar 5 dicas que o líder deve adotar para levar a empresa a um nível mais alto de desempenho.

1. Valorize a equipe

A empresa chegará aonde sua equipe a levar. Portanto, o grupo e o trabalho em equipe devem ser constantemente enfatizados e valorizados. Quando algum colaborador se destacar, mantenha o elogio ao grupo.A recompensa pelo destaque individual poderá vir depois, na forma de uma promoção ou aumento de salário, mas o grupo saberá que, mesmo que alguém se destaque, o líder valoriza o trabalho conjunto.O efeito da liderança para pequenas e médias empresas pode ser visto no comportamento dos colaboradores. Ao se sentirem valorizados, eles identificam no líder alguém que reconhece o esforço de todos, mesmo daqueles que pouco aparecem.

Pontomais 2019

2. Compartilhe sua visão

Para que sua equipe saiba aonde levar a empresa, é preciso que você mostre, não o caminho, mas o destino. O caminho será construído pelo trabalho de todos, mas o destino deve ser uma decisão feita por você.Compartilhando a visão você demonstra confiança no grupo e torna o caminho mais fácil de ser construído. Quando a equipe incorpora a visão do líder, os objetivos passam a ser comuns e as responsabilidades podem então ser divididas entre todos, tornando a tarefa mais leve.Depois de comunicar a visão, é hora de desenhar os caminhos para chegar ao destino, bem como os veículos a serem utilizados. Envolver a equipe no planejamento faz com que os membros compartilhem suas ideias, se tornando mais participativos, salientando características de liderança e gestão entre os membros do grupo.Dessa atitude surgirá, além de boas ideias, uma equipe comprometida com o planejamento e a sua execução, fazendo com que todos se sintam parte da empresa e de seus objetivos.

4. Estabeleça metas

A fase de estabelecimento de metas vem na sequência do planejamento e deve ser desenvolvida por toda a equipe. Nesse momento você terá a oportunidade de identificar o potencial de cada membro, bem como seus pontos de melhoria. Alguns serão mais ousados que outros, mas, ao final, as metas estabelecidas serão perfeitamente factíveis e positivas.Como líder, é importante conduzir a equipe para não sejam estabelecidas metas muito fáceis de atingir, pois o objetivo planejado deve ser alcançado. Sua atuação deve ser a de intermediar para que as metas sejam ousadas, mas, com o trabalho de equipe, possíveis.

5. Identifique e desenvolva líderes

No desenrolar desse processo, naturalmente surgirão aqueles colaboradores com características de liderança. Independentemente da personalidade de cada um, o bom líder consegue reconhecer outros líderes em potencial, mas não exterioriza essa percepção. Ao contrário, continua a incentivar o trabalho em equipe, valorizando todos do grupo, deixando claro que o importante é a equipe, não quem se destaca.Dessa forma, os futuros líderes aprenderão como motivar a equipe, sempre com foco no grupo, sem estrelismos ou exageros. Bom para você, para sua empresa e seus colaboradores comprometidos.Falar de liderança para pequenas e médias empresas é falar de colaboradores com confiança no líder, de colaboradores que entendem a importância do trabalho em equipe e se comprometem com as metas por eles estabelecidas.Ao se sentirem valorizados, participantes no planejamento e sua execução, seus colaboradores desenvolverão um senso de autonomia, rompendo barreiras que, sem o trabalho do líder, jamais seriam vencidas. Quem ganha é a equipe.E você, quer compartilhar sua visão? Então, deixe seu comentário e participe do debate!

Pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...