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Líder ou chefe: saiba o modelo ideal para motivar a sua equipe

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Chefe ou líder? Essa é uma questão que vem sendo amplamente discutida no mundo dos negócios. Há tempos a figura do chefe vem sofrendo o mesmo que sua reputação: decadência. Isso porque, mesmo sendo focado em resultados e lucros, aquilo que alcança é, em muitas vezes, superado pelos objetivos, lucros e benefícios que o líder consegue atingir.Mas que mágica é essa que o líder faz? Por que este personagem tão citado e elogiado consegue resultados melhores que o velho chefe?Não construímos nada sozinhos. Somos seres humanos, criados para viver em sociedade, nos agrupar e crescer em todos os níveis de nossa existência. Então, é esta a diferença básica entre o chefe e o líder: o chefe planeja, dá ordens e cobra os resultados que ele espera.Já o líder monta uma equipe com qualidades diversificadas, faz um planejamento em conjunto com a equipe, envolvendo-a desde o início do planejamento até a execução, delega tarefas e conduz a equipe para que seja traçado um plano de ação condizente com as qualidades do time, respeitando seus pontos de melhoria.Só essas qualidades seriam suficientes para entendermos porque é melhor liderar do que chefiar. Mas ainda existem mais qualidades e detalhes que demonstram como se transportar do nível de chefe para o alto nível do líder. Vamos ver?

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A visão da equipe

Para o chefe, não existe equipe, mas subordinados. Não importa quem são seus subordinados, qualquer peça pode ser facilmente substituída porque ele acredita que os resultados e lucros permanecerão. Esse modelo antiquado de chefia se preocupa mais com a jornada de trabalho do que com as condições de trabalho oferecidas dentro da empresa.O líder, ao contrário, tem em sua equipe os valores primordiais para o sucesso da empresa onde trabalha. A gestão de horas prioriza a produtividade acima do simples controle de presença. Isso porque o líder sabe que o fato de estarem presentes não garante a produtividade dos seus colaboradores, mas sim o seu comprometimento.O líder procura montar sua equipe, conhecer suas habilidades e pontos de melhoria. Usar as qualidades e aperfeiçoar os pontos de melhoria da equipe faz as coisas acontecerem. Esse é um ponto essencial para saber se um gestor é chefe ou líder.

Centralizar X Delegar

O centralizador age como se fosse insubstituível. Talvez pela incerteza de que, algum dia, alguém perceba ele não faz falta. Paradoxalmente, a estrutura construída pelo líder o sustenta e o projeta para cima. Liderar uma equipe, saber motivar, cobrar resultados, saber exatamente a quem delegar cada tarefa, são atribuições cada dia mais valorizadas no mundo corporativo.Como analogia, é fácil puxar um tapete, mas demanda muito tempo e esforço para derrubar um alicerce.

Velho X Novo

Os caminhos que nos trouxeram até aqui não nos levarão a lugares diferentes. O líder acredita nessa máxima e não tem resistência a sugestões, novas ideias, diferentes formas de realização de tarefas e projetos. Ele sabe que ninguém é dono da verdade, que duas cabeças pensam melhor que uma, e a forma de conduzir sua equipe permite maior participação e comprometimento dos liderados com o planejamento, os resultados, o líder e a empresa. O chefe se mantém preso ao passado e a práticas antigas.Recursos humanos são o grande patrimônio das organizações. Máquinas, equipamentos e sistemas somente executam aquilo que lhes foi ordenado, sem raciocínio ou questionamentos. Pessoas são capazes de buscar diferentes soluções e formas de realização. Pelo fato de entender esta diferença, o líder guia seu pessoal para a autogestão.As empresas que possuem inteligência em contratação buscam líderes e pessoas autogeridas, seja para cargos de liderança ou para investir no desenvolvimento de talentos, oferecendo oportunidades de carreira sustentável e perene com qualidade de vida no trabalho.Após alguns anos e estudos específicos, as organizações entenderam que, elevando o nível de relacionamento entre seus colaboradores, os resultados serão mais facilmente alcançados e superados.Então, o que você pretende ser, chefe ou líder? Deixe seu comentário!

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