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Intrapeneur: como motivar o espírito empreendedor dos colaboradores?

Intrapeneur: como motivar o espírito empreendedor dos colaboradores?

Gabriel Colombo

Empresas que buscam manter um diferencial competitivo no mercado devem estar dispostas a inovar. E a inovação é algo que nasce com grandes ideias. Se você se identifica com essa prática, precisamos conversar sobre o intrapeneur.

Quando um colaborador trabalha para buscar e propor novidades ao empregador, ele certamente está empenhado em promover melhorias contínuas ao negócio. Por isso, é importante dar liberdade e passar confiança para que os profissionais criem, testem e exponham as suas ideias e projetos. Dá uma olhada no texto que preparamos e entenda mais sobre o assunto.

O conceito intrapeneur

O termo intrapeneur é uma expressão francesa que significa empreendedor interno ou intraempreendedorismo. A prática visa conceder aos colaboradores a capacidade e liberdade de atuar como donos do negócio, contribuindo com novas ideias e desenvolvimento de produtos e serviços.

Muitas pessoas entendem o empreendedorismo como uma palavra que se relacionada apenas aos proprietários e diretores de uma determinada empresa. No entanto, o empreendedor interno está apto a buscar e encontrar soluções que melhorem os processos dentro da organização – sejam eles para o aumento da produtividade, criando novos serviços, sejam propondo a criação de novos produtos.

Como esses profissionais analisam cenários, criam ideias, inovam e buscam constantemente por novas alternativas para a organização, a prática promove diversos benefícios relacionados aos resultados do negócio, uma vez que novas propostas tendem a refletir em lucratividade e melhorias no posicionamento da marca.

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Dicas sobre como motivar o espírito empreendedor

Ficou interessado nos benefícios no intrapeneur? Então motive o espírito empreendedor dos seus colaboradores. Você pode fazer isso:

  • capacitando a equipe além das funções diárias;
  • identificando pessoas com perfil inovador;
  • integrando os profissionais em projetos especiais;
  • convidando palestrantes que possam trazer novas ideias;
  • investindo em brainstorms;
  • convidando os colaboradores para fazer parte dos processos criativos da organização.

É muito importante ter a consciência de que o intraempreendedorismo deve fazer parte da cultura da empresa. Ou seja, ele é mais do que uma simples estratégia, é um processo que reflete a missão, os valores e objetivos do negócio.

Quando os profissionais sabem que estão iniciando suas atividades em uma organização que valoriza suas ideias, a tendência é a formação de um time de alto desempenho e a retenção destes talentos.

Cases de sucesso

Grandes empresas aplicam o intrapeneur há um tempo considerável. Prova disso é que alguns produtos e serviços bastante populares foram originados a partir dessa cultura. Conheça 3 deles:

  1. o botão “like” do Facebook, em que a ideia original partiu de um programa interno de brainstorm;
  2. o Playstation, fruto do trabalho de um colaborador que resolveu desenvolver o aparelho por conta própria;
  3. Gmail, fruto de um projeto da Google que estimula a livre criação de ideias e ferramentas.

Que tal começar a pensar em alternativas para estimular e aplicar o intrapeneur na sua empresa o quanto antes? Em uma boa composição do quadro de colaboradores certamente você pode encontrar muitos profissionais capacitados para acrescentar ideias inovadoras aos processos já existentes ou inéditos.

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Até mais. 🙂

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