Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
lucro pontomais 2019

Indicadores de rentabilidade e lucratividade: tire suas dúvidas sobre o assunto!

Compartilhe nas redes sociais: 

É de suma importância identificar e acompanhar os indicadores de rentabilidade e lucratividade da empresa — já que, assim, é possível saber se o negócio é saudável ou se precisa de novos investimento para se manter ativo. A questão é: quais indicadores levantar?

São muitos os indícios que abordam esses critérios dentro de uma empresa, como o percentual de lucratividade, a taxa de liquidez e o nível de crescimento mensal. Ao acompanhá-los, você terá informações suficientes para agir estrategicamente.Pensando na importância do assunto, elaboramos este artigo. Com ele, você entenderá mais sobre os principais indicadores e como acompanhá-los na prática. Boa leitura! 

Qual a diferença entre rentabilidade e lucratividade?

 

Teste pontomais 2019

 Em primeiro lugar, vamos entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade.A rentabilidade indica o retorno do capital financeiro sobre o patrimônio líquido, isto é, o que os sócios investiram na empresa — ou, em outras palavras, quanto se ganhou para cada real investido. Seu cálculo é simples, confira:

A lucratividade, por sua vez, indica o ganho sobre o trabalho da empresa. Para identificar o lucro, é preciso deduzir todos os custos e despesas das entradas financeiras em determinado período. O cálculo desse percentual também é bastante simples, basta usar a seguinte fórmula:

Quanto maior o percentual de rentabilidade e de lucratividade, melhor para o negócio, para os sócios e para os próprios funcionários, pois indica crescimento e sucesso empresarial.

 

Quais outros indicadores de rentabilidade e lucratividade medir?

 Além dos indicadores já citados, existem outros que podem apontar um melhor desempenho financeiro da empresa, veja quais são:

  1. percentual de crescimento — relação entre a receita obtida em períodos diferentes;
  2. retorno sobre o investimento (ROI) — potencial de retorno de um investimento;
  3. índice de liquidez do negócio — relação entre ativos e passivos de curto prazo;
  4. margem de lucro dos produtos comercializados.

Esses indicadores devem ser levantados com recorrência dentro das empresas, já que, assim, será possível verificar o que tem dado certo e o que precisa de ajustes.

Como melhorar a lucratividade do negócio?

 Uma grande dúvida é: como melhorar a performance financeira? Há algumas maneiras de fazer isso, como reduzir custos que sobrecarregam o negócio. Afinal, quando existem custos muito elevados, a rentabilidade e a lucratividade são menores.Outra possibilidade é aumentar a eficiência operacional, isto é, produzir mais com a mesma base de recursos e custos. Quando a equipe é presente e está comprometida, a eficiência operacional tende a ser muito maior. Então, não deixe de contar com um software de controle de ponto online para monitorar a assiduidade dos funcionários, além de desenvolver outras ações para garantir o comprometimento.Por fim, para melhorar a rentabilidade e a lucratividade, é preciso ter bons planejamentos financeiro e estratégico. Para isso, estabeleça metas para o curto, o médio e o longo prazo, depois defina as maneiras pelas quais esses resultados serão atingidos.Como é possível observar, não é difícil levantar os indicadores de rentabilidade e lucratividade do negócio, basta ter os dados certos em mãos. Como resultado, você terá uma visão mais abrangente do negócio e poderá atuar de modo estratégico.Gostou do nosso artigo? Agora, aproveite a visita e conheça os principais indicadores de desempenho para o RH. Vamos lá!

Teste pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como fazer a gestão de dados e o controle de ponto dos colaboradores?

A gestão de dados auxilia ativamente na atuação estratégica do RH de uma empresa. Veja algumas dicas para alavancar seus resultados organizacionais!

Ler mais

Contrato verde amarelo

O Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Essa nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho.

Ler mais

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!