Voltar ao Blog
indicadores de desempenho para PME pontomais 2019

Indicadores de desempenho para PME: confira os 4 mais importantes

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Há diversos indicadores de desempenho para PME (Pequenas e Médias Empresas) que podem ser usados com facilidade. Eles garantem ao gestor uma visão mais sistêmica, isto é, completa do que está acontecendo, o que facilita a formulação de estratégias e a tomada de importantes decisões. Por essa razão, é essencial investir no tema!Para se ter ideia, 6 em cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos de atividade, e muitas apresentam fortes indícios de não monitorarem seus indicadores. Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre indicadores de desempenho para PME e ensinamos os principais. Portanto, continue a leitura do artigo!

Teste pontomais 2019

1. Satisfação do cliente

Toda pequena e média empresa tem dois principais objetivos: atrair e fidelizar bons clientes. Para isso, deve-se utilizar as mais diversas estratégias (por exemplo, a criação de equipes de alta performance). Então, mensurar a satisfação dos clientes é crucial.O indicador usado para isso chama-se NPS, um acrônimo de Net Promoter Score. Ele é calculado com base em uma pergunta, a chamada “pergunta definitiva”:“Em uma escala de 0 a 10, sendo 0 o menor e pior valor, o quanto recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar?”Todas as respostas de 0 a 6 representam clientes detratores; enquanto todas as respostas entre 9 a 10 clientes promotores, que amam a empresa. Para identificar a pontuação final, basta subtrair o percentual detratores do percentual de promotores.

2. Percentual de lucratividade

Outro fator estratégico a todo empreendimento é o lucro. Sem ele, é quase impossível se manter ativo, pagar as contas e recompensar adequadamente os colaboradores. Portanto, mensurar o atual percentual de lucratividade é essencial à empresa. Confira:Lucratividade (%) = lucro líquido / faturamento total x 100Uma dúvida comum é: qual o percentual ideal de lucro? Então, isso varia muito de empresa para empresa.No geral, quanto maior, melhor. Então, estabeleça metas SMART, visando o aumento do lucro, assim você terá um negócio mais saudável e competitivo.

3. Retorno Sobre o Investimento

Outro indicador de destaque é o ROI, um acrônimo de Return On Investment. Assim, o seu objetivo é calcular a rentabilidade de cada investimento, mensurando o retorno (geralmente financeiro) proporcionado à empresa. Para tanto, a fórmula é simples:ROI (%) = (retorno obtido – investimento feito) / investimento feito x 100Há muitas situações nas quais o ROI poderá ser utilizado, como para medir a eficácia de uma nova tecnologia ou de um programa de capacitação, comparando o faturamento antes e depois do investimento.

4. Desempenho dos colaboradores

Existem muitos indicadores ligados ao desempenho dos colaboradores e que são essenciais no dia a dia. Ao entendê-los, é possível criar melhores estratégias de gestão de pessoas, criar novos induzimentos e aprimorar o RH. Veja alguns dos principais:

Há fórmulas específicas para cada um desses indicadores, que demandam o levantamento de dados sobre o RH. No entanto, é cada vez mais producente contar com tecnologias de controle de ponto que realizam o monitoramento automático desses indicadores, facilitando e automatizando boa parte do trabalho.Agora está por dentro do assunto e entende os principais indicadores de desempenho para PME, certo? Lembre-se sempre de que contar com esses indicadores garante uma visão mais sistêmica, assim como a formulação de metas e estratégias bem-sucedidas.Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nosso sistema de ponto on-line. Ele otimiza toda a gestão do ponto e o levantamento de indicadores de RH. Até lá!

Teste pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Então, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui