Voltar ao Blog
imposto sindical pontomais 2019

Imposto sindical: entenda o que mudou com a reforma trabalhista

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

No Brasil, existem quatro tipos de contribuição que são destinados aos sindicatos: sindical, assistencial, confederativa e associativa. A Reforma Trabalhista — Lei 13.467/2017 — alterou as disposições referentes ao imposto sindical — mas não extinguiu a sua cobrança, já que esse papel cabe às leis complementares.Uma das alterações mais importantes foi o pagamento do imposto sindical, que tornou-se facultativo. Já as demais modalidades nunca tiveram caráter obrigatório para os trabalhadores que não têm vínculo com a classe profissional.Neste post, vamos ver o que é o imposto sindical, suas características e o que mudou, na sua essência, com a Reforma Trabalhista. Não perca!

O que é o imposto sindical?

O imposto sindical tem previsão no Art. 49 da Constituição Federal e no Art. 579 da Consolidação das Leis do Trabalho — CLT, e tem o caráter de tributo.Assim, o imposto sindical é um tributo devido pelos trabalhadores e empregadores que fazem parte de determinada categoria profissional ou econômica. Apesar de nem todo empregado ser filiado a um sindicato, todos são integrantes de uma classe que representa os seus interesses.

O que mudou com a Reforma Trabalhista

A cobrança do imposto sindical é feita por meio do recolhimento de uma guia específica, que é emitida pela Caixa Econômica Federal. Dessa forma, todo ano, no mês de abril, é descontado, da folha de pagamento do empregado, o valor equivalente a um dia de trabalho.Antes da entrada em vigor da Reforma Trabalhista, a contribuição sindical era obrigatória para todos os integrantes da relação trabalhista: empregados, empregadores, autônomos e liberais.A Reforma introduziu mudanças significativas no desconto salarial para o imposto sindical. Como dissemos, a partir de 2018, a cobrança da contribuição tornou-se optativa. Assim, o desconto sindical na folha de pagamento somente poderá ser efetuado se houver autorização por escrito do empregado.Vamos dar uma olhada na redação do Art. 579 da CLT, que diz o seguinte: “O desconto da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia e expressa dos que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria.”.Dessa maneira, a autorização deverá ser concedida de forma individual, por cada empregado, e diretamente para a empresa à qual está vinculado.

Teste pontomais 2019

Qual o destino do dinheiro arrecadado?

O valor arrecadado com o imposto sindical é distribuído entre sindicato, federações, confederações e centrais sindicais. Os recursos podem ser convertidos na prestação de serviços de assistência jurídica, médica e odontológica. E também, na realização de estudos econômicos pelo sindicato, conforme Art. 592 da CLT.Em alguns casos, o valor também pode ser destinado à “Conta Especial Emprego e Salário”, cujos recursos integram o Fundo de Amparo ao Trabalhador — Art. 589 da CLT. Nesse último caso, ela é chamada de “imposto parafiscal”, já que seu destino não são os cofres públicos.A contribuição permite as atividades sindicais e os projetos de proteção ao trabalhador. Dessa forma, garante o funcionamento das entidades de classe e categorias profissionais e a continuidade de benefícios como o Seguro-Desemprego.Podemos concluir que a grande alteração trazida pela Reforma foi a perda da compulsoriedade do imposto sindical. Assim, a cobrança está suspensa para aqueles que não manifestaram sua adesão ao imposto.Gostou do artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro dos principais assuntos e novidades!

Teste pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegurando de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui