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Imported item 390

Imported item 390
Publicado em
11/1/2030

As empresas já entenderam a importância dos indicadores para uma gestão estratégica, uma vez que são indispensáveis para a tomada de decisão assertiva. Na gestão de pessoas a situação não poderia ser diferente. Se bem utilizados podem definir o sucesso e crescimento do negócio.Assim como um termômetro ou painel de carro, os Key Perfomance Indicators (KPIs), ou Indicadores-chave de desempenho na tradução, servem para diagnosticar uma situação rapidamente e corrigir.Os indicadores de gestão de pessoas possibilitam acompanhar o absenteísmo, turnover, retorno sobre o investimento, frequência e muito mais. Permite uma visão ampla sobre as equipes. Abaixo listamos as principais métricas para um gerenciamento de capital humano eficiente:AbsenteísmoO absenteísmo é a ausência do trabalhador em seu posto de trabalho. Além das faltas, são considerados também fatores como atrasos, saídas antecipadas, e outros motivos que faça a pessoa não estar em seu trabalho durante o período de jornada.Para calcular o índice de absenteísmo em sua empresa, precisa primeiro entender qual a carga horária líquida total que deveria ser realizada. Desse modo, a fórmula ficaria a seguinte: nº de colaboradores x horas de trabalho por dia x total de dias trabalhados neste período.No final, divida o número de horas perdidas, pelo número de horas de trabalho que a sua equipe deveria executar, multiplique por 100 (para transformar em %) e pronto. Você obterá o percentual do absenteísmo em sua empresa.O valor de absenteísmo aponta a saúde organizacional. Números elevados mostram uma possível falta de qualidade no ambiente de trabalho, que impacta negativamente no clima organizacional. Por isso é importante os gestores estarem atentos a este número.TurnoverO turnover está relacionado à rotatividade dos colaboradores na empresa, ou seja, as entradas e saídas do quadro de colaboradores. Entre os fatores que devem ser avaliados estão a gestão de pessoas, clima organizacional, perfil da vaga, experiência e situação do mercado.Além dos custos com as rescisões, devem ser levadas em consideração também o tempo investido, como por exemplo, os treinamentos e finalização e abertura de processo seletivo. O alto giro de pessoas pode resultar na perda do aprendizado contínuo e o retorno de muitos processos para o estágio inicial.Para calcular o turnover, primeiro some a quantidade de colaboradores admitidos e demitidos e faça a divisão por dois para achar a média. Depois, faça a divisão deste resultado pelo número total de funcionários e multiplique por 100. Pronto, agora você já possui o valor percentual do turnover de sua empresa.Retorno sobre o investimento (ROI)Existem diversos investimentos que são realizados para a contratação de um novo membro para a equipe: equipamentos, treinamentos, licenças de software, entre outros. Como mensurar se valeu a pena?É neste momento que entra o ROI. Para calcular é bastante simples, basta subtrair o investimento realizado do valor de retorno que obteve e dividir o resultado pelo valor de investimento.Dessa maneira, é possível identificar o que realmente está sendo vantajoso na gestão de pessoas da empresa e priorizá-lo.Índice de reclamação trabalhistaPodemos dizer que entre os indicadores de gestão, esse é um dos mais alarmantes. Ainda mais no Brasil, um dos recordistas de ações trabalhistas no mundo. Esta taxa sinaliza problemas de gestão e possíveis desacordos com a legislação.Devem ser contabilizados casos de atrasos nos pagamentos, recolhimento do INSS, FGTS, entre outros motivos parecidos. Identificar a situação é o primeiro passo para corrigir e evitar ações trabalhistas.Tempo para produtividadeRevela qual é o tempo médio para um novo funcionário alcançar uma produtividade satisfatória, contabilizando desde o seu primeiro dia. Esse indicador é essencial para analisar a efetividade do programa de onboarding de sua empresa.Um outro aspecto que pode ser avaliado é a qualificação do seu processo de recrutamento, ou seja, se os perfis escolhidos realmente estão de acordo com as atividades que deverão ser desempenhadas.Folha de pontoO ponto dos colaboradores pode revelar não apenas um indicador importante, mas vários. Entre eles: horas extras, horas faltantes, banco de horas, escalas, entre outros. Esses números estão diretamente ligados à produtividade da equipe e ajudam a reduzir o percentual do índice acima.Assim, é possível o gestor visualizar a capacidade operacional da empresa, possíveis sobrecargas e as melhores alocações da mão de obra disponível. Equipes bem distribuídas e equilibradas terão um melhor desempenho e retenção, melhorando também os KPIs acima.Teste grátisSistemas de controle de ponto online possibilitam essa rápida análise com dados atualizados em tempo real em poucos cliques e um baixo custo. Entre os líderes de mercado de gestão de jornada está a Pontomais.Se sua empresa está buscando uma solução para automatizar as rotinas do dia a dia de RH para ter mais tempo de ser estratégico e analisar os indicadores de gestão de pessoas, podem testar a Pontomais por 14 dias grátis clicando aqui.

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