Onboarding de funcionários: o que é e qual sua importância?

Onboarding de funcionários: o que é e qual sua importância?

O setor de RH tem uma série de ações estratégicas e essenciais para o funcionamento da empresa. O recrutamento e a seleção, por exemplo, garantem que as pessoas certas façam parte do trabalho. Mas uma das suas principais funções é o onboarding de funcionários.Sempre que um novo profissional é contratado, ele precisa ser integrado ao local de trabalho. Caso não se sinta parte do time, certamente, não renderá o que poderia e ainda poderá deixar a empresa de maneira precoce, resultando no crescimento do turnover.Para que isso não aconteça, nos tópicos seguintes, vamos explicar o que é onboarding de funcionários e qual a sua importância para a empresa. Então, continue a leitura atentamente!

O que é onboarding de funcionários?

O termo onboarding vem do inglês e significa “a bordo”. Na gestão de RH, faz referência ao processo de integração de novos colaboradores — colocando-os a bordo do navio, isto é, do empreendimento. É importante que todo gestor saiba fazer o onboarding de funcionários.Veja que, quando um novo talento é contratado, ele sabe muito pouco sobre a empresa e talvez nada acerca da cultura no local de trabalho. Esse desconhecimento pode impedir que seu trabalho seja bem-feito, prejudicando ele próprio, a equipe e todo o estabelecimento.Também é possível fazer o onboarding de funcionários que foram realocados de cargo ou transferidos, por exemplo, para uma filial em outro estado. Esses profissionais precisam se ajustar, pois conviverão com novos colegas de trabalho e talvez até com uma nova cultura.Não há um passo a passo específico para a integração. Alguns profissionais de RH podem começar apresentando a história da empresa, enquanto outros preferem fazer um tour pelas instalações do negócio. Portanto, é preciso estudar o que mais funciona em seu trabalho.

checklist admissao 2019

Qual a importância do onboarding de funcionários?

Existem muitos fatores que justificam o onboarding. Adiante, você entenderá como esse processo gera vantagens à empresa, aos times de trabalho e ao recém-contratado.

Permite a aproximação dos funcionários

O primeiro benefício — e objetivo central do onboarding — é a aproximação dos novos funcionários. Quando alguém entra na empresa, é comum que se sinta deslocado. São novas pessoas e rotinas de trabalho. Adaptar-se naturalmente pode demorar bastante tempo.Nesse sentido, o onboarding funciona como um mecanismo que permite uma adaptação mais rápida e precisa. Após a integração, o novo funcionário deve se sentir parte do negócio e vestir a camisa da empresa; e seus colegas de trabalho devem vê-lo como parte do time.

Aumenta a produtividade diária

Parafraseando Idalberto Chiavenato, toda empresa é formada por pessoas, com pessoas e para pessoas. Se uma dessas pessoas se sente deslocada do sistema, isto é, da organização, é muito provável que o trabalho não funcione adequadamente e que se perca produtividade.Por outro lado, se as pessoas entendem seu papel no sistema e realizam-no com qualidade, que é o que acontece quando a integração é bem-feita, o nível de produtividade tende a ser maior. Em vista disso, o onboarding está diretamente ligado ao melhor desempenho diário.

Otimiza o retorno sobre o investimento

Porém, uma coisa é certa: ao contratar alguém, espera-se que esse profissional gere retorno sobre o investimento que foi feito em sua aquisição. É por isso que muitas empresas medem o faturamento ou o lucro por funcionário. Quanto maior o retorno obtido, melhor.Entretanto, quando o funcionário não se sente parte do time ou não consegue produzir em sua plenitude, seu retorno (tanto em termos financeiros quanto em termos produtivos) é inferior. Ao integrá-lo, fazendo-o se sentir desprendido para o trabalho, suas entregas serão maiores.

Fortalece as equipes de trabalho

Existe uma grande diferença entre grupo e equipe. O grupo diz respeito a um conjunto de pessoas em um mesmo lugar, mas que dificilmente contam com o mesmo propósito e atuam com alinhamento. A equipe, por sua vez, preenche os dois quesitos.A única maneira de transformar os grupos de trabalho em verdadeiras equipes, capazes de entregar resultados satisfatórios, é por meio do processo de onboarding. Os empregados, em especial os recém-contratados, devem se sentir cada vez mais próximos, como um time.

Reduz o número de erros e acidentes

Novos colaboradores, em especial aqueles que têm pouca experiência de trabalho, tendem a errar mais. Quando não há um processo de onboarding bem estabelecido, com alguém capaz de ajudá-los nos primeiros passos, os erros são cometidos com maior frequência.Por outro lado, o processo de onboarding garante o aprendizado mais rápido e acertado do novo profissional, permitindo que ele não cometa os erros que, antes, seriam cometidos. Isso gera vantagens à empresa e ao talento, que se sente seguro para realizar as tarefas diárias.

Qual a relevância do RH no processo de onboarding?

O onboarding deve ser entendido com um processo de responsabilidade compartilhada. Muitos profissionais são responsáveis pela correta integração, em especial os superiores imediatos e os membros da mesma equipe. No entanto, o setor de RH é o maior responsável.Cabe ao RH desenhar todo o onboarding e, depois, iniciar a execução e avaliar os resultados alcançados. Isso envolve dois blocos de trabalho — um mais estratégico e outro mais burocrático.O primeiro, estratégico, envolve a apresentação da filosofia de trabalho, da estratégia da empresa, da alta administração, dos objetivos e assim por diante. Também diz respeito à definição de metas e a responsabilidades para o novo empregado, no intuito de aproveitá-lo ao máximo.Já o bloco mais burocrático, por sua vez, envolve tarefas essenciais para sustentar a relação empregado-empregador e que precisam ser executadas na integração — o cadastramento do novo empregado, a fixação da jornada de trabalho, a explicação sobre banco de horas, férias etc.Quando todas essas tarefas são bem planejadas e executadas, o onboarding acontece com qualidade. Visto de cima, a responsabilidade é compartilhada. Visto de perto, é do RH.

teste grátis 14 dias

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para planejar a integração dos seus funcionários. Tudo, em especial as tarefas mais burocráticas, que alicerçam o onboarding, deve acontecer com alta qualidade. Isso também depende de tecnologias que simplifiquem todo o processo, como relógios de ponto eletrônico e bons sistemas gerenciais, então, aproveite para usá-las.Agora que entende mais sobre onboarding de funcionários, aproveite para entrar em contato conosco e conferir as soluções que separamos especialmente para você. Vamos lá!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 9.000 empresas e 180.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Saiba como tornar o seu RH mais estratégico através de metodologias de pesquisa.

Ler mais
Desoneração da Folha de Pagamento

Desoneração da Folha de Pagamento

Saiba tudo sobre esse método de contribuição previdenciária que pode representar uma grande economia no orçamento da organização.

Ler mais
Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Conheça as diferenças e semelhanças entre essas modalidades de jornada e saiba as regras da legislação trabalhista para cada uma delas!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui