Voltar ao Blog
onboarding de funcionários

Onboarding de funcionários: o que é e qual sua importância?

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

O setor de RH tem uma série de ações estratégicas e essenciais para o funcionamento da empresa. O recrutamento e a seleção, por exemplo, garantem que as pessoas certas façam parte do trabalho. Mas uma das suas principais funções é o onboarding de funcionários.Sempre que um novo profissional é contratado, ele precisa ser integrado ao local de trabalho. Caso não se sinta parte do time, certamente, não renderá o que poderia e ainda poderá deixar a empresa de maneira precoce, resultando no crescimento do turnover.Para que isso não aconteça, nos tópicos seguintes, vamos explicar o que é onboarding de funcionários e qual a sua importância para a empresa. Então, continue a leitura atentamente!

O que é onboarding de funcionários?

O termo onboarding vem do inglês e significa “a bordo”. Na gestão de RH, faz referência ao processo de integração de novos colaboradores — colocando-os a bordo do navio, isto é, do empreendimento. É importante que todo gestor saiba fazer o onboarding de funcionários.Veja que, quando um novo talento é contratado, ele sabe muito pouco sobre a empresa e talvez nada acerca da cultura no local de trabalho. Esse desconhecimento pode impedir que seu trabalho seja bem-feito, prejudicando ele próprio, a equipe e todo o estabelecimento.Também é possível fazer o onboarding de funcionários que foram realocados de cargo ou transferidos, por exemplo, para uma filial em outro estado. Esses profissionais precisam se ajustar, pois conviverão com novos colegas de trabalho e talvez até com uma nova cultura.Não há um passo a passo específico para a integração. Alguns profissionais de RH podem começar apresentando a história da empresa, enquanto outros preferem fazer um tour pelas instalações do negócio. Portanto, é preciso estudar o que mais funciona em seu trabalho.

checklist admissao 2019

Qual a importância do onboarding de funcionários?

Existem muitos fatores que justificam o onboarding. Adiante, você entenderá como esse processo gera vantagens à empresa, aos times de trabalho e ao recém-contratado.

Permite a aproximação dos funcionários

O primeiro benefício — e objetivo central do onboarding — é a aproximação dos novos funcionários. Quando alguém entra na empresa, é comum que se sinta deslocado. São novas pessoas e rotinas de trabalho. Adaptar-se naturalmente pode demorar bastante tempo.Nesse sentido, o onboarding funciona como um mecanismo que permite uma adaptação mais rápida e precisa. Após a integração, o novo funcionário deve se sentir parte do negócio e vestir a camisa da empresa; e seus colegas de trabalho devem vê-lo como parte do time.

Aumenta a produtividade diária

Parafraseando Idalberto Chiavenato, toda empresa é formada por pessoas, com pessoas e para pessoas. Se uma dessas pessoas se sente deslocada do sistema, isto é, da organização, é muito provável que o trabalho não funcione adequadamente e que se perca produtividade.Por outro lado, se as pessoas entendem seu papel no sistema e realizam-no com qualidade, que é o que acontece quando a integração é bem-feita, o nível de produtividade tende a ser maior. Em vista disso, o onboarding está diretamente ligado ao melhor desempenho diário.

Otimiza o retorno sobre o investimento

Porém, uma coisa é certa: ao contratar alguém, espera-se que esse profissional gere retorno sobre o investimento que foi feito em sua aquisição. É por isso que muitas empresas medem o faturamento ou o lucro por funcionário. Quanto maior o retorno obtido, melhor.Entretanto, quando o funcionário não se sente parte do time ou não consegue produzir em sua plenitude, seu retorno (tanto em termos financeiros quanto em termos produtivos) é inferior. Ao integrá-lo, fazendo-o se sentir desprendido para o trabalho, suas entregas serão maiores.

Fortalece as equipes de trabalho

Existe uma grande diferença entre grupo e equipe. O grupo diz respeito a um conjunto de pessoas em um mesmo lugar, mas que dificilmente contam com o mesmo propósito e atuam com alinhamento. A equipe, por sua vez, preenche os dois quesitos.A única maneira de transformar os grupos de trabalho em verdadeiras equipes, capazes de entregar resultados satisfatórios, é por meio do processo de onboarding. Os empregados, em especial os recém-contratados, devem se sentir cada vez mais próximos, como um time.

Reduz o número de erros e acidentes

Novos colaboradores, em especial aqueles que têm pouca experiência de trabalho, tendem a errar mais. Quando não há um processo de onboarding bem estabelecido, com alguém capaz de ajudá-los nos primeiros passos, os erros são cometidos com maior frequência.Por outro lado, o processo de onboarding garante o aprendizado mais rápido e acertado do novo profissional, permitindo que ele não cometa os erros que, antes, seriam cometidos. Isso gera vantagens à empresa e ao talento, que se sente seguro para realizar as tarefas diárias.

Qual a relevância do RH no processo de onboarding?

O onboarding deve ser entendido com um processo de responsabilidade compartilhada. Muitos profissionais são responsáveis pela correta integração, em especial os superiores imediatos e os membros da mesma equipe. No entanto, o setor de RH é o maior responsável.Cabe ao RH desenhar todo o onboarding e, depois, iniciar a execução e avaliar os resultados alcançados. Isso envolve dois blocos de trabalho — um mais estratégico e outro mais burocrático.O primeiro, estratégico, envolve a apresentação da filosofia de trabalho, da estratégia da empresa, da alta administração, dos objetivos e assim por diante. Também diz respeito à definição de metas e a responsabilidades para o novo empregado, no intuito de aproveitá-lo ao máximo.Já o bloco mais burocrático, por sua vez, envolve tarefas essenciais para sustentar a relação empregado-empregador e que precisam ser executadas na integração — o cadastramento do novo empregado, a fixação da jornada de trabalho, a explicação sobre banco de horas, férias etc.Quando todas essas tarefas são bem planejadas e executadas, o onboarding acontece com qualidade. Visto de cima, a responsabilidade é compartilhada. Visto de perto, é do RH.

teste grátis 14 dias

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para planejar a integração dos seus funcionários. Tudo, em especial as tarefas mais burocráticas, que alicerçam o onboarding, deve acontecer com alta qualidade. Isso também depende de tecnologias que simplifiquem todo o processo, como relógios de ponto eletrônico e bons sistemas gerenciais, então, aproveite para usá-las.Agora que entende mais sobre onboarding de funcionários, aproveite para entrar em contato conosco e conferir as soluções que separamos especialmente para você. Vamos lá!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 9.000 empresas e 180.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...