Voltar ao Blog
homem olhando para o relogio - horas extras - pontomais

Horas extras indevidas: Como lidar?

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Como lidar com as horas extras indevidas?

O que determina a Constituição Federal?

  • A jornada de trabalho não pode ultrapasse 44 horas semanais;
  • A CLT complementa essa determinação prevendo que um colaborador possa realizar, no máximo, 2 horas de trabalho extraordinário por dia;
  • Extrapolar essa quantidade pode resultar nas chamadas horas extras indevidas.

Além da garantia da lei, os limites devem constar em acordo por escrito, documentado e assinado por contratante e contratado. Algumas funções também estão proibidas de realizar jornada extra, como aquelas em que há atividades externas sem a fixação de horários, bastante comum no caso de vendedores externos.Continue a leitura, entenda como controlar o trabalho extraordinário e evite problemas e processos futuros!

O que diz a lei

Para lidar com as horas extras indevidas, primeiramente é preciso conhecer o que diz a lei a respeito das horas extras. A jornada de trabalho deve ser de 8 horas diárias ou 44 horas semanais. O tempo que excede esse limite já é considerado trabalho extraordinário.No entanto, regimes de jornada diárias de 6 horas, que totalizam 36 horas semanais — como no caso dos bancários — consideram trabalho extraordinário o tempo laborado além da 6ª hora diária.

Planilha de cálculo de Hora extra Pontomais

A criação de uma política de horas extras

Em um primeiro momento, a hora extra é vista como algo bom. Os trabalhadores entendem o trabalho extraordinário como um acréscimo na remuneração, enquanto as empresas enxergam uma maior produtividade. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados.O excesso de horas extras podem resultar em um desequilíbrio nas finanças e na baixa qualidade de vida dos trabalhadores. Sem a preservação do bem-estar do time, é quase impossível atingir os níveis produtivos necessários para gerar resultados positivos.Por isso, recomenda-se que as empresas:

  • Apliquem uma política de horas extras;
  • Limitem a quantidade de trabalho extraordinário por dia;
  • Estabeleça o banco de horas (verificar convenção ou acordo coletivo);
  • Faça um monitoramento efetivo da jornada de trabalho por meio do controle de ponto;
  • Verifique horários de entrada, saída e intervalos dos colaboradores.

Os cuidados com os excessos de horas extras

As horas extras indevidas podem gerar muita dor de cabeça para a empresa, já que não basta apenas pagá-las corretamente. Ao apresentar um certo excesso de trabalho extraordinário, o colaborador pode entrar com uma ação trabalhista contra o empregador.A Justiça, então, pode considerar que a organização está lesando o direito de personalidade desse trabalhador e interferindo na sua vida pessoal e social.Ou seja, não basta apenas cumprir com a parte financeira. É preciso se certificar de que Acordos e Convenções Coletivas, políticas de banco de horas e demais ações pertinentes a jornada de trabalho estejam embasadas corretamente na legislação, além de bem documentadas.Adotar tecnologias avançadas para automatizar e otimizar a gestão do controle de ponto é uma ótima forma de se prevenir dos problemas causados pelas horas extras indevidas. Como esse monitoramento pode ser feito em tempo real, é possível que a empresa solicite aos colaboradores que façam a compensação seu banco de horas o quanto antes, protegendo seus recursos financeiros e a qualidade de vida do trabalhador.

Quer uma demonstração de 15 minutos do sistema que economiza 50% do seu tempo em rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos? Clique no botão abaixo e um dos nossos consultores entra em contato com você:

meligue-pontomais-2018

Entre em contato com a Pontomais agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a fazer um trabalho mais seguro em relação às horas extras!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Controle de Ponto e Gestão de Jornada Pontomais

Leia também:https://pontomais.com.br/blog/controle-de-banco-de-horas/

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...