Voltar ao Blog
homem olhando para o relogio - horas extras - pontomais

Horas extras indevidas: Como lidar?

Como lidar com as horas extras indevidas?

O que determina a Constituição Federal?

  • A jornada de trabalho não pode ultrapasse 44 horas semanais;
  • A CLT complementa essa determinação prevendo que um colaborador possa realizar, no máximo, 2 horas de trabalho extraordinário por dia;
  • Extrapolar essa quantidade pode resultar nas chamadas horas extras indevidas.

Além da garantia da lei, os limites devem constar em acordo por escrito, documentado e assinado por contratante e contratado. Algumas funções também estão proibidas de realizar jornada extra, como aquelas em que há atividades externas sem a fixação de horários, bastante comum no caso de vendedores externos.Continue a leitura, entenda como controlar o trabalho extraordinário e evite problemas e processos futuros!

O que diz a lei

Para lidar com as horas extras indevidas, primeiramente é preciso conhecer o que diz a lei a respeito das horas extras. A jornada de trabalho deve ser de 8 horas diárias ou 44 horas semanais. O tempo que excede esse limite já é considerado trabalho extraordinário.No entanto, regimes de jornada diárias de 6 horas, que totalizam 36 horas semanais — como no caso dos bancários — consideram trabalho extraordinário o tempo laborado além da 6ª hora diária.

Planilha de cálculo de Hora extra Pontomais

A criação de uma política de horas extras

Em um primeiro momento, a hora extra é vista como algo bom. Os trabalhadores entendem o trabalho extraordinário como um acréscimo na remuneração, enquanto as empresas enxergam uma maior produtividade. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados.O excesso de horas extras podem resultar em um desequilíbrio nas finanças e na baixa qualidade de vida dos trabalhadores. Sem a preservação do bem-estar do time, é quase impossível atingir os níveis produtivos necessários para gerar resultados positivos.Por isso, recomenda-se que as empresas:

  • Apliquem uma política de horas extras;
  • Limitem a quantidade de trabalho extraordinário por dia;
  • Estabeleça o banco de horas (verificar convenção ou acordo coletivo);
  • Faça um monitoramento efetivo da jornada de trabalho por meio do controle de ponto;
  • Verifique horários de entrada, saída e intervalos dos colaboradores.

Os cuidados com os excessos de horas extras

As horas extras indevidas podem gerar muita dor de cabeça para a empresa, já que não basta apenas pagá-las corretamente. Ao apresentar um certo excesso de trabalho extraordinário, o colaborador pode entrar com uma ação trabalhista contra o empregador.A Justiça, então, pode considerar que a organização está lesando o direito de personalidade desse trabalhador e interferindo na sua vida pessoal e social.Ou seja, não basta apenas cumprir com a parte financeira. É preciso se certificar de que Acordos e Convenções Coletivas, políticas de banco de horas e demais ações pertinentes a jornada de trabalho estejam embasadas corretamente na legislação, além de bem documentadas.Adotar tecnologias avançadas para automatizar e otimizar a gestão do controle de ponto é uma ótima forma de se prevenir dos problemas causados pelas horas extras indevidas. Como esse monitoramento pode ser feito em tempo real, é possível que a empresa solicite aos colaboradores que façam a compensação seu banco de horas o quanto antes, protegendo seus recursos financeiros e a qualidade de vida do trabalhador.

Quer uma demonstração de 15 minutos do sistema que economiza 50% do seu tempo em rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos? Clique no botão abaixo e um dos nossos consultores entra em contato com você:

meligue-pontomais-2018

Entre em contato com a Pontomais agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a fazer um trabalho mais seguro em relação às horas extras!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 7.500 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegura que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Controle de Ponto e Gestão de Jornada Pontomais

Leia também:https://pontomais.com.br/blog/controle-de-banco-de-horas/

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!