Como manter sua empresa produtiva em Greves Gerais e afins

Como manter sua empresa produtiva em Greves Gerais e afins
Atualizado em: 13/06/2019.

O que fazer com os funcionários em caso de greve geral?

O home office pode ser a solução perfeita para a sua empresa estar preparada para imprevistos como esse e não comprometer a produtividade. Confira as vantagens, a relação de trabalho e como fazer o controle de jornada.

Desde o início desta quarta-feira (12) a notícia que ocorrerá uma greve geral na sexta-feira (14) tem preocupado os empreendedores de diversos locais do país. A grande preocupação é como não comprometer a produtividade da empresa sem diversos serviços em funcionamento.

De acordo com as notícias recentes divulgadas sobre o assunto, entre as categorias confirmadas estão a polícia militar e civil, bombeiros e agentes penitenciários.Então como manter o colaborador trabalhando sem comprometer a sua segurança? Lembrando que problemas no trajeto do colaborador até o escritório também entram como CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Diversas empresas já encontraram uma alternativa definitiva para o deslocamento se tornar uma solução, e não um problema, o home office. Abaixo a gente te mostra como fazer a gestão correta da sua equipe em Home Office para não perder a produtividade de sua empresa em imprevistos como este.

 

Vantagens do home office

Formato moderno de relação de trabalho, o home office garante uma série de benefícios. Isso, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Por exemplo, como mais produtividade, menos custos e melhor qualidade de vida.Porém, sua implantação requer alguns cuidados, não apenas para garantir estes benefícios, mas também para evitar contratempos futuros — inclusive com questões legais e trabalhistas. É preciso definir limites de home office no momento de implementá-lo.Para muitos analistas, o home office é um caminho sem volta. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Citrix em 19 países, até 2020, 90% das empresas oferecerão algum tipo de atividade remota aos seus colaboradores.Estas organizações buscam uma série de benefícios que esta nova modalidade de trabalho oferece. Além da redução de custos, o home office resulta em mais produtividade. Também é uma forma de atrair novos talentos, já afeitos a este modelo de atuação à distância.Para o colaborador, atuar de casa — ou do lugar onde desejar — representa mais qualidade de vida, o que também gera resultados mais produtivos e criativos.Mas, a liberdade que o home office garante a empresas e colaboradores, não significa que a relação entre ambos sofre algum tipo de alteração. Todos os direitos e deveres trabalhistas precisam ser respeitadas, seja o trabalho presencial ou remoto.

Baixar pontomais 2019

Relações de trabalho mantidas

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi alterada em 2011 de forma a eliminar qualquer diferenciação entre o trabalho feito no escritório da empresa ou à distância. Então, ficam mantidas a obrigatoriedade do registro do trabalhador na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e garantidos direitos como férias, 13º salário, aviso prévios, entre outros. 

Controle da jornada

Entre os direitos garantidos aos colaboradores que atuam em home office está o pagamento de horas extras. Como trabalhadores internos, casos que excederem a jornada regular de 8 horas diárias ou 44 horas semanais, recebem hora extra.A grande dúvida, neste item em particular, diz respeito à forma como será comprovada a jornada executada. Uma alternativa que tem sido experimentada pelas empresas é utilizar os registros e controles do computador para isso. Em muitos casos, o acesso remoto ao sistema da empresa cumpre esta função.O essencial, aqui, é que os gestores tenham claro esta definição quanto à carga horária. Inclusive estabelecendo limites para o contato telefônico, ou por e-mail, com o colaborador que atua a distância. Limitar este relacionamento ao horário do expediente vigente na empresa é uma proteção contra eventuais demandas trabalhistas.Essa é uma forma segura de aproveitar ao máximo os benefícios que o trabalho a distância pode oferecer, além de entendê-lo como parte da estrutura da organização.Os limites de home office devem servir para aproximá-lo da cultura e das rotinas da empresa, com ganho de produtividade e satisfação dos colaboradores. Deseja receber mais informações para melhorar a gestão e recursos humanos na empresa? Então assine nossa newsletter e seja um expert em RH!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 8.000 empresas e 150.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Teste gratis pontomais 2019

Quer uma demonstração de 15 minutos do sistema que economiza 50% do seu tempo em rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos? Clique no botão abaixo e um dos nossos consultores entra em contato com você:

meligue-pontomais-2018

Leia também:https://pontomais.com.br/blog/sistema-de-ponto-eletronico/

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(