Voltar ao Blog
gestão por competência

Veja como fazer a gestão por competência em uma empresa

Silvana Fernandes

A gestão por competência é de responsabilidade do setor de Recursos Humanos e busca soluções para questões que envolvem as habilidades da equipe. Nesse sentido, um gerenciamento eficiente das competências é capaz de levar às organizações importantes diferenciais competitivos, a medida em que consegue colocar a pessoa certa no lugar certo.

Quando a gestão de RH ignora a importância dessa gestão, corre o risco de manter colaboradores pouco produtivos e que dificilmente conseguirão contribuir com o desenvolvimento da organização.

Neste post, você confere como fazer a gestão por competência em sua empresa. Acompanhe!

O que é gestão por competência e qual a sua importância para a organização?

Utilizando padrões mensuráveis e avaliações de competências, os profissionais do RH observam as competências dos colaboradores de acordo com as funções desempenhadas.

São analisadas as aptidões e habilidades desses colaboradores, a fim de verificar se o desempenho está sendo satisfatório ou se existe alguma ação que deva ser tomada para alinhar as competências necessárias para a função.

Dessa forma, os profissionais podem ser aproveitados da melhor forma e, como consequência, a empresa tem mais resultados.

Podemos destacar como benefícios da gestão por competência:

  • produtividade;
  • motivação;
  • adequação de funcionários a cargos;
  • clientes mais satisfeitos;
  • maior rentabilidade para o negócio.

Agora que você já sabe o que é gestão por competência, veja como fazer no seu negócio.

Como fazer a gestão por competência?

Existem alguns passos básicos para fazer a gestão por competência na sua empresa. Acompanhe!

Mapeie as competências

Mapeie as competências de cada cargo. Dessa forma, será possível observar e adequar os colaboradores às exigências das funções.

Avalie os resultados

Com o mapeamento de competências em mãos, faça a avaliação dos profissionais e verifique se eles possuem as habilidades e responsabilidades exigidas para a função.

O ideal é que essa avaliação seja feita antes do preenchimento do cargo. Para isso, analise a experiência do candidato e suas competências técnicas e comportamentais.

Ofereça treinamentos para desenvolver as competências escassas

É possível que, por meio da aplicação da avaliação por competência, alguns gaps de formação sejam identificados, assim como sejam percebidos colaboradores abaixo do nível de exigência da função.

Quando isso acontece, é preciso investir em capacitação. Essa é uma maneira de reconhecer o valor do funcionário (aumentando o engajamento dele) e também proporcionar o desenvolvimento desse profissional e da empresa.

É essencial fazer o cruzamento de competências existentes com aquelas necessárias para realizar:

  • realocação de cargos;
  • promoção;
  • definição para futuras competências.
eBook Indicadores de Desempenho

Garanta bons feedbacks

É preciso informar aos colaboradores sobre o resultado da avaliação por competência e dar a eles a oportunidade de se qualificarem. A empresa pode oferecer o treinamento ou eles podem procurar o aperfeiçoamento por conta própria.

É preciso estabelecer uma comunicação clara e profissional, a fim de manter a motivação em alta e conquistar o comprometimento do profissional.

Desligue profissionais menos adaptados

Após o diagnóstico, feedback e monitoramento das ações, se o colaborador não buscar se desenvolver, será preciso considerar o desligamento dele e a contratação de profissionais mais aptos para a função.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!