Gestão de RH: 5 dicas para fazer a descentralização

Gestão de RH: 5 dicas para fazer a descentralização

Existem dois modelos de gestão de Recursos Humanos: centralizado e descentralizado. A gestão de RH centralizada detém mais domínio sobre o controle das atividades, pois tem processos padronizados, uniformidade na comunicação e menos duplicidade nas tarefas. Já a gestão descentralizada oferece mais autonomia aos funcionários, agilidade na tomada de decisão, precisão em suas ações e redução na quantidade de erros.Entre esses dois modelos de gestão de RH, o descentralizado oferece mais benefícios. Ele cria um ambiente mais propício à inovação, bem como uma gestão mais focada em planejamento e resultados. Desse modo, você adquire melhores condições para visualizar o negócio e entender como o RH pode ser um setor mais estratégico — principalmente no que diz respeito à valorização e ao desenvolvimento de competências.Continue a leitura e saiba como fazer a descentralização do RH em 5 dicas.

1. Adote uma solução tecnológica para capturar dados

As melhores decisões são tomadas a partir de fatos concretos, assim, adote uma solução tecnológicaque permita a captura de dados das rotinas básicas de administração de pessoal. Algumas delas, como o ponto, produzem um alto volume de dados, que podem ser disponibilizados para as lideranças (chefes de equipe, supervisores e gerentes). Isso torna a tomada de decisão mais fácil e embasada.Um supervisor pode acompanhar de perto o horário de trabalho dos seus funcionários. Portanto, a proximidade no dia a dia evita dissabores, como o desconto indevido, pois o ponto pode ser corrigido mais rapidamente caso ocorra uma eventualidade.

2. Evite o retrabalho na gestão de RH

Outra medida que pode ser tomada para descentralizar a gestão de RH é a adoção de mecanismos que evitem o retrabalho. Dessa forma, incluímos o recebimento de e-mails com as mais diversas solicitações, relatórios de divergências feitos à mão, fichas e formulários preenchidos em Excel e a folha de ponto não digitalizada. Todas essas ações promovem o retrabalho da área de Recursos Humanos.A padronização dos processos por meio de uma ferramenta tecnológica torna a rotina do RH mais ágil e organizada, além de oferecer dados confiáveis para se basear. Eles servem tanto ao RH quanto às lideranças, incluindo a sua.

Teste gratis pontomais 2019

3. Reduza o tempo de atendimento do RH nas tarefas com baixo valor agregado

Tempo é dinheiro, não é verdade? Portanto, faça com que isso se torne o mantra da área de Recursos Humanos. A adoção de um sistema colabora com esse direcionamento. Existe uma diferença entre ligar para o RH para solicitar uma consulta de informações e checá-las em um sistema para, caso haja necessidade, pedir um apoio da gestão de Recursos Humanos. Isso economiza tempo e dinheiro.Em vez de ter os funcionários no RH dedicados às tarefas com baixo valor agregado, como a consulta do período de férias de um funcionário, faça com que eles sejam mais analíticos e colaborem com a estratégia dos negócios.

4. Descentralize as tomadas de decisão

Essa ação não se trata de uma transferência de responsabilidades. Os líderes de equipes devem ter certa autonomia no que tange ao controle dos próprios funcionários. São eles que acompanham de perto o dia a dia de cada profissional. Dessa forma, algumas decisões podem ser tomadas por eles, como o corte do ponto ou a definição do período de férias dos trabalhadores.Ao RH, cabe a consolidar e executar decisões como essas. Isso torna a rotina de todos ainda mais transparente, pois oferece autonomia para quem precisa.

5. Integre a gestão de pessoas

Quando são tomadas as ações para descentralizar a administração do RH, isso promove uma integração da gestão de pessoas. Algo extremamente necessário para o sucesso dos negócios. Os líderes de equipe passam a conviver mais com os seus liderados, criando um clima organizacional mais humano e agradável. Desse modo, talentos são retidos.Gerenciar pessoas não é função apenas da gestão de RH. Todos os funcionários que ocupam postos de liderança devem colaborar, cuidando de suas respectivas equipes. É desse modo que o espírito de equipe é fortalecido, e as pessoas passam a trabalhar cada vez mais motivadas.Falando em motivação, aproveite para ler esse outro artigo sobre as vantagens e desvantagens do home office. Será que vale a pena aderir?

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Saiba como tornar o seu RH mais estratégico através de metodologias de pesquisa.

Ler mais
Desoneração da Folha de Pagamento

Desoneração da Folha de Pagamento

Saiba tudo sobre esse método de contribuição previdenciária que pode representar uma grande economia no orçamento da organização.

Ler mais
Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Conheça as diferenças e semelhanças entre essas modalidades de jornada e saiba as regras da legislação trabalhista para cada uma delas!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui