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Qual o Papel da Gestão de RH em Epidemias e Pandemias como o Coronavírus?

Silvana Fernandes
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O novo coronavírus, COVID-19, é um tipo de gripe identificado pela primeira vez na década de 1960, quando era conhecido somente por coronavírus, ou CoV. Em 2019, sofreu uma mutação e está se espalhando pelo mundo afora, configurando o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma Pandemia. Dentro deste cenário global, como a gestão de RH deve se posicionar?

De acordo com Hendrik Machado, CEO aqui da Pontomais, cabe à gestão de RH estar preparada em casos de Epidemias e Pandemias. "Esses casos trazem à luz a importância de uma equipe de Recursos Humanos que se mantém atualizada para resolver as demandas do seu time", comenta.

A prioridade da gestão de RH sempre deve ser com relação ao bem estar dos colaboradores. Epidemias podem criar um ambiente de preocupação e ansiedade, então o mais importante é manter seus funcionários tranquilos e seguros.

A melhor maneira de lidar com situações alarmantes é buscar respostas antes que a situação aperte. Algumas perguntas podem ser feitas e respondidas antes de elaborar uma estratégia de prevenção:

1. Quais são os meus funcionários-chave? Ou seja, aqueles que dominam competências de diversas áreas da empresa que podem influenciar no resultado do negócio?

2. Os meus funcionários podem trabalhar em home office?

3. Tenho estrutura para oferecer home office para uma grande quantidade de pessoas, em caso de Epidemia ou Pandemia?

4. O que a gestão de RH precisa fazer para que meus funcionários se sintam seguros no ambiente de trabalho?

5. Como posso treinar minha equipe de RH para lidar com essa demanda?

6. Irei restringir viagens a localidades com casos confirmados de coronavírus ou outras enfermidades contagiosas?

7. O que fazer se houver casos na gestão?

A partir disso, alguns outros pontos devem ser considerados para organizar a sua estratégia.

Legislação e Boas Práticas para a Gestão de RH em Casos de Epidemia e Pandemia

A lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 conta com uma listagem de procedimentos de emergência relacionados ao coronavírus, que são voltados para a saúde pública de modo geral. Nos itens previstos, questões como isolamento e quarentena são indicados para casos confirmados e de suspeita.

Para manter o seu ambiente de trabalho seguro e confortável, a gestão de RH pode implementar algumas iniciativas para fortalecer a relação da empresa com os colaboradores e, também, para prevenir o COVID-19.

Veja algumas ideias:

Funcionários Informados

Espalhe informativos com dicas de higiene e prevenção em ambientes de uso comum da empresa . Outra boa saída é disparar e-mails diários com atualizações sobre o vírus, o que evita o disseminamento de notícias falsas e da ansiedade.

Abra o diálogo entre a gestão de RH e os funcionários, se colocando à disposição em casos de dúvidas ou para mais informações sobre o assunto.

Ambiente Saudável

Um local de trabalho saudável inspira tranquilidade e confiança. Para isso, mantenha os ambientes arejados. Uma boa dica é abrir todas as janelas possíveis e adotar o uso de ventiladores ao invés de ar condicionado.

Outra ideia legal é espalhar frascos de álcool ou álcool em gel pelos setores, incentivando o uso constante ao longo do dia. Higienizar os itens de uso coletivo também é fundamental.

Sem Preconceito!

Esteja alerta para possíveis relações abusivas no ambiente de trabalho. Mantenha o diálogo aberto com colaboradores que voltaram recentemente de viagens internacionais e com aqueles de ascendência asiática.

Fique atento, também, para possíveis piadas ou situações desconfortáveis advindas das especulações com relação ao coronavírus.

Gestor de Atestado

Um dos meus gestores precisou se afastar do trabalho durante um longo período por motivos de saúde. E agora?

O ideal é que as atividades de liderança sejam assumidas pelo funcionário que ocupa o cargo acima desse gestor. Nunca distribua essas funções entre os colaboradores da equipe, por que isso pode travar o andamento do trabalho e sobrecarregar o time.

Ah! É importante lembrar que o funcionário que vai ficar responsável por responder pela equipe e por entregar resultados deve ter total respaldo e automomia para realizar essa função.

Em casos de atestado médico e quando o colaborador não conseguir exercer suas funções, o período de ausência deve ser contabilizado como falta justificada.

Home Office

O home office pode ser uma saída para o colaborador em casos de suspeita, pois permite que o indivíduo realize suas atividades normalmente.

Não é necessário alterar o contrato de trabalho para liberar o funcionário para trabalhar em casa. Se as políticas corporativas da sua empresa permitem esse tipo de iniciativa, basta combinar os detalhes para que todos fiquem confortáveis.

Nesses casos, o ponto online pode ser uma saída para facilitar o controle de jornada de seus colaboradores à distância. A Pontomais oferece um teste grátis de 14 dias para você experimentar a gestão de ponto online e conhecer todas as nossas funcionalidades.

Outra dica para o trabalho remoto é buscar por ferramentas de gestão de pessoas, que facilitam a comunicação entre os times e o acompanhamento de metas e resultados.

Casos Confirmados

Algum funcionário foi identificado com coronavírus? Nesse caso, existem procedimentos que devem ser seguidos. Primeiramente, verifique se ele esteve na empresa num período de 14 dias antes do diagnóstico. Se sim, encaminhe todos os funcionários para exames preventivos.

Ainda não se sabe quantos dias o vírus se mantém ativo fora do corpo humano. Mesmo assim, outro ponto fundamental que deve ser levado em consideração é a higienização do local de trabalho. O ideal é que a limpeza seja realizada pelo menos 24 horas antes da volta dos funcionários para o local.

Lembre-se que manter a confiança entre a gestão de RH e os colaboradores é fundamental para lidar com momentos de crise!

Para se manter atualizado, vale conferir a página do Ministério da Saúde sobre o COVID-19. Lá, você confere todas as recomendações e os dados atualizados sobre o assunto.


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