Voltar ao Blog
gestão de rh na construção civil

Gestão de RH na Construção Civil: Por Que se Preocupar com Ela?

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A gestão de RH na construção civil é um dos pontos sensíveis do segmento. A diversidade de profissionais no exercício de inúmeras funções em um ambiente quase sempre temporário (o canteiro de obras) traz necessidades específicas.

Para bons resultados, é preciso levar em conta essas características e promover ações que otimizem o desempenho na gestão de pessoas. Desse modo, é preciso dar uma atenção especial ao RH, principalmente no canteiro de obras.

Continue lendo e descubra como organizar a sua rotina de RH na construção civil.

Qual a Relevância da Gestão de RH na Construção Civil?

A gestão de RH pode ser um dos maiores desafios do profissional nas construtoras. Diversas características do segmento, como a flutuação do mercado, a rotatividade de profissionais e a intensa demanda por capacitação, entre outras, tornam a gestão de pessoal essencial para a eficiência da empresa.

De modo geral, podem ser considerados aspectos muito relevantes que tornam essa gestão tão importante:

Qual a Importância da Legislação Trabalhista?

A legislação trabalhista é, primordialmente, fundamentada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Existem importantes aspectos dessa legislação para a gestão de RH na construção civil — todos aplicáveis diretamente ao segmento.

Nesse sentido, é importante observar o cuidado com o cumprimento de previsões, como:

O descumprimento das previsões da legislação trabalhista resulta em penalidades que podem ser onerosas para a empresa. Essa penalização pode se dar por ação de fiscalização do trabalho ou por ação jurídica movida pela parte prejudicada ou por seus prepostos.

O Que Pode Ser Feito?

A qualidade dos trabalhos no âmbito da construção civil está diretamente relacionada ao desempenho de pessoas. Assim, é possível dizer que o sucesso da gestão de uma obra, por exemplo, depende da qualidade da gestão de RH na construção civil.

Nesse sentido, esse setor da organização dispõe de várias frentes que são de sua competência, nas quais pode agir no aprimoramento dos resultados. Dessa forma, é importante considerar as iniciativas que o conceito de RH inteligente pode entregar para alcançar esse fim.

Ofereça Qualificação

Na construção civil, existe uma grande distância entre os profissionais com mais qualificação e aqueles com menos. Como resultado, há uma grande faixa para ser trabalhada no sentido de oferecer aprimoramento, em especial para o pessoal operacional do canteiro de obras.

No entanto, a necessidade de qualificação é praticamente para todos, independentemente de sua função. A construção civil é dinâmica e requer constante atualização, do engenheiro chefe ao pedreiro.

Todos esses pontos devem ser considerados, principalmente no que diz respeito à gestão de colaboradores terceirizados.

Melhore o Clima Organizacional

Qualquer atividade envolvendo pessoas que precisam trabalhar em equipe necessita de um clima organizacional, pelo menos, satisfatório. Nesse aspecto, a importância do bom relacionamento é ainda maior quando se trata de atividades nas quais o trabalho de alguns depende do desempenho de outros.

Manter um ambiente favorável com qualidade de vida, desenvolver um nível de confiança entre os colaboradores e a liderança e passar segurança para todos são algumas das mais importantes missões do RH na construção civil. 

É função do setor conhecer e aprimorar permanentemente as relações entre os colaboradores, assim como desses com a empresa.

Garanta Segurança

O ambiente de trabalho da construção civil é particularmente repleto de situações de risco por conta da natureza das atividades desenvolvidas, especialmente em um canteiro de obras. 

Assim, toda e qualquer iniciativa da empresa com relação à segurança dos colaboradores é indispensável.

Nesse sentido, a gestão de RH pode aprimorar alguns aspectos, como:

Agilize os Processos

Desde a contratação até a rescisão do contrato de trabalho, são inúmeras as situações de relação do colaborador com o RH de sua empresa. 

Desse modo, necessidades referentes a registro de ponto, hora extra, folha de pagamento, férias e aos acidentes de trabalho, entre tantas outras, tramitam nos fluxos de processos do setor e podem ser otimizadas.

Assim, proporcionar respostas mais ágeis contribui para o clima organizacional e ajuda a desenvolver uma cultura de responsabilidade entre as partes. Além disso, resulta em melhor desempenho e em mais produtividade no setor de RH.

Motive as Equipes

Uma importante missão do RH é garantir a motivação das equipes e, para esse fim, dispor dos principais instrumentos. Uma política de benefícios atraente, mobilizações contínuas para a capacitação dos colaboradores, respostas precisas às solicitações de questões afetas ao dia a dia (ponto, férias, saúde), entre outras, permitem energizar as equipes.

Existe uma infinidade de iniciativas, como palestras, ginástica laboral e políticas de recompensa que são capazes de manter a chama acesa. É preciso, no entanto, que se realize um trabalho planejado, segundo diretrizes estratégicas que interliguem as iniciativas, produzindo a sinergia esperada dessas situações.

Adote as Facilidades da Tecnologia

Os processos de gestão vêm sendo cada vez mais facilitados com os recursos disponibilizados pela tecnologia. A gestão de pessoas não fugiu à regra e vê surgir o que se conhece atualmente por RH 4.0 e suas inúmeras vantagens.

Trata-se dos avanços obtidos com a digitalização dos processos de gestão de RH para acompanhar a revolução trazida pela Indústria 4.0 e tudo o que a tecnologia oferece. Com esse fim, a gestão de RH se aprimora com maior capacidade de monitoramento, análise e controle, agilizando, de modo geral, os trabalhos de gestão de pessoas.

Nesse sentido, destaca-se, por exemplo, o controle de ponto totalmente informatizado por meio de uma plataforma especializada integrada aos relógios de ponto e à folha de pagamento. 

gestão de rh construção civil

Essas são algumas das soluções que a tecnologia oferece e que se aplicam muito bem à gestão de RH na construção civil.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Existe uma diferença enorme entre as atividades do RH e do Departamento Pessoal, um cuida dos interesses e desenvolvimento dos colaboradores, enquanto o outro é responsável pelas atividades burocráticas e legais referentes as pessoas dentro da organização.

Ler mais

Leis Trabalhistas: Fique Atento às Novidades em 2020

Conheça algumas leis trabalhistas que devem ser olhadas com atenção. Legislação sobre Carteira de Trabalho Digital, leis trabalhistas para férias, demissão, carga horária e mais!

Ler mais

Pontomais Está Entre as 10 HR Techs para Ficar de Olho nos Próximos Anos

As HR Techs são as startups de RH, ou seja, empresas voltadas à inovação e tecnologia para o mundo dos Recursos Humanos e do Departamento Pessoal. De acordo com pesquisa da Distrito, a Pontomais está entre as 5 empresas para ficar de olho nos próximos anos.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui