Voltar ao Blog
Entenda a importância da gestão de recursos humanos pontomais 2019

Gestão de Recursos Humanos: Entenda a importância

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Se alguém ainda tem dúvidas de que as pessoas são o ativo mais importante em uma organização, precisa conhecer a gestão de recursos humanos.Essa função é capaz de elaborar métodos para que as pessoas sejam agentes positivos, capazes de contribuir para a lucratividade e a solidificação da marca empresarial no mercado.Neste texto, vamos esclarecer o papel da gestão de recursos humanos, listar os impactos negativos de uma má gestão e falar sobre como o ponto eletrônico pode ajudar no gerenciamento dos colaboradores. Confira!

O que uma gestão de recursos humanos executa na empresa?

O objetivo é alinhar as metas da empresa com as das pessoas que atuam nela. A fim de alcançar as estratégias corporativas com excelência.Além de atuar para que os profissionais estejam sempre motivados, engajados e produtivos.Para que o clima organizacional esteja sempre positivo, o RH precisa estar atento às necessidades e dificuldades dos talentos.Essa é uma tarefa fundamental para desenvolver métodos eficientes de capacitação e prevenção de conflitos internos.Dessa maneira, o valor agregado de uma gestão de RH eficiente é o alcance das metas estabelecidas pelo negócio, por meio de profissionais aderentes à cultura, à missão e aos valores corporativos.

ebook dicionario do rh e departamento pessoal - Pontomais 2019

Quais são os impactos que uma gestão ineficiente traz para o negócio?

Em meio a tantas atribuições, nem sempre um gestor de recursos humanos está preparado para atuar de forma hábil. Vamos listar alguns efeitos gerados por uma má gestão:

Ausência de alcance das metas empresariais

Quando a gestão de RH não conhece suficientemente as estratégias da organização, uma grande falha é cometida: contratações equivocadas.Se os perfis selecionados não têm aderência à cultura, acontecem conflitos entre os colaboradores, como por exemplo, desmotivação, falta de engajamento, baixa produtividade e aumento de turnover — o pior pesadelo de um negócio.

Liderança vulnerável

Se o gestor de RH não capacita os líderes dos setores de forma eficiente, eles não serão capazes de resolver os problemas da área. Afetará assim a credibilidade da repartição.Lembre-se de que bons líderes representam boas equipes, maus líderes podem destruir uma empresa.

Falta de preparo dos profissionais

O RH precisa acompanhar as transformações que acontecem, principalmente no ramo de atuação da empresa, e promover o desenvolvimento dos talentos.Com profissionais atualizados e preparados, a produtividade aumenta e a lucratividade da empresa acompanha a evolução.

Ausência de engajamento dos profissionais

O princípio fundamental de um bom RH deve ser investir no bem-estar e na felicidade dos colaboradores.Talentos que se sentem importantes são capazes de produzir mais e com maior eficiência, são receptivos, expressam suas opiniões e agregam conhecimento. Quando isso não acontece, o efeito pode ser devastador.

Desprezo ao clima organizacional

A temperatura de uma empresa deve ser medida constantemente pelo RH. Suas alterações precisam ser prontamente detectadas, analisadas e resolvidas. Dessa maneira, manter um bom clima interno aumenta a produtividade e a lucratividade corporativa.

Comunicação ineficaz

Se um profissional é excluído de informações importantes referentes à empresa, não será capaz de “vestir a camisa” e mudar o cenário que se apresentar.Um grande erro ainda comum nas organizações é a falta de transparência. Essa atitude é capaz de reduzir a credibilidade da empresa perante os funcionários e, como consequência, afeta sua marca empregadora.Assim, uma ferramenta muito eficiente para medir o grau de engajamento dos profissionais nas empresas é o ponto eletrônico.Por meio dele, o RH poderá verificar os índices de absenteísmo, atrasos e licenças médicas. Poderá atuar de forma efetiva na resolução de problemas motivacionais e ergonômicos.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Teste pontomais 2019

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)Se você gostou deste post sobre gestão de recursos humanos e deseja aprofundar mais seus conhecimentos, leia sobre como utilizar ferramentas e softwares que ajudarão a alavancar sua empresa e otimizar seus processos!

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...