Voltar ao Blog
Conheça os pilares da gestão de pessoas na transformação digital

Gestão de pessoas na transformação digital: Conheça seus pilares!

Gabriel Colombo

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Há tempos, a tecnologia é uma realidade nas organizações, mas o maior desafio vem sendo incorporar a gestão de pessoas na transformação digital. Os líderes, em especial, têm certa resistência às mudanças nos setores, pois acreditam que ela burocratiza os processos e afasta os colaboradores.

É importante que o departamento de recursos humanos entenda que as inovações são necessárias para o crescimento da área e de toda a empresa. Contudo, para que as mudanças aconteçam de forma efetiva, é preciso conhecer a sua relevância e implementá-la gradativamente, minimizando seus impactos.

O conteúdo a seguir apresentará os pilares necessários para que a transformação digital seja um agente transformador da organização e otimize os processos na gestão de pessoas. Confira!

O que é a transformação digital?

Essa expressão é utilizada para definir todas as mudanças tecnológicas implementadas nas empresas, independentemente da área de atuação. As inovações produzem maior eficiência nos processos, maior participação no mercado e mudanças na gestão e nas táticas que serão utilizadas nas tomadas de decisões.

Quais os impactos da transformação digital na gestão de pessoas?

Compreender que as mudanças ocorrem constantemente é importante para que os líderes entendam a sua relevância para a equipe. Seguem, abaixo, exemplos de efeitos positivos das mudanças tecnológicas:

  • automatização de tarefas operacionais;
  • aumento da produtividade;
  • ampliação da eficácia dos líderes;
  • maior flexibilidade nas atividades.

Em que bases a transformação digital deve ser efetuada?

Entender quais serão as principais áreas da empresa afetadas com a transformação digital é importante para que as medidas sejam tomadas de forma que ela não perca espaço no mercado ou permaneça atrasada nas inovações.

Infraestrutura

Avalie detalhadamente a estrutura existente na organização e consulte profissionais internos e externos para identificar se as mudanças tecnológicas sugeridas serão viáveis. É necessária também a realização de testes, a fim de analisar a eficácia das mudanças no negócio.

Gestão

Essa etapa inclui um estudo que mostra a atual realidade da empresa e quais são os seus objetivos tecnológicos. A partir disso, será possível reestruturar a política interna e a cultura e analisar a viabilidade financeira da organização, a fim de realizar as mudanças necessárias sem elevar desproporcionalmente os custos do negócio.

O RH deve contar com a colaboração dos líderes e de todos os funcionários. Para que isso aconteça, investir na comunicação transparente e no envolvimento de todos é fundamental para o sucesso da transformação.

Pessoas

As mudanças digitais sempre causam certo desconforto entre os profissionais, pois grande parte entende que as inovações são responsáveis pela substituição do capital humano pelas máquinas. Essa é uma inverdade que prejudica o clima interno e a implementação de novas tecnologias.

Portanto, o que o RH deve fazer junto aos demais líderes são projetos sólidos que desenvolvam mudanças gradativas, atuando simultaneamente na capacitação dos colaboradores. Com essas medidas, os talentos vão perceber as transições, mas estarão atualizados e preparados para melhorarem suas tarefas.

ebook Indicadores de Desempenho

Quais os pilares da gestão de pessoas na transformação digital?

A transformação digital na gestão de pessoas é necessária para reter os melhores profissionais, ganhar em produtividade e oferecer excelência em seus resultados. A liderança deve estar preparada para atuar de forma inclusiva nas diversas mudanças tecnológicas que serão aplicadas.

Inserção de novas tecnologias

Com novas ferramentas disponíveis no mercado a todo o momento, é importante que o gestor esteja pronto para utilizá-las de forma gradativa e para manter seus liderados atualizados com as mudanças. Alguns exemplos de novas técnicas que otimizam a gestão de pessoas são:

  • entrevistas e reuniões por meio de videoconferência;
  • melhor gerenciamento das tarefas e, com isso, maior produtividade;
  • processos seletivos mais estruturados e organizados;
  • eficiência na gestão do tempo, com relatórios online relativos à frequência e às horas extras dos funcionários.

Desenvolvimento de novas habilidades

Com tantas ferramentas disponíveis, ao contrário do que muitos podem pensar, o líder deverá aprimorar ainda mais a forma de se relacionar com sua equipe. Conhecer cada talento — suas capacidades técnicas e personalidade — é importante para definir equipes de trabalho compatíveis com os projetos e obter melhores resultados.

Os líderes são peças fundamentais para que a tecnologia não seja um obstáculo no desempenho do profissional e, sim, um elo para que as transições sejam realizadas de forma sutil e eficaz. Com isso, as pessoas terão segurança e felicidade na prática de suas atividades.

Liderança eficiente dos novos perfis de colaboradores

As inovações não são somente tecnológicas. No capital humano, essas mudanças também ocorrem. Os chamados millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1997) estão se tornando maioria no ambiente corporativo e sua forma de enxergar a realização profissional é diferente das gerações anteriores.

Eles não têm medo das mudanças e prezam por um ambiente colaborativo e amigável, com flexibilidade de horário e desenvolvimento constante de novas habilidades. Desejam conciliar a vida profissional com a pessoal, e muitos optam por atividades home office.

Os líderes devem se especializar na condução dessa geração, a fim de reterem os talentos e extraírem o melhor de cada profissional, então:

  • crie ambientes favoráveis à comunicação e desafiadores e permita que eles trabalhem em diversos times;
  • construa uma rotina de feedbacks e atue como coach de carreira;
  • esteja atento às necessidades dos colaboradores, adote horários flexíveis e apoie as atividades home office.

Gestão remota

Uma realidade no mundo corporativo é a adesão às atividades remotas. Cada vez mais empresas estão optando por um quadro presencial mais enxuto e muitas contratações para funções semipresenciais.

Para gerenciar esses colaboradores, é importante dispor de tecnologias capazes de facilitar a rotina sem comprometer a credibilidade dos profissionais e das equipes envolvidas.

Quais as maneiras de implementar a transformação digital na gestão de pessoas?

Para que as mudanças tecnológicas tenham o efeito desejado é importante que as etapas sejam realizadas de forma gradual e contínua. Com planejamento e cuidado as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Mantenha a cultura organizacional alinhada

Independentemente do local em que o profissional exerce suas atividades, é importante que a cultura do negócio esteja presente. Dessa forma, os resultados serão os mesmos e a motivação e o engajamento não serão abalados.

Com a promoção diária dos valores da empresa, os profissionais não perdem o foco e mantêm a alta performance, prezando pela eficiência nas entregas.

Invista na comunicação transparente

É importante que o gestor mantenha um canal exclusivo para comunicar-se com todos os talentos da equipe. Essa é uma forma de estabelecer contato direto e simplificar o diálogo. Com isso, o líder mantém a unidade do setor e assegura que todos estão recebendo as mesmas orientações.

Adote ferramentas remotas

As opções aparecem a todo o instante, mas é importante fazer um estudo detalhado para escolher serviços que ofereçam, além de qualidade e agilidade, credibilidade durante o processo e em seus resultados.

O Pontomais é um sistema de gerenciamento de ponto capaz de fornecer informações dos colaboradores em tempo real, mesmo que eles exerçam atividades fora da base principal da empresa.

Com o Pontomais, o gestor consulta online o histórico de ponto dos profissionais, observando sua jornada de trabalho, horas extras, atrasos etc. Essa ferramenta facilita as correções, não tem burocracia e é compatível com os sistemas de folha de pagamento. Além disso, é muito simples de usar.

Envolver a gestão de pessoas na transformação digital traz benefícios para toda a empresa, pois a tecnologia é responsável pela otimização, pela simplificação e pela valorização dos processos. Desenvolver e capacitar os profissionais é importante para a motivação, o engajamento e a retenção dos talentos. Quando a inovação pode contar com ferramentas agregadoras, o sucesso é garantido!

Se este post foi importante para sua compreensão sobre os benefícios da transformação digital, entre em contato conosco, pois temos uma ferramenta sob medida para que sua empresa dê o primeiro passo!

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...