Um dos problemas mais encontrados pelos gestores de pequenas e médias empresas é o acúmulo de tarefa nas mãos dos líderes e a alta dependência dos colaboradores no momento de resolver conflitos e tomar decisões. Para que o empreendedor consiga ser mais produtivo e tenha uma equipe preparada para lidar com o trabalho, é necessário que a gestão de pessoas em PMEs esteja acontecendo de forma eficaz.
Se você tem dificuldades em gerir sua equipe, então confira nossas dicas!
Para uma equipe estar engajada a fim de desenvolver bem seu trabalho e obter bons resultados, é fundamental que seus funcionários estejam motivados e alinhados à cultura da empresa. Quando os colaboradores estão engajados, tudo anda. A gestão de pessoas em PMEs faz com que a equipe trabalha com mais entusiasmo, esforço e iniciativa. Assim, agregando mais valor no desenvolvimento da organização.
Como gestor, você pode motivar sua equipe por meio de:
Treinamentos, oportunidades de crescimento, reconhecimento pelo trabalho bem desenvolvido, recompensas por atingir os objetivos e através de uma liderança inspiradora capaz de impulsionar os resultados de seus liderados.
Para conquistar uma equipe adequada aos valores e à cultura da empresa, o gestor deve se atentar à contratação de novos colaboradores e à retenção dos talentos existentes.
Realize o processo seletivo com cautela e não contrate se tiver dúvidas. A possibilidade de insucesso é grande e pode afetar o equilíbrio existente em sua gestão de pessoas. Além disso, deve ser criado um programa que retenha talentos através de ações de desenvolvimento e planos de carreira.
O treinamento é essencial em qualquer setor da empresa, independente da hierarquia e do trabalho executado. Dessa forma, uma equipe bem treinada se torna mais capaz para tomar boas decisões e mais autônoma para desenvolver bem seu trabalho, sem precisar da presença do líder a todo o momento para ter confiança.
A gestão de pessoas em PMEs é essencial para o crescimento do negócio.
Ademais, o treinamento é um aliado à retenção de pessoas e ao crescimento da empresa.
Os feedbacks proporcionados pelo gestor de pessoas permitem à equipe um norteamento dos resultados alcançados e um planejamento das metas futuras. Então, quando um funcionário entende qual o seu papel e o que é esperado pela empresa, ele trabalha mais focado e consegue desempenhar melhor sua função.
A pesquisa de clima organizacional possibilita ao gestor analisar o ambiente organizacional com os “olhos” de seus colaboradores e agir corretamente nos pontos negativos. Porque, com o ambiente agradável e com a equipe integrada, os funcionários se sentem mais motivados a trabalhar e valorizam mais a empresa.
Mantenha organizados os documentos referentes às atividades de seus colaboradores e pendências, tais como número de faltas, folgas, atestados médicos, atrasos, suspensões, advertências e benefícios.
Dessa forma, o gestor conseguirá enviar mais rapidamente as informações para o governo, no caso do e-Social, e terá disponíveis de forma sistematizada os relatórios para apresentar ao Ministério do Trabalho quando necessário.
Também conhecido como “rodízio de funções”, o job rotation age na empresa como um capacitador de equipe. Assim, promovendo uma visão sistêmica dos funcionários através da vivência nos diferentes setores da organização.
Essa prática melhora os processos e traz para o time a capacidade de tomar decisões que favorecem toda a empresa, e não só um setor.
Na hora de reter talentos na empresa e manter os funcionários motivados, lembre-se que o salário e os benefícios oferecidos influenciam muito a opinião do colaborador em relação à organização. Além de salários compatíveis com a função e o cargo ocupado, você pode oferecer alguns atrativos e benefícios. Eles não necessariamente resultam em gastos. A flexibilidade de horário e trabalho do tipo home office, são ótimos exemplos.
Como gestor, fique atento às condições de trabalho oferecidas em sua empresa. A qualidade de vida no trabalho afeta muito o desempenho e a satisfação dos funcionários.
Muitas vezes, as ações para realizar uma eficiente gestão não são complicadas e não exigem muito dispêndio financeiro das pequenas e médias empresas. Mas é fundamental manter a regularidade nas ferramentas utilizadas para obter melhores resultados.
A gestão de pessoas tem sido feita de forma eficiente na sua empresa? Então, ainda tem dúvidas ou outras dicas para compartilhar? Deixe um comentário e conte para nós!
Acesse o nosso < ebook > em parceria com a Sólides, conheça
a metodologia ágil e aprenda aplicá-la na sua empresa com
algumas dicas práticas!
Confira as dicas de inovação jurídica da Pontomais e da Alonso Pistun para a sua empresa em 2021.
Ler maisO RH estratégico auxilia o setor de Recursos Humanos a traçar objetivos e metas para auxiliar no crescimento da companhia.
Ler maisComo e porquê implementar objetivos de desenvolvimento sustentável na estratégia da sua empresa durante a pandemia de COVID-19
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.