Voltar ao Blog

8 maneiras inteligentes de fazer gestão de pessoas em PMEs

Um dos problemas mais encontrados pelos gestores de pequenas e médias empresas é o acúmulo de tarefa nas mãos dos líderes e a alta dependência dos colaboradores no momento de resolver conflitos e tomar decisões. Para que o empreendedor consiga ser mais produtivo e tenha uma equipe preparada para lidar com o trabalho, é necessário que a gestão de pessoas em PMEs esteja acontecendo de forma eficaz.Se você tem dificuldades em gerir sua equipe, então confira nossas dicas!

1. Engajamento da equipe

Para uma equipe estar engajada a fim de desenvolver bem seu trabalho e obter bons resultados, é fundamental que seus funcionários estejam motivados e alinhados à cultura da empresa. Quando os colaboradores estão engajados, tudo anda. A gestão de pessoas em PMEs faz com que a equipe trabalha com mais entusiasmo, esforço e iniciativa. Assim, agregando mais valor no desenvolvimento da organização.Como gestor, você pode motivar sua equipe por meio de:Treinamentos, oportunidades de crescimento, reconhecimento pelo trabalho bem desenvolvido, recompensas por atingir os objetivos e através de uma liderança inspiradora capaz de impulsionar os resultados de seus liderados.

Baixe pontomais 2019

2. Atração e retenção de talentos

Para conquistar uma equipe adequada aos valores e à cultura da empresa, o gestor deve se atentar à contratação de novos colaboradores e à retenção dos talentos existentes.Realize o processo seletivo com cautela e não contrate se tiver dúvidas. A possibilidade de insucesso é grande e pode afetar o equilíbrio existente em sua gestão de pessoas. Além disso, deve ser criado um programa que retenha talentos através de ações de desenvolvimento e planos de carreira.

3. Treinamento e capacitação

O treinamento é essencial em qualquer setor da empresa, independente da hierarquia e do trabalho executado. Dessa forma, uma equipe bem treinada se torna mais capaz para tomar boas decisões e mais autônoma para desenvolver bem seu trabalho, sem precisar da presença do líder a todo o momento para ter confiança. A gestão de pessoas em PMEs é essencial para o crescimento do negócio.Ademais, o treinamento é um aliado à retenção de pessoas e ao crescimento da empresa.

4. Trabalhe com Feedbacks

Os feedbacks proporcionados pelo gestor de pessoas permitem à equipe um norteamento dos resultados alcançados e um planejamento das metas futuras. Então, quando um funcionário entende qual o seu papel e o que é esperado pela empresa, ele trabalha mais focado e consegue desempenhar melhor sua função.

5. Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional possibilita ao gestor analisar o ambiente organizacional com os “olhos” de seus colaboradores e agir corretamente nos pontos negativos. Porque, com o ambiente agradável e com a equipe integrada, os funcionários se sentem mais motivados a trabalhar e valorizam mais a empresa.

6. Documentação de informações

Mantenha organizados os documentos referentes às atividades de seus colaboradores e pendências, tais como número de faltas, folgas, atestados médicos, atrasos, suspensões, advertências e benefícios.Dessa forma, o gestor conseguirá enviar mais rapidamente as informações para o governo, no caso do e-Social, e terá disponíveis de forma sistematizada os relatórios para apresentar ao Ministério do Trabalho quando necessário.

7. Promova o job rotation

Também conhecido como “rodízio de funções”, o job rotation age na empresa como um capacitador de equipe. Assim, promovendo uma visão sistêmica dos funcionários através da vivência nos diferentes setores da organização.Essa prática melhora os processos e traz para o time a capacidade de tomar decisões que favorecem toda a empresa, e não só um setor.

8. Ofereça benefícios

Na hora de reter talentos na empresa e manter os funcionários motivados, lembre-se que o salário e os benefícios oferecidos influenciam muito a opinião do colaborador em relação à organização. Além de salários compatíveis com a função e o cargo ocupado, você pode oferecer alguns atrativos e benefícios. Eles não necessariamente resultam em gastos. A flexibilidade de horário e trabalho do tipo home office, são ótimos exemplos.Como gestor, fique atento às condições de trabalho oferecidas em sua empresa. A qualidade de vida no trabalho afeta muito o desempenho e a satisfação dos funcionários.Muitas vezes, as ações para realizar uma eficiente gestão não são complicadas e não exigem muito dispêndio financeiro das pequenas e médias empresas. Mas é fundamental manter a regularidade nas ferramentas utilizadas para obter melhores resultados.A gestão de pessoas tem sido feita de forma eficiente na sua empresa? Então, ainda tem dúvidas ou outras dicas para compartilhar? Deixe um comentário e conte para nós!

Teste gratis pontomais 2019
Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...