Voltar ao Blog
gestão de funcionários terceirizados pontomais 2019

Gestão de funcionários terceirizados: como fazer?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Você já pensou que a contratação de serviços terceirizados é uma excelente oportunidade para a sua empresa? Afinal, por meio dela, o seu negócio terá acesso a serviços especializados e com custos reduzidos! Isso é possível porque todas as obrigações trabalhistas são da empresa contratada. Mas não se esqueça: cabe ao contratante fazer a gestão de funcionários terceirizados.Dessa forma, para que possa aproveitar esse modelo de contratação, é necessário adotar uma estratégia de gestão desses funcionários — tanto no acompanhamento do trabalho executado quanto nas relações trabalhistas. Ou seja, é preciso preparar a empresa para receber esse tipo de colaborador.Para ajudar com esse processo, separamos tudo o que você precisa saber sobre gestão de funcionários terceirizados. Não perca a leitura!

Como fazer a gestão de funcionários terceirizados de maneira eficiente?

Para começar, vamos explicar um passo a passo que auxiliará no gerenciamento de uma equipe com funcionários terceirizados na sua empresa. Falaremos mais nos tópicos a seguir!

Organize treinamentos

Como a responsabilidade trabalhista dos terceirizados é da empresa que você contratou, é importante saber lidar com as limitações previstas em lei. Nesse caso, é necessário montar turmas exclusivas para os prestadores de serviços.É também importante zelar para que não haja nenhum tipo de subordinação nesse processo. Dessa forma, o treinamento deve ser planejado e executado em parceria com a empresa prestadora de serviços.Mas não deixe de executar esses treinamentos! Afinal, o seu negócio possui estratégias e objetivos de mercado específicos e, portanto, é necessário seguir um modelo de trabalho próprio para que possa alcançá-los. Assim, é necessário passar aos terceirizados essas políticas corporativas.

Reforce a integração

Para uma performance satisfatória dos terceirizados, é importante que eles conheçam os objetivos da empresa, bem como os produtos e os serviços. Dessa forma, podem entender como o trabalho deles pode somar para o desenvolvimento do negócio.

Além disso, saberão quais são as expectativas da empresa contratante em relação ao trabalho deles. Outro ponto importante é saber como integrá-los em sua equipe — lembre-se que os seus colaboradores também se relacionarão com os terceirizados e a atuação conjunta deles é essencial para o sucesso das suas estratégias!

Adote práticas de valorização e reconhecimento dos colaboradores

Ao reconhecer um trabalho bem realizado, você incentiva o engajamento e também a construção de relações de confiança, como devem ser as parcerias de trabalho. Afinal, reconhecimento e valorização também são práticas que influenciam a produtividade dos trabalhadores terceirizados.

Por isso, é importante reconhecer o desempenho deles quando os objetivos forem conquistados. Portanto, desenvolva mecanismos de reconhecimento por metas alcançadas, premie bons resultados e estimule a continuidade do bom trabalho. Esse tipo de política deve ser adotada para todos os colaboradores — até para não criar mal estar entre eles.

Teste pontomais 2019

Tenha cuidado com a subordinação

O êxito da terceirização de serviços está fortemente ligado à gestão. Por isso, é importante supervisionar, apoiar e monitorar os resultados das equipes terceirizadas. No entanto, é fundamental ficar atento às questões de subordinação. Essa é uma das maiores causas de reclamações trabalhistas no Brasil.Como o profissional terceirizado não é subordinado direto, essa é uma relação de trabalho diferente — e deve ser vista como uma parceria. Caso contrário, o funcionário terceirizado pode reclamar na justiça o vínculo empregatício com a contratante.Portanto, é essencial adotar uma gestão harmoniosa e produtiva entre os colaboradores da empresa e os terceirizados. Dessa forma, você conseguirá um melhor desempenho por parte deles, criará uma relação trabalhista proveitosa e duradoura e, ainda, evitará possíveis processos judiciais e prejuízos para o seu caixa.

Monitore sempre as horas dos funcionários terceirizados

Seja contratado pela CLT ou como prestador de serviço, todo profissional representa um investimento para a empresa. Por isso, é importante monitorar os funcionários terceirizados e avaliar o investimento. Tudo isso com o objetivo de identificar o retorno para a sua organização.Questões como quantas horas extras o terceirizado fez na última semana, quantas horas ele tem efetivamente trabalhado por dia, quantidade de faltas — tudo isso deve ser monitorado. Afinal, isso pode significar um aumento de custo para a empresa ou, até mesmo, acarretar em processos e multas por descumprimento de obrigações trabalhistas.

Agora que você já sabe como fazer a gestão de funcionários terceirizados, que tal saber um pouco mais das obrigações legais relacionadas a esse tipo de contratação? Continue a leitura!

De quem é a responsabilidade de monitorar o ponto do terceirizado?

A obrigação de fazer o controle das horas dos empregados terceirizados é da empresa prestadora de serviço. Respeitar essa determinação legal é importante para evitar que a contratante sofra com processos trabalhistas.Vale se atentar ao fato de que o aparelho utilizado pelos prestadores de serviço para marcação do ponto não pode ser o mesmo usado pelos colaboradores da contratante. Dessa forma, é necessário oferecer no ambiente de trabalho máquinas ou softwares de pontos para atender os profissionais de ambos os regimes de contratação.

Para não descumprir a legislação e assegurar o bom funcionamento do seu negócio, é interessante negociar e cobrar da empresa contratada para prestar o serviço de terceirização a instalação de um mecanismo de ponto em suas dependências. Lembre-se de acompanhar o processo para certificar de que está tudo dentro da lei.

Além de ser uma forma de se resguardar legalmente, esse procedimento garante que a sua empresa não tenha que arcar com pagamentos indevidos e possa reduzir passivos trabalhistas. Também permite substituir colaboradores terceirizados problemáticos ou que não venham cumprindo corretamente as funções para as quais foram contratados.

Outro ponto importante é que esse modo de lidar com terceirizados é uma forma de avaliar se o investimento feito está gerando os resultados esperados ou não. Com isso, você poderá melhorar os seus mecanismos de relacionamento e gestão dos contratados ou adotar outros modelos de contratação de funcionários.

A contratação de terceirizados também precisa ser observada em alguns serviços específicos. Quer saber mais? Então, leia o tópico abaixo!

Motorista de aplicativo e empregados domésticos: como fica o controle de horas trabalhadas?

Atualmente, a lei entende que, como não existe subordinação dos motoristas às empresas de aplicativos, não é exigido o controle de horas trabalhas.Já as domésticas devem fazer a marcação de ponto por qualquer meio — manual, mecânico ou eletrônico —, de acordo com a Lei Complementar 150/2015, que rege o emprego doméstico. Nesse caso, o descumprimento da legislação pode resultar em sanções e multas para o empregador.

Por isso, é importante ficar atento às especificações legais para a contratação de terceirizados, inclusive, levando em consideração a categoria profissional, para que você não tenha maiores problemas e não veja a sua empresa envolvida em processos e ações judiciais.

Portanto, fique sempre atento às relações trabalhistas com terceirizados, procure conhecer a legislação e adote boas práticas para resguardar o seu negócio e assegurar sucesso em suas estratégias e objetivos, além de conseguir investimentos interessantes para o desenvolvimento corporativo!

Gostou deste artigo sobre como fazer a gestão de funcionários terceirizados? Então, não deixe de ler este texto sobre a maneira correta de fazer o controle da jornada de trabalho!

Teste pontomais 2019

Para uma performance satisfatória dos terceirizados, é importante que eles conheçam os objetivos da empresa, os produtos e os serviços. Dessa forma, podem entender como o trabalho deles pode somar para o desenvolvimento do negócio.

Adote práticas de valorização e reconhecimento

Ao reconhecer um trabalho bem realizado, você incentiva o engajamento e também a construção de relações de confiança, como devem ser as parcerias de trabalho.Assim, reconhecimento e valorização também são práticas que influenciam a produtividade dos trabalhadores terceirizados. E, por isso é importante reconhecer o desempenho deles quando os objetivos forem conquistados.

Tenha cuidado com a subordinação

O êxito da terceirização de serviços está fortemente ligado à gestão. Por isso, é importante supervisionar, apoiar e monitorar os resultados das equipes terceirizadas. No entanto, é fundamental ficar atento às questões de subordinação. Essa é uma das maiores causas de reclamações trabalhistas no Brasil.Como o profissional terceirizado não é subordinado direto, essa é uma relação de trabalho diferente. E assim, essa relação deve ser vista como uma parceria. Caso contrário, o funcionário terceirizado pode reclamar na justiça o vínculo empregatício com a contratante. E, de modo geral, oferece melhor remuneração e benefícios.Portanto, é essencial adotar uma gestão harmoniosa e produtiva entre colaboradores da empresa e terceirizados.

Monitore as horas dos funcionários terceirizados

Seja contratado pela CLT ou como prestador de serviço, todo profissional representa um investimento para a empresa. Por isso, é importante monitorar os funcionários terceirizados e avaliar o investimento. Tudo isso com o objetivo de identificar o retorno para a empresa.Questões como quantas horas extras o terceirizado fez na última semana, quantas horas têm efetivamente trabalhado por dia, quantas faltas ele tem — tudo isso deve ser monitorado.

De quem é a responsabilidade de monitorar o ponto do terceirizado?

A obrigação de fazer o controle das horas dos empregados terceirizados é da empresa prestadora de serviço . Respeitar essa determinação legal é importante para evitar que a contratante sofra com processos trabalhistas.Vale se atentar ao fato de que o aparelho utilizado pelos prestadores de serviço para marcação do ponto não pode ser o mesmo usado pelos colaboradores da contratante.

Motorista de aplicativo e empregados domésticos: como fica o controle de horas trabalhadas?

Atualmente, a lei entende que, como não existe subordinação dos motoristas às empresas de aplicativos, não é exigido o controle de horas trabalhas.Já as domésticas devem fazer a marcação de ponto, por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, de acordo com a Lei Complementar 150/2015, que rege o emprego doméstico.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada com mais de 5000 empresas e 100.000 usuários em toda América Latina. Com uma plataforma simples, econômica e segura, fornece uma solução moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Teste pontomais 2019

Quer saber mais sobre gestão de funcionários terceirizados? Então entre em contato conosco!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui