Voltar ao Blog
gestão de epi

Crise Econômica: Como Melhorar a Gestão de EPIs na Sua Empresa?

Convidado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Após a fundação de uma das mais relevantes plataformas da esfera de Saúde e Segurança do Trabalho, houve uma mudança significativa para o Mercado de Equipamentos de Proteção. 

Atualmente, esse sistema permite aos profissionais de Segurança do Trabalho, RH e aos proprietários de empresas envolvidos com EPI (Equipamentos de Proteção Individual) obter informações de natureza técnica que ofereçam maior segurança às suas compras de EPI.

Essa plataforma se chama ConsultaCA.com e, quando lançada, tinha o propósito de permitir a busca por informações técnicas sobre EPI. Diante do panorama da pandemia, o sistema se tornou um grande hub de conexão entre compradores, profissionais e fornecedores.

Ao longo destes 7 anos e mais de 1 milhão de usuários orientados, a equipe da ConsultaCA.com  se tornou apta a descobrir alguns problemas relativos a EPI dentro das mais diversas empresas. Continue lendo e veja alguns insights sobre o assunto!

O Sistema de Gestão de EPI da Sua Empresa é Eficiente?

Sou profissional de Segurança do Trabalho e, atualmente, respondo pelo departamento Técnico/Comercial da SafetyTec. Já trabalhei em projetos industriais de grande porte, com consumo mensal na casa dos milhões e com passagem por fornecedores de EPI. 

O que trago de mais importante nessa experiência? Que eu nunca havia feito uma gestão concreta e eficiente de Equipamentos de Proteção nas organizações pelas quais passei e, por este motivo, deixei de agregar muito nessas empresas. 

Qual a importância disso?



1 - O profissional de Saúde e Segurança do Trabalho tem um papel fundamental na implementação da legislação trabalhista, cujo propósito é preservar a integridade Física e Saúde do Trabalhador;

2 - Ser o gestor de investimentos e gastos relativos à SST, sobretudo com EPI que, em muitas empresas, representa mais 70% dos gastos com Segurança do Trabalho.

Se você se questionou, vou sugerir um diagnóstico muito simples:



1 - Já calculou o gasto mensal com EPI em sua empresa ou quanto foi investido no último ano?

2 - Você fez ou faz planejamento dos gastos com SST na companhia?

Porque se Preocupar com os Custos do EPI na Empresa?

As preocupações com os gastos de uma empresa devem estar sempre atualizadas. Dito isso, a constituição do preço dos produtos envolve um elemento muito importante: os custos.

A Segurança do Trabalho é um custo muito relevante, uma vez que se trata de uma mão-de-obra indireta, ou seja, que não está envolvida diretamente com a produção. 

Na prática, isso significa que quando o profissional de Segurança do Trabalho não se preocupa com gastos e planejamento, ele pode perder o controle. A falta de controle financeiro pode levar à redução de gastos com aquisição de EPI’s e Serviços de Segurança, limitações nas melhorias do setor, entre outros itens.

Como Promover uma Gestão de EPI Eficiente?

Vamos dividir em 3 elementos:

Contratempos Trabalhistas

Um dos maiores desafios para uma gestão de EPI eficiente são os registros de entrega e onde eles ficam arquivados. Os complicadores mais comuns em relação a isso estão associados ao uso da ficha de registro física. 

Esta forma de registrar os EPI’s não somente demanda mais tempo do profissional como, principalmente, engloba o risco de rasura ou o extravio da mesma.

Como Melhorar: o item 6.6.1 Parágrafo “h” e Portaria SIT 107 de 25 de Agosto de 2009, determinam que o empregador é responsável por registrar a entrega dos EPI’s aos colaboradores, seja ela por meio de livros, fichas ou sistema eletrônico. 

Neste sentido, qualquer um dos registros citados acima poderá atendê-lo legalmente. Porém, utilizando um sistema eletrônico de registro de EPI’s, as informações estarão seguras em um banco de dados, poderão ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento - sem falar na economia de tempo.

busca epi

Planejamento

Ao adotar um planejamento simples, como acompanhar o consumo e definir métricas de gastos, é possível evitar diversos problemas. Alguns deles são: o consumo elevado de EPI’s, a falta de controle sobre o uso dos equipamentos e gastos não previstos em seu orçamento.

Ressaltamos que gastar menos que estava previsto neste orçamento permite investir na qualificação dos trabalhadores, em EPI’s de melhor qualidade ou até em premiações para setores e colaboradores.    

Custos

Controlar seu estoque de EPI’s e planejar suas compras é fundamental para evitar uma necessidade emergencial. 

Um custo pouco calculado por profissionais que estão envolvidos com aquisição de EPI são os prejuízos provocados pela paralisação de uma frente de trabalho pela falta de equipamentos de proteção adequados.

Por isso, é importante ter um plano de ação para evitar que esse tipo de situação gere rombos no orçamento.

Fornecedores de EPI 

Escolher um fornecedor confiável de EPI’s é um fator fundamental para uma boa gestão. Isso auxilia no controle dos gastos, na diminuição dos custos, otimiza seu tempo e oferece diversas vantagens - como consultorias, promoções e orientações técnicas, por exemplo.  

Existem algumas plataformas gratuitas para busca de EPI, onde é possível registrar sua demanda de equipamentos e encontrar  fornecedores em todo o país.

Substituição de EPI dos Colaboradores

Trata-se de um fator crítico, pois é necessário estar atento ao período de troca do equipamento. Quando um EPI é utilizado por mais tempo do que ele foi projetado, pode perder a capacidade de proteção e deixar o colaborador vulnerável. 

Como fazer a troca: se a sua empresa tiver poucos funcionários, uma planilha simples pode auxiliar nesse controle. Porém, com muitos empregados, fica difícil manejar todas essas informações.

Neste caso, é possível adotar um sistema de Controle e Gestão de EPI que ofereça segurança jurídica, previdenciária e economia de tempo.

busca epi

Adotando as orientações acima, ainda será necessário mapear quais outras ferramentas de gestão podem ser adotadas para melhorar ainda mais a sua rotina de gestor de SST.

Lembre-se: com a implementação das ferramentas adequadas, o departamento pode aumentar a sua produtividade, o controle e a gestão de equipamentos. Otimize seu tempo!

Este artigo foi produzido por Thiago Avelino, CEO e Fundador da Busca EPI

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui