Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui
Voltar ao Blog
gestão de benefícios

Gestão de benefícios: entenda a importância e como fazer de maneira eficaz

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 

A gestão de benefícios é um conjunto de mecanismos usados pelas empresas para oferecer diversas formas de remuneração, além dos salários, aos seus colaboradores. Tais remunerações são chamadas de incentivos.

Ademais, ressalta-se que essa gestão vai desde a escolha do tipo de incentivo até o efetivo recebimento pelos colaboradores. Diante disso, é clara a necessidade de sua aplicação nas empresas. Contudo, alguns empregadores não entendem sua importância e como deve ser implementada. Para entender o tema, acompanhe esse post e saiba mais!

Qual a importância de ter uma gestão de benefícios eficiente?

A gestão de benefícios é essencial para o departamento de recursos humanos, já que ajuda na fidelização e manutenção de colaboradores. Isso porque essa prática mantém a motivação da equipe e colaboradores motivados não desejam abandonar seus cargos.

Não é segredo que os colaboradores são a força da empresa, pois cumprem os objetivos e metas empresariais, tornando-se parceiros reais dos empregadores. Logo, devem ser motivados o tempo todo para serem mais produtivos e auxiliarem no crescimento da empresa.

Que tipos de benefícios podem ser oferecidos?

Ao se criar um plano de gestão de benefícios, podem ser oferecidos os seguintes incentivos, além dos básicos:

Quais as vantagens de oferecer benefícios aos colaboradores?

Investir em gestão de benefícios gera vantagens aos empregadores. Entre elas, pode-se listar:

Integração Pontomais e VR

Como fazer uma gestão de benefícios eficaz?

Para iniciar uma gestão de benefícios, certas práticas podem ser adotadas. A seguir, relacionaremos as principais delas.

1. Utilizar ferramentas para o controle

Uma boa ideia é investir no gerenciamento dos benefícios a serem atribuídos a cada colaborador. Isso pode acontecer por meio de um sistema automatizado, apto a manter atualizadas as informações dos recursos humanos e guardá-las, de forma permanente.

Assim, um gestor do departamento de recursos humanos será avisado do momento de alterar os dados capazes de influenciar na concessão de determinados benefícios.

2. Oferecer benefícios de acordo com o perfil de cada colaborador

Oferecer benefícios de acordo com o perfil do colaborador é a uma forma de flexibilizá-los. Desse modo, os benefícios serão para suprir as necessidades dos colaboradores. Para isso, é preciso que o gestor saiba o que é importante para cada um e qual o seu perfil.

É recomendada a criação de grupos internos, tendo seus participantes identidades semelhantes e receberam os mesmos benefícios com reais significados para eles.

3. Investir em recompensas e reconhecimento

Os incentivos são utilizados como maneira de recompensar os colaboradores pela produtividade. Nesse caso, eles permanecem motivados e são recompensados pelo bom trabalho, em especial quando é realizado em equipe.

Pode-se empregar benefícios como viagens ou bonificações, incentivos mais específicos, considerados como premiações.

4. Criar uma política interna clara

A política interna é o melhor modo de comunicação entre empregadores e colaboradores. Nela são explícitos todos os benefícios a serem oferecidos e em quais situações. Deve ficar claro qual o processo para adquiri-los, promovendo iguais chances a todos os seus colaboradores. Toda a política interna precisa ser informada desde o recrutamento, demonstrando a transparência da empresa.

Portanto, é fato que a gestão de benefícios otimiza o nível de engajamento dos colaboradores, que se tornam mais produtivos. Além disso, aumenta-se a qualidade dos produtos e serviços prestados de maneira simples, já que o colaborador motivado tem ainda mais atenção ao seu trabalho, tornando o parceiro número das empresas.

Gostou desse post? Então leia também sobre como fazer a gestão por competência em uma empresa!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como fazer a gestão de dados e o controle de ponto dos colaboradores?

A gestão de dados auxilia ativamente na atuação estratégica do RH de uma empresa. Veja algumas dicas para alavancar seus resultados organizacionais!

Ler mais

Contrato verde amarelo

O Contrato Verde Amarelo promove flexibilização na contratação. Essa nova modalidade de contratação visa a inserção de jovens ao mercado de trabalho.

Ler mais

Perfil comportamental: o que é e como impacta na gestão de pessoas?

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta usada pelos profissionais de RH. Tem o objetivo de mapear o comportamento dominante de um colaborador.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!