Voltar ao Blog
gerenciar uma equipe a distância pontomais 2019

Gestão de pessoas: como gerenciar uma equipe a distância?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Quem é dono de uma pequena ou média empresa sempre executa funções que vão além da administração do negócio. Essa prática torna o tempo escasso, por isso, o ideal é encontrar ferramentas que otimizem a rotina. Gerenciar a equipe a distância e trabalhar em home office podem ser ótimas soluções.

Nesse caso, é essencial conhecer meios para que isso seja feito da melhor forma. Essa é uma atividade que requer esforço de ambas as partes: tanto o gestor quanto os colaboradores devem estar em sintonia para que o trabalho funcione.

Pensando em todos os detalhes, elaboramos algumas dicas para colocar seu processo de gestão de pessoas a distância em prática e obter os melhores resultados. Confira as principais dicas a seguir!

Defina objetivos claros

O sucesso no gerenciamento de uma equipe depende basicamente das metas definidas. Todos devem estar cientes do trabalho a ser desenvolvido, bem como de quais são suas respectivas metas — que precisam ser tanto individuais quanto coletivas.

A clareza dos objetivos ajuda cada profissional a saber quais tarefas devem ser priorizadas. Isso também facilita a avaliação do gestor.

Todas as metas devem ser deliberadas com base em um planejamento específico, seja ele mensal, trimestral, semestral ou anual. Por isso, pense estrategicamente antes de definir os seus objetivos e o da sua equipe.

Estabeleça uma rotina

O excesso de liberdade pode ser prejudicial para a produtividade da equipe. Portanto, estabeleça uma rotina que possa ser seguida por todos. Essa pauta deve especificar quais são os resultados esperados pela empresa e oferecer a flexibilidade necessária para que cada profissional trabalhe da melhor maneira.

O foco deve ser sempre a entrega. Assim, ao estabelecer uma rotina, dê liberdade para que cada trabalhador chegue ao resultado esperado por conta própria.

Planeje-se para evitar imprevistos

Gerenciar uma equipe a distância também requer planejamento da parte do gestor. Ele deve ter alta capacidade de resolução de problemas, pois não é uma boa prática recorrer aos profissionais sempre que estiver diante de uma situação urgente ou quando não tiver tempo para resolvê-la.

Se a equipe segue uma rotina, o gestor deve fazer o mesmo. Interrompê-la para resolver seus problemas faz que se ele perca a produtividade.

Tenha encontros periódicos

O trabalho a distância pode funcionar plenamente, mas é importante que se determinem datas para encontros presenciais. Essa relação é fundamental para que o laço entre o gestor e a equipe se fortaleça, bem como para que seja possível avaliar se tudo está acontecendo conforme o esperado.

Os encontros periódicos também podem servir para fomentar a interação entre integrantes da equipe, fazer avaliações de feedback e oferecer premiações.

Determine os processos de comunicação

Quando se gerencia uma equipe a distância, os processos de comunicação precisam estar bem definidos para que a produtividade não seja prejudicada. É essencial que todos saibam de que forma podem entrar em contato com o gestor, com outros membros da equipe e como devem documentar o trabalho que é feito.

Nesse aspecto, é possível ter o apoio de ferramentas (e-mail ou um comunicador instantâneo) para facilitar a interação.

Seja um gestor presente

Por mais que o gerenciamento seja feito a distância, é essencial que o gestor se faça presente. A equipe precisa saber que existe um profissional à disposição para facilitar o trabalho, determinar ações e alinhar estratégias.

Para isso, uma boa ideia é usar as funções de uma ferramenta de gestão de equipe, como o controle de ponto. É importante ter o máximo possível de processos e ferramentas que tornem o trabalho mais seguro e simples de executar.

Use um controle de ponto eletrônico no seu home office

O controle da jornada de trabalho pode ser feito com um software de ponto eletrônico como o da Pontomais, que oferece mais tempo e mobilidade sem deixar de cumprir a legislação vigente.

Somente uma equipe assídua e dedicada às tarefas diárias é capaz de trazer resultados positivos para toda a empresa. Com o auxílio da nossa ferramenta, é possível reduzir custos, otimizar a assiduidade dos funcionários e obter relatórios completos para avaliar os colaboradores, definir metas e aplicar programas de melhorias e incentivos.

Como se trata de um recurso terceirizado, a empresa ainda garante o suporte técnico e as atualizações que melhoram o software. Assim, fica mais fácil fazer um bom trabalho de gerenciamento da equipe a distância.

Outro ponto que pode ser fundamental na gestão de pessoas é o treinamento dos funcionários. Invista em seu time e tenha resultados de suceso!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui