Voltar ao Blog
gamefication

Gamificação: motive sua equipe usando este método infalível!

Chega de trabalho manual!

Faça o acompanhamento em tempo real dos seus colaboradores e fechamento da folha ponto em 3 cliques.

Aproveite agora

Em tempos de concorrência acirrada, consumidores mais exigentes e baixo comprometimento de colaboradores, as empresas precisam encontrar soluções para avançar e seguir à frente.Empresas são o resultado do trabalho das pessoas, e então, a melhor maneira de impulsionar resultados é fazer com que as pessoas produzam mais e melhor.A gamificação já é utilizada por empresas de ponta como forma de motivar suas equipes, superar os objetivos e aumentar os níveis de comprometimento de todos os colaboradores. Portanto, vamos entender o que é e como funciona? Acompanhe!

O que é gamificação?

A ideia é criar uma competição saudável dentro da empresa, com metas definidas e regras transparentes. O objetivo é envolver os colaboradores em tarefas mais relevantes para a organização. Podendo gerar premiações simbólicas ou reais, dependendo da estrutura disponível.A competição pode ser individual ou por equipes, sendo que em equipe o jogo fica mais emocionante e a integração entre colaboradores é melhorada. Assim, além de envolver a todos, a empresa ganhará com o compartilhamento de boas práticas entre os participantes.

Como começar?

Com seu planejamento em mãos ― se ainda não o tem, elabore ― reúna os gestores, apresente a ideia, seus objetivos, e elaborem a estrutura da competição. Procure desenvolver as ideias de forma a incentivar os colaboradores a pensar de maneira empreendedora, criando novas soluções e interagindo em equipes.

Os objetivos podem começar por redução de custos, aumento de vendas, otimização de processos, redução de faltas, atestados, acidentes de trabalho e outros problemas que seus gestores possam lhe apontar.

Apresente a ideia a todos

O objetivo é criar envolvimento, correto? Então, é preciso apresentar a gamificação de forma lúdica, atraente e envolvente. Uma atmosfera de descontração deve ser criada, mostrando que se trata de algo inovador, importante para o desenvolvimento dos colaboradores e, principalmente, que é uma excelente maneira de ver e ser visto.Inúmeros talentos podem ser descobertos em meio ao jogo. Porque as pessoas descobrirão como fazer tarefas rotineiras de forma nova, mais interessante e produtiva para todos.

Defina metas e objetivos

Com a estrutura completa, metas e objetivos precisam ser bem definidos e comunicados de forma clara. É, então, importante criar níveis a serem alcançados, sempre liberando dicas para passar ao próximo nível.Premiações simbólicas e pontuações são fundamentais. Com o reconhecimento público dos que estiverem à frente, sem deixar qualquer falha nesta etapa. Mas, lembre-se que seus objetivos devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Divulgue os indicadores

É fundamental divulgar os indicadores de performance, de forma a guiar os colaboradores na direção desejada. Conhecidos os indicadores, os resultados devem ser divulgados. Sempre com o reconhecimento público dos participantes e equipes mais engajados e com resultados melhores.Mensagens de motivação são muito pertinentes, afinal, o objetivo é engajar seus colaboradores e gerar integração entre as equipes. Um local interessante para estas mensagens pode ser o ponto eletrônico, por onde todos passam diariamente.

Use a tecnologia para otimizar os processos

Algumas empresas adotaram ferramentas de gamificação disponíveis no mercado. Elas permitem integração com o ERP da empresa ou com o ponto eletrônico, no caso de faltas, absenteísmo e outros aspectos constarem como indicadores. Assim, as mensagens, bem como o acompanhamento dos resultados poderão ser feitos em tempo real, trazendo mais vibração e deixando a competição mais produtiva.Gerar comprometimento de seus colaboradores é um desafio com um prêmio muito desejado por todas as empresas. Pessoas que pensam como donos do negócio, autogeridas, menos dependentes e com maior capacidade de gerar novas ideias podem impulsionar sua empresa a níveis nunca sonhados. De repente, o sonho virou realidade!Já participou de gamificação alguma vez e quer compartilhar? Gostou da matéria e quer saber mais? Deixe seu comentário!A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. Com mais de 5000 empresas e 100.000 usuários em toda América Latina. Assim, com uma plataforma simples, econômica e segura, fornece uma solução moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...