Voltar ao Blog
gamificação

Você Sabe o Que é Gamificação e Como Aplicá-la na Integração de Novos Colaboradores Online?

Convidado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A pandemia do COVID-19 trouxe uma nova perspectiva para o trabalho, que inclui a gamificação. Por conta do isolamento social, muitos tiveram que trabalhar no sistema home office, pela internet, e as empresas tiveram que se adaptar rapidamente a esta realidade.

Ao analisar os processos corporativos, verifica-se que a internet e a tecnologia podem ser grandes aliados na redução de custos e melhores resultados. E a pandemia do coronavírus acelerou o processo de transformação tecnológica e digital nas empresas.

Para atingir o máximo de eficácia no trabalho virtual, os profissionais de RH precisam pensar em estratégias diferentes para este novo momento. Nos programas de integração, uma novidade tem ganhado cada vez adeptos: a gamificação.

Nos programas de integração, também conhecidos como onboarding, a maneira tradicional é fazer uma reunião com o novo contratado em uma sala de reuniões e passar uma apresentação sobre a empresa..

Como os profissionais do RH sabem, a eficiência deste tipo de ação impacta diretamente a velocidade de adaptação do novo contratado e o sucesso dele na companhia.

Então, como fazê-lo reter o conhecimento transmitido no programa de integração a distância? Apostando na gamificação!

O Que é Gamificação?

A gamificação tem como proposta o “aprender brincando”, propondo experiências educacionais que levam o aprendizado a um nível mais profundo no cérebro de quem participa do projeto. Esses jogos podem ser realizados em plataformas online, o que é ideal para o momento de isolamento social que estamos passando.

A aplicação de estratégias de gamificação é bem sucedida porque as pessoas mudaram a sua forma de aprender. Até as escolas têm aproveitado novas formas de ensinar as crianças, de uma maneira mais divertida e tecnológica.

Propor algo novo não é fácil. É preciso um estudo profundo na forma, no público e nas melhores ferramentas para que você possa ter sucesso. E uma coisa é certa: a gamificação é o que precisa para fazer uma integração online de sucesso.

Gamificação Aplicada no Onboarding

O poder da gamificação nos programas de integração podem ser apresentados de várias formas, presenciais ou online. Por conta dos desafios impostos pela pandemia, transmitir conhecimento pela internet tornou-se a única maneira de transmitir conhecimento.

Para trabalhar no ambiente online, você deve contar com uma plataforma que ofereça esse tipo de serviço. Para isso, o mais indicado é buscar empresas com experiência no assunto e possam auxiliar na criação das atividades.

Além disso, as plataformas de gamificação contam com recursos de design, que fortalecem o aprendizado.

Vale ressaltar que o objetivo da gamificação nos programas de integração é propor uma atividade didática, com maior dinâmica, seja no ambiente online ou no presencial.

Os projetos que trazem o conceito de gamificação proporcionam uma reação diferente no cérebro, se comparado ao ensino tradicional. Criar ambientes com jogos ativa camadas diferentes das emoções e da visão, o que reforça a atenção ao conteúdo. 

Se os colaboradores estiverem expostos aos estímulos corretos, também é possível trabalhar a gamificação no ensino de novas habilidades, pois a ação dos jogos modifica a maneira que as pessoa raciocinam por meio da neuroplasticidade.

No livro “Jogar para Aprender: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Design de Jogos”, do escritor Karl Kapp, especialista em gamificação aplicada aos negócios, é apresentado um estudo sobre o impacto da gamificação nas empresas.

O autor aponta que a gamificação é 17% mais eficiente que palestras e 5% melhor que a criação de mesas de discussões.

Apesar de resultados comprovadamente melhores, a gamificação aplicada ao mundo corporativo pode levar ao individualismo. Por isso, é indicado que as as atividades sejam realizadas em grupo, com desafios ou missões que façam as pessoas se comunicarem.

Gamificação Para a Nova Geração

Nos últimos anos, o mundo corporativo viu a entrada dos millennials, geração das pessoas nativas digitalmente, no mercado de trabalho. Eles já são mais de 50% dos colaboradores nas empresas.

Isso tem levado a uma grande mudança na cultura organizacional, já que o perfil comportamental é diferente do tradicional.

Como nasceram com a internet em suas casas, engajar colaboradores como os millennials é mais fácil através de atividades que são realizadas na internet. Esse público também preza por um ambiente de trabalho mais leve e flexível.

Então, propor uma experiência a partir da gamificação para esse público será realmente um fator primordial para o engajamento do novo colaborador.

Como Fazer os Jogos de Onboarding?

Um programa de integração bem definido é aquele que transmite informações essenciais - como a cultura e a história da empresa - além de situar o colaborador de forma completa sobre o ramo de atuação.

Existem diversos jogos que o profissional de RH pode propor. O ponto inicial para se ter ideia sobre qual jogo escolher é definir o objetivo principal.

É possível fazer atividades específicas para os valores, outra para a história. Tudo depende do que o RH acredita que é mais importante. Ao definir esses itens, o profissional do RH deverá identificar qual a forma do jogo mais adequada para aquele propósito.

Por exemplo: para contar a história da empresa, aposte em técnicas de storytelling. Uma das técnicas mais conhecidas para isso é a Jornada do Herói. 

Além dessa, as técnicas mais utilizadas são:

É importante que os jogos tenham apenas um objetivo, com regras simples para que a atividade tenha foco no conhecimento e no aprendizado.

Ainda, o profissional de RH que criar e implementar a gamificação deverá ter amplo conhecimento do perfil comportamental dos colaboradores que participarão da atividade, com objetivo de propor ações que se adequam melhor ao que cada um tem em seus pontos fortes.

Para te auxiliar, encontramos alguns jogos em que você pode se inspirar:

Resultados Mais Rápidos

A gamificação tem o potencial de transformar o processo de integração da sua empresa em uma experiência inesquecível para os colaboradores.

Ter um programa de onboarding eficiente significa acelerar a adaptação do novo contratado na empresa, o que será fundamental na retomada no pós pandemia, pois esse será um momento de otimização do trabalho e de redução de custo.

Além disso, com o uso das plataformas de gamificação para a educação corporativa, o profissional de RH poderá acompanhar o desenvolvimento do jogo em tempo real, o que é estrategicamente interessante.

Por fim, aplicar a gamificação na sua empresa ajudará a reduzir o nível de turnover e ajudará na permanência dos talentos da sua empresa. É uma solução que, realmente, terá impacto no sucesso das suas ações e metas.

gamificação engage

Este artigo foi produzido pela equipe da Engage exclusivamente para o blog da Pontomais

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui