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Entenda o papel estratégico do RH nos processos de fusões e aquisições

Hendrik Machado
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Fusões e aquisições são processos comuns entre as empresas hoje. Mas geram um clima de insegurança e tensão, tanto nos colaboradores quanto nos líderes. Por isso, o RH deve exercer papel fundamental na gestão da mudança e no clima organizacional.

Contudo, nem sempre as companhias sabem lidar com essa fase e acabam não dando atenção para a preparação dos colaboradores durante esse processo de metamorfose no ambiente corporativo.

Nesse artigo, vamos explicar melhor sobre o papel do RH nas fusões e aquisições, e como a automação dos processos pode ser útil. Confira!

Definição de fusão e aquisição de empresas

Os processos de fusão e aquisição podem ser compreendidos como um agrupamento de ações empresariais que tem como fim a obtenção ou a composição de corporações. Este trabalho viabiliza a compra, venda e concentração das organizações.

A fusão acontece quando há a união de duas ou mais corporações, ou seja, as empresas se fundem, como o próprio nome propõe. Desse modo, acontece o desaparecimento das companhias que se fundiram e surge um novo negócio que assume as antigas atividades e obrigações.

Já a aquisição acontece quando uma corporação compra a outra. Logo, uma das companhias permanece e a outra terá uma nova direção que pode decidir por mantê-la ou alterá-la.

A aquisição tem o intuito de controlar a empresa que foi adquirida, enquanto a fusão funciona como uma união de negócios.

Tanto a fusão quanto a aquisição geram uma reorganização da corporação, o que pode causar conflitos internos. Esses desafios surgem, pois, a união de empresas acaba promovendo divergências de cultura, processos e a saída da zona de conforto.

Logo, os profissionais podem se sentir inseguros, confusos e insatisfeitos. Por isso, é fundamental que o RH atue ativamente nesses processos a fim de preparar os colaboradores e a gestão de modo geral para passar com mais leveza por essa mudança.

Principais ações do RH no processo de fusão e aquisição de empresas

A seguir veremos o papel do RH nas fusões e aquisições de empresas e o porquê de ele ser tão importante. Confira!

Pré-fusão

Na etapa da pré-fusão, é papel do RH ficar atento às divergências dos novos perfis comportamentais, avaliar as arquiteturas de cargos, alinhar os modelos de lideranças, entre outras questões.

Dessa forma, é possível prevenir conflitos relacionados à gestão e cultura organizacional. É imprescindível que todos os integrantes da equipe estejam alinhados em relação à missão, visão e valores da companhia.

Gerar uma base firme e comum a todos os profissionais, é um dos principais papéis do RH para que o processo de fusão seja feito sem grandes desafios.

Fusão

Durante a fusão, o RH deve avaliar a motivação dos colaboradores e sanar suas dúvidas. Nessa etapa a comunicação é muito importante, porque os profissionais estarão ansiosos e curiosos para saber com quais mudanças vão ter que lidar e até que ponto elas os afetam.

Logo, explique se haverá alterações de membros das equipes, se o direcionamento das estratégias permanecerão os mesmos, se ainda há dados que não foram devidamente alinhados e que há a necessidade de aguardar, entre outras questões.

O RH não precisa ter todas as respostas, até porque muitas mudanças não serão tão imediatas e nem chegarão ao conhecimento do setor com tanta rapidez, no entanto, deixar os colabores cientes, inclusive das incertezas, é importante para gerar confiança e parceria.

Outro ponto relevante é evitar fofocas e informações desencontradas, logo, o RH deve tomar cuidado para deixar os dados alinhados e comuns a todos.

Pós-fusão

Já na etapa pós-fusão, viabilizar que as pessoas certas estejam nos lugares certos, avaliar as performances e verificar o estilo de liderança resultante. Ou seja, analise se os times formados realmente estão sincronizados em relação ao perfil comportamental e especializações.

Observe se há necessidade de um novo remanejamento de funcionários ou da aplicação de feedbacks e treinamentos para alinhar ainda mais as equipes.

Busque avaliar o estilo de gestão e incorporá-lo em toda a companhia para que se torne um padrão e viabilize a formação de uma cultura organizacional forte e ética.

Aquisição

No processo de aquisição as mesmas dicas acima devem ser seguidas. Logo, conheça o perfil e a cultura dos profissionais da empresa que está sendo adquirida e faça um planejamento estratégico para retê-los da melhor forma possível.

Tome cuidado para não impor uma mudança muito drástica e desrespeitar o tempo de cada indivíduo. Seja claro e objetivo, e dê a oportunidade para o colaborador se adaptar a sua nova realidade.

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Automação como fator-chave para um RH de sucesso

Automatizar processos é um fator-chave para um RH de sucesso, especialmente, durante as fases de fusões e aquisições.

Isso se explica pelo fato de que quando todos os processos são manuais, ocorre uma grande perda e imprecisão de informações. Isso faz com que os dados da companhia se tornem pouco fidedignos e falhos.

Logo, é imprescindível contar com o auxílio da tecnologia para promover a automação dos processos. Com isso, desde a marcação de ponto, até a mensuração dos lucros obtidos, haverá uma documentação precisa, segura e com acesso fácil.

Desse modo, os dados não ficam perdidos em infinitas pastas e papéis, bem como não correm o risco de serem extraviados, danificados ou, até mesmo, adulterados. Isso gera mais segurança para a empresa e para seus colaboradores, além de promover a sustentabilidade e garantias legais.

Como vimos, o papel do RH nas fusões e aquisições é de extrema importância e é indispensável para que o sucesso desses processos se faça. Por isso, é importante seguir as dicas expostas acima, para que essas obtenções ou uniões de empresas sejam fontes de lucros, crescimentos e sucessos no mercado.

Não se esqueça de acoplar a tecnologia a esses processos para otimizá-los e torná-los mais seguros. Quando as empresas se preocupam com a segurança e a qualidade de seus processos, consegue tornar-se mais estratégica e competitiva no mercado, conquistando tanto o público interno, quanto para o externo.

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