Ter uma empresa e produzir um produto ou serviço de qualidade não é uma tarefa simples, né? O funil de vendas pode te ajudar justamente nisso!
Mesmo quando você consegue oferecer a melhor proposta na área em que abrange, é preciso que os clientes conheçam sua empresa, cheguem até ela e se tornem compradores. Afinal, de nada adianta ser o melhor do mercado se ninguém sabe disso!
Mas como utilizar a internet e as ferramentas disponíveis online para movimentar o seu departamento comercial e integrar marketing e vendas para obter resultados? Como converter os visitantes e fechar negócio? Qual a importância do monitoramento de dados e estatísticas para conhecer e conquistar o seu futuro cliente? É o que você vai descobrir a seguir.
Uma das técnicas que precisa ser dominada para uma venda satisfatória é a do funil de vendas, o pipeline. O nome faz referência às etapas necessárias desde o visitante saber da existência da sua empresa até resolver adquirir o seu produto ou contratar o serviço oferecido.
Os processos estão divididos em três, pensando em um funil com topo, meio e fundo. É com esta técnica que você irá conduzir o cliente até a compra de forma ativa, sem forçar a venda, mostrando que sua empresa oferece a melhor solução para aquilo que ele procura.
E ainda, as etapas do funil irão te consolidar como especialista da área e podem ajudar até mesmo no pós-venda.
É nesta etapa que a sua empresa entra no radar dos visitantes pela primeira vez. Aqueles que antes não conheciam o seu produto ou serviço acabam se deparando com o seu site durante as buscas na internet sobre um assunto do seu segmento.
Também chamada de etapa da consciência, é quando você cria uma demanda que, por vezes, o futuro cliente não sabia que tinha.
Este é o momento de mostrar, de forma simples e objetiva, que você entende do assunto que está abordando em seu site, blog ou na plataforma que você optar por usar. Ou seja, você se mostra uma empresa confiável e especializada.
Neste primeiro contato, é preciso ter em mente que o futuro cliente não conhece a sua área de abrangência e, por isso, chegou até você.
Assim, é preciso falar com uma linguagem menos técnica e mais acessível, para instigar o usuário. Se você não tomar cuidado nesta etapa, pode afastar o futuro cliente e desperdiçar um lead.
Outro ponto a ressaltar é que nem todos os visitantes que entram no topo do funil acabam concluindo a compra. Por isso, saiba que nada está garantido e que você deve conduzir e educar o usuário para que ele possa se preparar para se tornar um cliente e entenda o valor do seu trabalho.
Para esta etapa, a orientação é usar mídias que sejam mais dinâmicas e chamem a atenção. Vídeos curtos, infográficos e textos em formato de lista são boas escolhas.
As listas vão ajudar a situar o visitante no universo do seu produto e ainda tiram dúvidas rápidas sobre seu segmento. Por exemplo, se sua empresa vende sapatos, dê ideias para aumentar a longevidade do produto, melhores formas de limpeza, como escolher o modelo ideal para o seu pé, etc.
Os vídeos e infográficos são indicados por serem de mais rápida assimilação do usuário. É interessante trazer dados, que dão mais credibilidade ao conteúdo apresentado, mas que sejam pontuais e em pequena quantidade.
Abastecer os perfis oficiais nas redes sociais da empresa com conteúdos em texto, foto e vídeo, gifs, chamadas para o blog e interação com o público também prometem levar o usuário que navega pela internet até sua página.
Outra dica é se atentar para o ranqueamento dos conteúdos no Google, usando palavras-chave, meta descrição e outras técnicas de SEO nas matérias publicadas nas páginas.
A partir de agora, com o visitante já conhecendo sua página, ele leu sobre o assunto que buscava e, possivelmente, reconheceu que tinha um problema, uma carência por algum produto ou serviço que sua empresa pode oferecer.
Neste momento, é hora de apresentar soluções para os questionamentos mais aprofundados que o cliente em potencial tem. Por isso, é preciso que você tenha, à disposição, conteúdos mais especializados para encaixar no seu funil de vendas.
Para esta etapa, você pode pensar na produção de podcasts, ebooks, seminários na web e newsletters.
Para criar um relacionamento e uma conexão ainda maior com o cliente, a empresa pode restringir estes conteúdos, liberando gratuitamente mediante um breve cadastro, no qual o usuário vai preencher telefone, email, cidade ou outros dados que possam ajudar a traçar o perfil do comprador e formas de manter contato.
Estes dados colhidos irão ajudar a monitorar o comportamento do usuário e a potencializar estratégias de marketing mais direcionadas para o público-alvo da empresa.
Finalmente, chegamos na parte onde o futuro cliente se torna, de fato, um comprador.
Ele já avaliou o seu produto ou serviço, comparou com outras empresas e optou por esta compra pela experiência online da qual usufruiu.
O cliente reconheceu o valor do seu produto, estabeleceu um vínculo e está pronto para fechar negócio.
Classificada como referência no mercado, a sua empresa deve apresentar, em suas páginas, cases de sucesso, avaliações e depoimentos dos clientes.
Eles serão o incentivo final para que o usuário tenha certeza de que está fazendo uma boa compra.
Depois desta etapa, a recomendação é, ainda, cuidar do pós-vendas, tomando o cuidado para que a entrega do produto ou serviço e pós-atendimentos sejam feitos de forma eficaz.
E pronto, com uma boa experiência, o seu recém-cliente acaba sendo o novo promotor da sua empresa. Ele irá comentar com seu círculo social sobre todo o processo e trazer mais visitantes para as páginas, continuando o ciclo do funil.
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