Voltar ao Blog
funil de vendas pontomais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Gabriel Colombo

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Ter uma empresa e produzir um produto ou serviço de qualidade não é uma tarefa simples, né? O funil de vendas pode te ajudar justamente nisso! 

Mesmo quando você consegue oferecer a melhor proposta na área em que abrange, é preciso que os clientes conheçam sua empresa, cheguem até ela e se tornem compradores. Afinal, de nada adianta ser o melhor do mercado se ninguém sabe disso! 

Mas como utilizar a internet e as ferramentas disponíveis online para movimentar o seu departamento comercial e integrar marketing e vendas para obter resultados? Como converter os visitantes e fechar negócio? Qual a importância do monitoramento de dados e estatísticas para conhecer e conquistar o seu futuro cliente? É o que você vai descobrir a seguir. 


Funil de vendas – O que é?

Uma das técnicas que precisa ser dominada para uma venda satisfatória é a do funil de vendas, o pipeline. O nome faz referência às etapas necessárias desde o visitante saber da existência da sua empresa até resolver adquirir o seu produto ou contratar o serviço oferecido. 

Os processos estão divididos em três, pensando em um funil com topo, meio e fundo. É com esta técnica que você irá conduzir o cliente até a compra de forma ativa, sem forçar a venda, mostrando que sua empresa oferece a melhor solução para aquilo que ele procura. 

E ainda, as etapas do funil irão te consolidar como especialista da área e podem ajudar até mesmo no pós-venda. 


Entenda as etapas do funil de vendas


O topo

É nesta etapa que a sua empresa entra no radar dos visitantes pela primeira vez. Aqueles que antes não conheciam o seu produto ou serviço acabam se deparando com o seu site durante as buscas na internet sobre um assunto do seu segmento. 

Também chamada de etapa da consciência, é quando você cria uma demanda que, por vezes, o futuro cliente não sabia que tinha. 

Este é o momento de mostrar, de forma simples e objetiva, que você entende do assunto que está abordando em seu site, blog ou na plataforma que você optar por usar. Ou seja, você se mostra uma empresa confiável e especializada. 

Neste primeiro contato, é preciso ter em mente que o futuro cliente não conhece a sua área de abrangência e, por isso, chegou até você. 

Assim, é preciso falar com uma linguagem menos técnica e mais acessível, para instigar o usuário. Se você não tomar cuidado nesta etapa, pode afastar o futuro cliente e desperdiçar um lead. 

Outro ponto a ressaltar é que nem todos os visitantes que entram no topo do funil acabam concluindo a compra. Por isso, saiba que nada está garantido e que você deve conduzir e educar o usuário para que ele possa se preparar para se tornar um cliente e entenda o valor do seu trabalho. 


Dicas 

Para esta etapa, a orientação é usar mídias que sejam mais dinâmicas e chamem a atenção. Vídeos curtos, infográficos e textos em formato de lista são boas escolhas. 

As listas vão ajudar a situar o visitante no universo do seu produto e ainda tiram dúvidas rápidas sobre seu segmento. Por exemplo, se sua empresa vende sapatos, dê ideias para aumentar a longevidade do produto, melhores formas de limpeza, como escolher o modelo ideal para o seu pé, etc. 

Os vídeos e infográficos são indicados por serem de mais rápida assimilação do usuário. É interessante trazer dados, que dão mais credibilidade ao conteúdo apresentado, mas que sejam pontuais e em pequena quantidade. 

Abastecer os perfis oficiais nas redes sociais da empresa com conteúdos em texto, foto e vídeo, gifs, chamadas para o blog e interação com o público também prometem levar o usuário que navega pela internet até sua página. 

Outra dica é se atentar para o ranqueamento dos conteúdos no Google, usando palavras-chave, meta descrição e outras técnicas de SEO nas matérias publicadas nas páginas. 


O meio 

A partir de agora, com o visitante já conhecendo sua página, ele leu sobre o assunto que buscava e, possivelmente, reconheceu que tinha um problema, uma carência por algum produto ou serviço que sua empresa pode oferecer. 

Neste momento, é hora de apresentar soluções para os questionamentos mais aprofundados que o cliente em potencial tem. Por isso, é preciso que você tenha, à disposição, conteúdos mais especializados para encaixar no seu funil de vendas. 


Dicas 

Para esta etapa, você pode pensar na produção de podcasts, ebooks, seminários na web e newsletters. 

Para criar um relacionamento e uma conexão ainda maior com o cliente, a empresa pode restringir estes conteúdos, liberando gratuitamente mediante um breve cadastro, no qual o usuário vai preencher telefone, email, cidade ou outros dados que possam ajudar a traçar o perfil do comprador e formas de manter contato. 

Estes dados colhidos irão ajudar a monitorar o comportamento do usuário e a potencializar estratégias de marketing mais direcionadas para o público-alvo da empresa. 


O fundo 

Finalmente, chegamos na parte onde o futuro cliente se torna, de fato, um comprador. 

Ele já avaliou o seu produto ou serviço, comparou com outras empresas e optou por esta compra pela experiência online da qual usufruiu. 

O cliente reconheceu o valor do seu produto, estabeleceu um vínculo e está pronto para fechar negócio. 


Mais Dicas 

Classificada como referência no mercado, a sua empresa deve apresentar, em suas páginas, cases de sucesso, avaliações e depoimentos dos clientes. 

Eles serão o incentivo final para que o usuário tenha certeza de que está fazendo uma boa compra. 

Depois desta etapa, a recomendação é, ainda, cuidar do pós-vendas, tomando o cuidado para que a entrega do produto ou serviço e pós-atendimentos sejam feitos de forma eficaz. 


Conclusão

E pronto, com uma boa experiência, o seu recém-cliente acaba sendo o novo promotor da sua empresa. Ele irá comentar com seu círculo social sobre todo o processo e trazer mais visitantes para as páginas, continuando o ciclo do funil.


A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!