Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber
Luciano Otto

A folha de pagamento é um dos itens mais importantes no departamento pessoal de uma empresa. Esse documento tem diversas finalidades, desde as mais operacionais - como, por exemplo, organizar a contabilidade da empresa - até o papel fiscal e contábil.


Por isso, criamos um artigo completo sobre folha de pagamento, com tudo o que você precisa saber sobre legislação, erros mais comuns e como facilitar os processos de folha no dia a dia.


Vem com a gente.

Afinal, Para que Serve a Folha de Pagamento?

A folha de pagamento reúne informações do empregado e da empresa, gerando um documento que indica todos os valores de remuneração, impostos, descontos e bonificações dos trabalhadores. Assim, assegura que os colaboradores tenham a sua remuneração recebida corretamente, sem atrasos ou faltas.

Veja abaixo todos os itens que devem constar em uma folha de pagamento:

Gerir com eficiência a folha de pagamento é um dos pilares para o bom funcionamento da empresa, especialmente para a saúde financeira dos negócios.

Erros cometidos durante a elaboração da folha podem trazer problemas para os colaboradores, além de muitas dores de cabeça para os empregadores. Isso significa que a elaboração da folha de pagamento exige atenção redobrada e expertise.

O Que a Legislação Diz Sobre a Folha de Pagamento?

De acordo com o Art. 255 do Decreto 3048 - que regulamenta a Previdência Social - todas as empresas são obrigadas a emitir folha de pagamento mensal. Nesse documento, devem constar a remuneração paga, devida ou creditada a todos os funcionários pelo seu serviço.

Além disso, o decreto também estabelece que a companhia deve manter, em cada estabelecimento, uma via da folha e os respectivos recibos de pagamento

Por fim, a legislação determina que a empresa deve lançar mensalmente os fatos geradores de todas as suas contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos. Esse lançamento deve ser feito de forma discriminada e em títulos próprios da contabilidade da companhia. 

Quais os Principais Erros na Folha de Pagamento?

Por ser um processo tão importante no dia a dia do Departamento Pessoal, listamos alguns dos maiores desafios da folha de pagamento no dia a dia. Saiba mais:

1. Cálculo Errado

Qualquer registro errado no sistema ou planilha pode comprometer seriamente o fechamento da folha de pagamento. Por isso, é fundamental que, ao gerar a folha de pagamento, cada informação seja cuidadosamente verificada e conferida.

Como muitos percentuais incidem sobre a remuneração dos funcionários, erros de cálculo acabam sendo cometidos. É comum encontrar a inserção de informações incorretas referentes a horas extras, adicionais e benefícios, INSS e faltas, levando ao cálculo errado.

Por isso, fique atento a todos os detalhes no momento do cálculo da folha para que nenhum número saia errado e comprometa a remuneração do trabalhador.

2. Centralização de Dados

Deixar todas as informações da folha de pagamento concentradas em apenas um computador é um enorme risco para a empresa. Isso porque se o aparelho sofrer algum dano, todos os dados podem ser perdidos.

3. Problemas com Fórmulas Automáticas e Falta de Backups

Uma fórmula errada pode gerar uma folha de pagamento com remunerações totalmente incorretas, prejudicando o funcionário e acarretando sérios prejuízos financeiros para a empresa. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados em relação a fórmulas automáticas. 

Além disso, a empresa deve manter um backup constante de todas as informações geradas para a elaboração da folha de pagamento. Isso evita que os eventuais problemas com o servidor comprometam os dados.

4. Falhas na Previsão dos Custos

Em alguns momentos, é possível que ocorram falhas no planejamento financeiro da empresa. Alguns motivos podem ser: esquecer de prever o gasto com 13º salário, os bônus e as premiações, por exemplo. 

Isso gera graves transtornos para o negócio, já que sai caro ter de recorrer a empréstimos para arcar com os custos da folha de pagamento.

5. Não Contar com as Mudanças na Empresa

Um erro muito comum quando de trata da folha de pagamento é ignorar a mudança de situação dos trabalhadores. Fique atento a mudanças de cargo, volta da licença-maternidade, agendamento de férias, benefícios e, até mesmo, desligamentos.

6. Desatenção à Legislação Trabalhista

Além da situação dos colaboradores, as legislações fiscal e trabalhista também sofrem alterações e, por isso, precisam ser constantemente acompanhadas. Ignorar essas mudanças pode acarretar diversas questões, como causas trabalhistas e o pagamento de multas.

Exemplo disso é a reforma trabalhista, que trouxe uma série de mudanças nas relações entre empregadores e empregados. Algumas delas influenciam diretamente na folha de pagamento.

7. Planilhas e Controle de Ponto Manual 

Por incrível que pareça, ainda é comum a utilização de planilhas e de registros manuais. O controle de ponto manual é uma das principais causas de erros na folha de pagamento, pois exige muita mão de obra do RH, gera processos exaustivos e passíveis de equívocos. 

Se a planilha tiver algum problema ou se o registro manual apresentar algum defeito ou rasura, por exemplo, todos os dados podem ser perdidos

Como Otimizar os Processos de Folha de Pagamento?

  • Invista em Controle de Ponto Online

O software de registro de ponto auxilia na gestão de informações e dados para o cálculo correto da folha de pagamento, pois automatiza a elaboração do espelho-ponto. Além disso, ele otimiza a gestão de jornada e mantém todos os registros em segurança.

  • Acompanhe as Horas Trabalhadas Regularmente

É muito importante que o RH faça o controle de horas regularmente. Afinal, os colaboradores podem realizar horas extras, acumular banco de horas, ter muitas faltas e atrasos, entre outros itens que afetam diretamente a folha de pagamento. 

  • Identifique os Problemas de Gestão de Pagamentos

É possível que a empresa desenvolva problemas com a folha de pagamento por falta de organização e problemas de gestão. Para resolver esses desafios, o ideal é que o gestor reavalie os processos e busque opções viáveis para melhorar e agilizar a gestão de pagamentos.

  • Padronize a Estrutura de Cargos e Salários

Manter os funcionários motivados é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Para alcançar esse objetivo, é fundamental ter uma política de remuneração eficiente e justa. Ao definir uma estrutura de cargos e salários, os colaboradores podem entender como funciona a distribuição das remunerações, bem como as gratificações e benefícios.

  • Mantenha os Dados Atualizados

Funcionários podem mudar de estado civil, ter novos dependentes, mudar de cargo e a própria legislação trabalhista pode ser alterada. Por isso, é imprescindível manter atualizados os dados de todos os colaboradores regularmente.

  • Automatize os Pagamentos

Com a facilidade oferecida pelos bancos, as empresas podem automatizar os pagamentos rotineiros. Para otimizar os processos de folha de pagamento, é possível deixar os salários agendados diretamente com o banco e acompanhar seu andamento via web.

Essa facilidade evita atrasos. A tecnologia oferece essas e muitas outras facilidades para que os gestores possam aprimorar os processos de folha de pagamento

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Carnaval é Feriado? Veja os Feriados Obrigatórios e Pontos Facultativos em 2021!

Estamos nos aproximando do mês de fevereiro e, durante esse período, começa a surgir aquela dúvida, que ainda é motivo de discussões entre colaboradores e empresas: Afinal, Carnaval é feriado? Saiba mais!

Ler mais

Descanso Semanal Remunerado: O Que é, Regras na CLT, Como Calcular e Mais

O descanso semanal remunerado é um direito de todos os trabalhadores que operam em regime CLT. Por isso, é muito importante conhecer as regras, saber como calcular o descanso remunerado e entender todos os detalhes de como ele funciona!

Ler mais

Modelo de Folha de Ponto: Conheça Tipos, Diferenças e Como Funciona

Você conhece todos os modelos de folha de ponto? Essa ferramenta pode ser manual, eletrônica ou digital, e cada modelo de folha de ponto oferece uma vantagem diferente. Acesse para conhecer os tipos de folha de ponto, suas diferenças e saber como funciona!

Ler mais

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(