Voltar ao Blog
felicidade e satisfação dos funcionários Pontomais

Por que a felicidade e satisfação dos funcionários são importantes?

Hendrik Machado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A felicidade e a satisfação dos funcionários tem se tornado cada vez mais uma preocupação para as organizações.Isso é devido à sua importância para a obtenção do diferencial competitivo e no crescimento da empresa.

A motivação é a base para a felicidade e satisfação do funcionário em seu ambiente de trabalho. Ela afeta diretamente a sua vida pessoal. Assim, quando a empresa investe seu tempo e recursos para proporcionar a satisfação de seus colaboradores, ela obtém retorno em curto prazo e consegue reter seus talentos.

Você sabe de quais outras maneiras a empresa pode se beneficiar da satisfação dos funcionários? Continue a leitura e descubra!

Aumento da Produtividade

Funcionários felizes com a empresa se empenham mais para realizar o seu trabalho e buscam também o seu próprio crescimento.

Assim, a energia que um colaborador motivado se transmite para o ambiente no qual está inserido e ajuda no crescimento dos demais trabalhadores, fazendo com que a empresa obtenha melhores resultados por meio do aumento da produtividade.

Ebook de gestão de tempo

Redução de Custos e do Turnover

Quando os colaboradores estão satisfeitos com a empresa e seu trabalho, dificilmente vão optar por trabalhar na concorrência. Essa retenção criada pela motivação implica na redução do turnover e traz crescimento por meio da redução de custos.

O turnover gera custos nos desligamentos, processos de recrutamento e seleção, admissão, treinamentos e de integração. Por isso, prefira investir na felicidade e satisfação dos funcionários. Dessa forma, não tendo tantos custos como os citados acima e para não perder os talentos de sua equipe.

Colaboradores Mais Engajados

Os investimentos da empresa em seu capital humano, quando bem realizados, criam nos colaboradores a responsabilidade de dar retorno sobre o investimento feito. Esses planos de motivação também demonstram respeito pelos colaboradores e reconhecimento da importância dos recursos humanos para a empresa.

Dessa forma, os colaboradores se sentem mais envolvidos e dispostos a executarem bem o seu trabalho. Rendendo bons resultados para a organização.

Melhor Clima Organizacional

O clima organizacional pode ser entendido como a satisfação do colaborador com o ambiente em que está inserido e com o relacionamento com os demais colegas de trabalho. Os profissionais passam boa parte do seu dia dentro da empresa.

E assim, precisam se sentir à vontade e seguros nesse ambiente para conseguir trazer bons resultados. O bom clima organizacional colabora para o engajamento dos funcionários, para o trabalho em equipe, conduta ética, maior motivação e diminui o desgaste.

Maior Qualidade Operacional

Funcionários motivados e satisfeitos com a empresa tendem a buscar seu próprio crescimento. Seja por meio de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento. Isso faz com que o profissional se torne mais apto e criativo para desempenhar seu trabalho.

Essa capacitação permite, também, que o colaborador melhore seu atendimento ao cliente, pois diminui os erros na execução do trabalho e apresenta um desempenho acima dos funcionários desmotivados. Como visto, as organizações podem se beneficiar com a felicidade e satisfação dos funcionários de diversas maneiras.

As ações de motivação e retenção dos colaboradores requerem mais investimento de tempo dos gestores do que de investimento financeiro. Ou seja, trazem um grande retorno para os resultados da empresa e o melhor: grande parte das ações não implica em gastos.

Podemos citar como exemplos de ações que visam a satisfação do colaborador: feedback regular, comunicação interna eficiente, benefícios atrativos, salários compatíveis com o mercado, recompensas pelos bons resultados, treinamentos, etc.

Está disposto a investir na felicidade e satisfação dos seus funcionários para colher bons resultados? Então comece agir agora mesmo!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui