Voltar ao Blog
falecimento do empregado

Falecimento do empregado: como a empresa deve proceder?

Ricardo Nacarato
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Não é fácil lidar com a morte. Devemos respeito à dor e ao sofrimento dos amigos e familiares. Mas e quando ocorre o falecimento do empregado da sua empresa? Será que ela deve tomar algumas medidas específicas ou não? Esse é o tema que vamos discutir neste artigo, pois, é algo que pode vir a acontecer.

Mostraremos quais são as primeiras ações que devem ser tomadas, bem como os direitos que os dependentes e familiares têm. Você vai saber também como ocorre o processo de homologação da rescisão por falecimento e o que acontece no caso de morte por acidente de trabalho.

Quais são as primeiras ações que devem ser tomadas?

Quando a empresa é informada sobre o falecimento do empregado, ela deve providenciar a rescisão do contrato de trabalho. Nesse caso, trata-se de uma demissão por falecimento e o seu objetivo é o de garantir os direitos do empregado aos seus dependentes. É como se houvesse um pedido de demissão sem aviso prévio.

Sendo assim, os valores que não foram recebidos em vida pelo funcionário passam a ser pagos em parcelas iguais aos dependentes por meio da Previdência Social. Mas a empresa não pode descontar o aviso prévio e o seguro-desemprego fica inabilitado para saque pelos familiares. Já o FGTS e as eventuais cotas do PIS podem ser sacados.

Dicionário do RH Pontomais

Quais são os direitos que os dependentes e familiares têm?

Os dependentes e familiares de um trabalhador falecido têm o direito de receber:

Destacamos que os descontos como imposto de renda, INSS, vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição, plano de saúde e outros continuam valendo, entretanto, sempre referente aos dias trabalhados. Já o pagamento deve ser feito em cotas iguais no prazo máximo de 10 dias a partir da data de desligamento.

Como ocorre o processo de homologação?

Se o funcionário que faleceu estivesse trabalhando na sua empresa por mais de 1 ano, a homologação da rescisão por falecimento é obrigatória. Portanto, você deve fazer o possível para evitar atrasos nesse processo. Mesmo assim, a família do funcionário pode entregar os documentos dele com atraso.

Caso isso aconteça, peça para o dependente assinar um documento declarando que a entrega está em atraso. Isso isenta a sua empresa de receber multas pelo atraso. Se não souber quem são os dependentes do trabalhador falecido, é possível depositar os valores na Justiça do Trabalho por meio de uma Ação de Consignação em Pagamento Judicial.

Solicite a carteira de trabalho do empregado para dar baixa nela com a data do falecimento e as demais atualizações que estejam pendentes.

O que acontece quando a morte é por acidente de trabalho?

Quando o falecimento do empregado é por acidente de trabalho, a empresa deve emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) junto à Previdência Social. Os familiares também podem requerer o documento por meio do sindicato.

No caso de morte que ocorreu por culpa da empresa, os familiares podem entrar na Justiça para solicitar indenização por danos morais e materiais. Essa solicitação também compete as despesas funerárias.

O falecimento do empregado é um momento de consternação para todos. Portanto, não esqueça de cumprir a legislação e, ao mesmo tempo, considerar que uma vida se foi e que pessoas estão sofrendo por isso. Se possível, ofereça o auxílio necessário para acompanhar os familiares e dependentes nos primeiros dias.

O clima organizacional da sua empresa também deve ser trabalhado quando ocorre uma situação assim. Ter um RH estratégico, nessas horas, é fundamental. Saiba mais sobre a atuação e benefícios dele neste outro artigo.

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Ponto Digital Cresce 20% com o Aumento do Home Office

O ponto digital é uma ótima saída para empresas que operam em home office. Por conta da pandemia do COVID 19, o percentual de companhias que optam por essa modalidade de trabalho e utilizam o ponto digital subiu em 20%. Por isso, conheça mais sobre o ponto digital.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui