Por Que Investir na Experiência do Colaborador?

Por Que Investir na Experiência do Colaborador?
Convidado

Este artigo foi escrito pela equipe da Twygo especialmente para o blog da Pontomais.


Há pouco tempo, o colaborador era tratado simplesmente como alguém que prestava serviços a empresa. O relacionamento entre empregador e empregado era distante e a experiência do colaborador para com a empresa não era uma grande preocupação. 

Com o passar do tempo, ficou claro para as empresas que não oferecer uma boa experiência para o colaborador acarretava uma série de problemas. Mas, do que exatamente estamos falando?

Neste post iremos nos aprofundar na definição de experiência do colaborador. Vamos descobrir quais os benefícios de gerenciá-la de maneira saudável e, por fim, vamos te dar algumas dicas de como deixar os colaboradores mais satisfeitos e saudáveis dentro da empresa. 

Continue lendo!

Experiência do Colaborador: Do Que Se Trata?

Experiência do colaborador, também conhecida como Employee Experience, diz respeito à percepção que um colaborador tem sobre a empresa a qual trabalha. Essa percepção é formada desde a contratação até o desligamento. 

Integração e comunicação das equipes, condições de trabalho, abordagem dos gestores e outros componentes da cultura organizacional são fatores que influenciam na satisfação do colaborador. Quanto maior essa satisfação, melhor a impressão sobre a organização da empresa - e isso afeta diretamente o desempenho de todos.

Mas, como melhorar a experiência do colaborador e quais são os benefícios diretos para a empresa?!

Benefícios de Investir na Gestão da Experiência do Colaborador

Muito se fala sobre o investimento na experiência do consumidor (Customer Experience), mas poucas empresas falam e investem na experiência do colaborador. O ponto principal é: não tornar a caminhada do colaborador algo saudável tanto para ele, quanto para a empresa, gera uma lacuna que pode ser a raiz de muitos problemas internos. 

Esse cenário afeta os resultados individuais e, principalmente, influencia todo o ambiente de trabalho. A falta de saúde organizacional pode causar muitos danos, pois sabemos bem que o desempenho da empresa e a qualidade do produto ou serviço estão diretamente ligados ao desempenho dos colaboradores.

Confira os principais benefícios de ficar atento à experiência do colaborador:

Aumenta a Retenção de Talentos

Sabemos que a rotatividade gera muitos gastos para as empresas, além do custo do recrutamento e onboarding do colaborador, não podemos ignorar o fato de que algumas experiências vão embora quando um bom colaborador sai da empresa.

Um dos grandes benefícios que as empresas conquistam com o employee experience é fazer com que as pessoas desejem permanecer e crescer juntamente com a empresa. Isso acontece pois, além de serem reconhecidos e valorizados, trabalham em um local que valoriza o clima organizacional e que investe para melhorá-lo. Certamente todos ganham.

Aumenta o Engajamento

Colaboradores que não estão engajados tendem a executar suas funções sem preocupação com resultados, deixando de lado o potencial que pode ser aproveitado. Isso afeta o processo produtivo e gera queda na qualidade final do produto ou serviço.

Quando a empresa promove uma boa experiência para os seus ao colaboradores, temos um cenário diferenciado. As pessoas que compõem as equipes atingem outro nível de comprometido e dedicação e qualquer pessoa que entre no time tende a assumir o mesmo comportamento.

Pesquisas mostram que pessoas motivadas produzem mais e melhor, além de normalmente dedicar mais tempo para o cumprimento das atividades designadas, seja com projetos ou com sua rotina.

Esse engajamento só é alcançado na sua plenitude quando as pessoas sentem que têm autonomia para execução das suas atividades e, principalmente, quando sabem que podem contar com a liderança e com seus pares.

Leia também: Como aplicar práticas para manter os colaboradores engajados

Diminui o Absenteísmo 

O absenteísmo é quando um colaborador começa a faltar o trabalho seguidamente. Sabemos que essas ausências influenciam diretamente a capacidade produtiva da equipe, pois o time acaba ficando desfalcado - o que pode causar sobrecarga aos demais colaboradores, afetando a qualidade do serviço e o nível de satisfação.

Mas por que as pessoas faltam ao seu trabalho? Esse comportamento pode ter várias razões: 

  • Péssimo ambiente de trabalho;
  • Carga horária abusiva; 
  • Excesso de atividades;
  • Lideranças tóxicas. 

A taxa de absenteísmo é utilizada na hora de medir o desempenho da empresa, já que a desmotivação dos funcionários é consequência da falha na gestão de pessoas.

Um bom programa de clima organizacional focado na experiência dos colaboradores tende a reverter esse cenário. Isso acontece pois, além de oferecer um clima mais leve para o trabalho, oferece aos colaboradores as ferramentas e conhecimentos necessários para a execução das atividades

Consequentemente, gera um clima de confiança nas pessoas e cria a percepção de propósito, que precede o movimento e o desejo por ser parte da equipe e da empresa.

Aumenta a Produtividade 

Quando os colaboradores ficam engajados e motivados, é completamente natural que seu rendimento também vá para as alturas. Isso porque se cria uma consciência de impacto do trabalho no desempenho e no resultado da empresa, além de gerar um propósito ao ir trabalhar todos os dias. 

Afinal, o ambiente se torna descontraído e seus esforços são reconhecidos

Para entender um pouco melhor sobre como o investimento na experiência do colaborador transforma os colaboradores, a IBM criou um índice para classificar como essa mudança afeta diretamente o ambiente de trabalho

Confira:

Índice de Experiência do Colaborador

É preciso mensurar, de alguma forma, a experiência do colaborador, certo? Afinal, se trata de um termo muito amplo e requer métricas para determinar a qualidade do processo. Para isso, a IBM criou um indicador global sobre o ambiente de trabalho e seu impacto nos negócios. 

Eles definem a experiência ideal a partir de cinco critérios:

  1. Pertencimento

É a sensação de estar dentro de um time, que evolui e impacta a empresa. Se dá através de uma integração ideal, com sensação de pertencimento à cultura organizacional.

  1. Propósito

Diz respeito a compreensão do colaborador em relação a importância do seu trabalho e o impacto do seu desempenho na empresa. Está relacionado com a motivação de ir ao trabalho.

  1. Realização

Se refere a sensação de missão cumprida ao concluir as tarefas. Combinada ao propósito, se obtém uma boa performance.

  1. Felicidade

É o nível de satisfação e prazer dentro do trabalho. Representa o vínculo emocional com a empresa.

  1. Vigor

É a energia, a empolgação e o ânimo em dar o seu melhor em cada tarefa designada, além da resiliência frente aos desafios

Em uma pesquisa feita em 2017, 96% das empresas com os melhores índices de experiência do colaborador citam alta performance entre seu funcionários.

“Ou seja: um bom score no índice está diretamente ligado ao desempenho positivo e retenção de talentos.”

Além do índice, é conhecido também o ranking da experiência do colaborador, que mede as melhores empresas para se trabalhar no mundo. Vamos conferir?

Ranking da Experiência do Colaborador

O ranking da experiência do colaborador avalia as melhores empresas para se trabalhar no mundo em 3 quesitos: espaço físico, cultura organizacional e tecnologia. Isso classifica as empresas em 9 categorias: 

  1. Inexperiente

Empresas que não investem na experiência do colaborador.

  1. Tecnologicamente Emergente

Organizações que precisam melhorar o ambiente tecnológico.

  1. Fisicamente Emergente

Organizações que precisam aprimorar o ambiente físico.

  1. Culturalmente Emergente

Organizações que precisam construir uma cultura organizacional.

  1. Engajada

Empresas que unem o ambiente cultural ao físico.

  1. Empoderada

Empresas que desenvolvem o ambiente tecnológico e cultural.

  1. Ativada

Empresas que combinam o ambiente físico ao tecnológico.

  1. Pré-Experiencial 

Empresas que conseguem bons resultados nos 3 quesitos, mas não se aprofundam em nenhum deles.

  1. Experiencial

Empresas especialistas em experiência ao colaborador; com alta qualidade em todos os ambientes.

Conhecer todas essas informações é fundamental para tornar a sua empresa um bom lugar para se trabalhar - além de criar ótimas experiências para os seus colaboradores

Mão na Massa!

E aí? Você já parou para avaliar como está a experiência dos colaboradores na sua empresa? Nós preparamos um teste para você medir! 

Você terá acesso a um diagnóstico completo para saber como anda a experiência dos colaboradores da sua empresa e como melhorá-la. Não vai perder, vai?

É só clicar no banner abaixo!

banner twygo


Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

O Que é Gestão de Pessoas e Como Colocá-la em Prática na Sua Empresa

Entenda a importância da gestão de pessoas, conheça seus pilares e saiba como colocá-la em prática na sua empresa hoje mesmo.

Ler mais

Por Que Investir na Experiência do Colaborador?

Você sabe como aprimorar a experiência do colaborador pode ser benéfico para a sua empresa? Além de tornar a equipe mais engajada, ajuda na diminuição do turnover, aumenta a produtividade e auxilia no employer branding da sua empresa!

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Veja também

Kit Férias

Montamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.

Ler mais

8 Motivos para Investir em Controle de Ponto Online

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.

Ler mais

Onboarding Virtual

O onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui

Opa! Me da uma ultima chance?

< Infográfico >

Carteira de Trabalho Digital

Saiba qual é o passo a passo caso o colaborador já tenha uma carteira de trabalho física ou não.
Não tenho interesse :(