Este artigo foi escrito pela equipe da Twygo especialmente para o blog da Pontomais.
Há pouco tempo, o colaborador era tratado simplesmente como alguém que prestava serviços a empresa. O relacionamento entre empregador e empregado era distante e a experiência do colaborador para com a empresa não era uma grande preocupação.
Com o passar do tempo, ficou claro para as empresas que não oferecer uma boa experiência para o colaborador acarretava uma série de problemas. Mas, do que exatamente estamos falando?
Neste post iremos nos aprofundar na definição de experiência do colaborador. Vamos descobrir quais os benefícios de gerenciá-la de maneira saudável e, por fim, vamos te dar algumas dicas de como deixar os colaboradores mais satisfeitos e saudáveis dentro da empresa.
Continue lendo!
Experiência do colaborador, também conhecida como Employee Experience, diz respeito à percepção que um colaborador tem sobre a empresa a qual trabalha. Essa percepção é formada desde a contratação até o desligamento.
Integração e comunicação das equipes, condições de trabalho, abordagem dos gestores e outros componentes da cultura organizacional são fatores que influenciam na satisfação do colaborador. Quanto maior essa satisfação, melhor a impressão sobre a organização da empresa - e isso afeta diretamente o desempenho de todos.
Mas, como melhorar a experiência do colaborador e quais são os benefícios diretos para a empresa?!
Muito se fala sobre o investimento na experiência do consumidor (Customer Experience), mas poucas empresas falam e investem na experiência do colaborador. O ponto principal é: não tornar a caminhada do colaborador algo saudável tanto para ele, quanto para a empresa, gera uma lacuna que pode ser a raiz de muitos problemas internos.
Esse cenário afeta os resultados individuais e, principalmente, influencia todo o ambiente de trabalho. A falta de saúde organizacional pode causar muitos danos, pois sabemos bem que o desempenho da empresa e a qualidade do produto ou serviço estão diretamente ligados ao desempenho dos colaboradores.
Confira os principais benefícios de ficar atento à experiência do colaborador:
Sabemos que a rotatividade gera muitos gastos para as empresas, além do custo do recrutamento e onboarding do colaborador, não podemos ignorar o fato de que algumas experiências vão embora quando um bom colaborador sai da empresa.
Um dos grandes benefícios que as empresas conquistam com o employee experience é fazer com que as pessoas desejem permanecer e crescer juntamente com a empresa. Isso acontece pois, além de serem reconhecidos e valorizados, trabalham em um local que valoriza o clima organizacional e que investe para melhorá-lo. Certamente todos ganham.
Colaboradores que não estão engajados tendem a executar suas funções sem preocupação com resultados, deixando de lado o potencial que pode ser aproveitado. Isso afeta o processo produtivo e gera queda na qualidade final do produto ou serviço.
Quando a empresa promove uma boa experiência para os seus ao colaboradores, temos um cenário diferenciado. As pessoas que compõem as equipes atingem outro nível de comprometido e dedicação e qualquer pessoa que entre no time tende a assumir o mesmo comportamento.
Pesquisas mostram que pessoas motivadas produzem mais e melhor, além de normalmente dedicar mais tempo para o cumprimento das atividades designadas, seja com projetos ou com sua rotina.
Esse engajamento só é alcançado na sua plenitude quando as pessoas sentem que têm autonomia para execução das suas atividades e, principalmente, quando sabem que podem contar com a liderança e com seus pares.
Leia também: Como aplicar práticas para manter os colaboradores engajados
O absenteísmo é quando um colaborador começa a faltar o trabalho seguidamente. Sabemos que essas ausências influenciam diretamente a capacidade produtiva da equipe, pois o time acaba ficando desfalcado - o que pode causar sobrecarga aos demais colaboradores, afetando a qualidade do serviço e o nível de satisfação.
Mas por que as pessoas faltam ao seu trabalho? Esse comportamento pode ter várias razões:
A taxa de absenteísmo é utilizada na hora de medir o desempenho da empresa, já que a desmotivação dos funcionários é consequência da falha na gestão de pessoas.
Um bom programa de clima organizacional focado na experiência dos colaboradores tende a reverter esse cenário. Isso acontece pois, além de oferecer um clima mais leve para o trabalho, oferece aos colaboradores as ferramentas e conhecimentos necessários para a execução das atividades.
Consequentemente, gera um clima de confiança nas pessoas e cria a percepção de propósito, que precede o movimento e o desejo por ser parte da equipe e da empresa.
Quando os colaboradores ficam engajados e motivados, é completamente natural que seu rendimento também vá para as alturas. Isso porque se cria uma consciência de impacto do trabalho no desempenho e no resultado da empresa, além de gerar um propósito ao ir trabalhar todos os dias.
Afinal, o ambiente se torna descontraído e seus esforços são reconhecidos.
Para entender um pouco melhor sobre como o investimento na experiência do colaborador transforma os colaboradores, a IBM criou um índice para classificar como essa mudança afeta diretamente o ambiente de trabalho.
Confira:
É preciso mensurar, de alguma forma, a experiência do colaborador, certo? Afinal, se trata de um termo muito amplo e requer métricas para determinar a qualidade do processo. Para isso, a IBM criou um indicador global sobre o ambiente de trabalho e seu impacto nos negócios.
Eles definem a experiência ideal a partir de cinco critérios:
É a sensação de estar dentro de um time, que evolui e impacta a empresa. Se dá através de uma integração ideal, com sensação de pertencimento à cultura organizacional.
Diz respeito a compreensão do colaborador em relação a importância do seu trabalho e o impacto do seu desempenho na empresa. Está relacionado com a motivação de ir ao trabalho.
Se refere a sensação de missão cumprida ao concluir as tarefas. Combinada ao propósito, se obtém uma boa performance.
É o nível de satisfação e prazer dentro do trabalho. Representa o vínculo emocional com a empresa.
É a energia, a empolgação e o ânimo em dar o seu melhor em cada tarefa designada, além da resiliência frente aos desafios.
Em uma pesquisa feita em 2017, 96% das empresas com os melhores índices de experiência do colaborador citam alta performance entre seu funcionários.
“Ou seja: um bom score no índice está diretamente ligado ao desempenho positivo e retenção de talentos.”
Além do índice, é conhecido também o ranking da experiência do colaborador, que mede as melhores empresas para se trabalhar no mundo. Vamos conferir?
O ranking da experiência do colaborador avalia as melhores empresas para se trabalhar no mundo em 3 quesitos: espaço físico, cultura organizacional e tecnologia. Isso classifica as empresas em 9 categorias:
Empresas que não investem na experiência do colaborador.
Organizações que precisam melhorar o ambiente tecnológico.
Organizações que precisam aprimorar o ambiente físico.
Organizações que precisam construir uma cultura organizacional.
Empresas que unem o ambiente cultural ao físico.
Empresas que desenvolvem o ambiente tecnológico e cultural.
Empresas que combinam o ambiente físico ao tecnológico.
Empresas que conseguem bons resultados nos 3 quesitos, mas não se aprofundam em nenhum deles.
Empresas especialistas em experiência ao colaborador; com alta qualidade em todos os ambientes.
Conhecer todas essas informações é fundamental para tornar a sua empresa um bom lugar para se trabalhar - além de criar ótimas experiências para os seus colaboradores
Mão na Massa!
E aí? Você já parou para avaliar como está a experiência dos colaboradores na sua empresa? Nós preparamos um teste para você medir!
Você terá acesso a um diagnóstico completo para saber como anda a experiência dos colaboradores da sua empresa e como melhorá-la. Não vai perder, vai?
É só clicar no banner abaixo!
Entenda a importância da gestão de pessoas, conheça seus pilares e saiba como colocá-la em prática na sua empresa hoje mesmo.
Ler maisVocê sabe como aprimorar a experiência do colaborador pode ser benéfico para a sua empresa? Além de tornar a equipe mais engajada, ajuda na diminuição do turnover, aumenta a produtividade e auxilia no employer branding da sua empresa!
Ler maisA assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.
Ler maisMontamos um checklist e uma planilha completa para te ajudar a organizar as férias dos seus colaboradores de forma prática e eficiente.
Ler maisDe acordo com o Ministério do Trabalho, somente as empresas com mais de 20 colaboradores têm obrigatoriedade de utilizar o controle de ponto.
Ler maisO onboarding de novos colaboradores é fundamental para finalizar o processo de uma contratação bem sucedida. Mas como fazê-lo a distância? Veja algumas dicas neste infográfico completo!
Ler maisNosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil
Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.
Opa! Me da uma ultima chance?