Voltar ao Blog
Estratégia do oceano azul: afinal, o que é? Pontomais 2019

Estratégia do oceano azul: afinal, o que é?

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

O mercado está altamente competitivo. Logo, para sobressair, não adianta insistir nas mesmas estratégias e competir por um oceano vermelho, repleto de concorrentes. É preciso adotar a estratégia do oceano azul.Do inglês Blue Ocean Strategy, a ideia foi criada pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgner. A tática está baseada na criatividade e na insatisfação com o status quo, fatores que levam à mudança de mercado.Nos próximos tópicos, vamos explicar o que é, qual a importância e como a estratégia funciona. Boa leitura!

O que é a estratégia do oceano azul?

Antes de entender a estratégia, é preciso compreender os dois tipos de oceanos: vermelho e azul. Ao olhar para o ambiente externo, você vai enxergar uma série de mercados que já existem. Neles, há uma forte competição entre os concorrentes por critérios de custo e qualidade. Esses mercados são oceanos vermelhos.Por outro lado, existem mercados que ainda não foram criados ou são pouquíssimos explorados. Neles, há boas margens de lucro e crescimento empresarial. Por consequência, são chamados de oceanos azuis.Assim, a estratégia reside na transição de um oceano vermelho, altamente competitivo, para um azul, com margens atraentes e possibilidade de crescimento. Logo, é possível fazer negócios de forma mais bem-sucedida.

Pontomais 2019

Qual a importância para a empresa?

Ao olhar para o atual mercado, você verá empresas com vendas estagnadas, com finas margens de lucro e que precisam lutar para manter seus percentuais de market share. É um reflexo do oceano vermelho e predatório. Esse não é o melhor dos cenários, por isso, é preciso fazer uma transição para o oceano azul. Nesse novo "oceano", há melhores margens de lucro, possibilidade de crescimento e durabilidade no mercado.Ao investir nessa estratégia, a primeira e (talvez) principal vantagem será sair do lugar-comum. Você criará alternativas inovadoras para os clientes, descolando-se da concorrência e abraçando um novo mercado. Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com melhores margens. Como você não está competindo pelos mesmos produtos e/ou serviços, poderá oferecer outra proposta de valor e cobrar de maneira justa por isso.Por fim, é preciso destacar a maior durabilidade da organização. É possível permanecer por mais tempo no mercado, visto que os desgastes serão menores e você estará na vanguarda de um novo oceano.

Como funciona a transição de oceanos?

O processo de transição para o oceano azul depende de vários fatores, mas, especialmente, de criatividade e disciplina. Há diferentes ferramentas que podem ser usadas, como a matriz pioneiro-migrante-conformado. Em primeiro lugar, rejeite a crença das condições do setor como imutáveis. É possível, sim, inovar e encontrar novas formas de chegar ao coração do cliente. Você só precisa descobrir onde e como fazer isso.Para tal fim, é preciso desenvolver a equipe certa. Selecione um conjunto de talentos que tenham uma coisa em comum: a insatisfação com o status quo. No mais, é interessante que eles tenham diferentes experiências.Como é possível observar, o assunto é extenso e pode promover um grande avanço na organização. Então, não deixe de se mover para um mercado mais repleto de oportunidades. Conte com a estratégia do oceano azul!Quer tal aprender mais conosco? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas novidades — estamos no LinkedIn e no Facebook.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Pontomais 2019

Leia também:https://pontomais.com.br/blog/blitzscaling-o-que-e-e-como-usar-a-favor-do-seu-negocio/

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...