Voltar ao Blog
eSocial para pequenas empresas pontomais 2019

eSocial para pequenas empresas: como funciona?

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O eSocial para pequenas empresas é um projeto que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), responsável pela unificação de atividades como recepção, validação, autenticação e armazenamento de livros e documentos que fazem parte da escrituração contábil e fiscal das empresas.Esse projeto simplifica a entrega da parte correspondente às obrigações trabalhistas, reunindo documentos, como RAIS, CAGED, DIRF, SEFIP e outros mais. Portanto, por meio dele, você ganha mais tempo e reduz a quantidade de erros e retrabalhos que podem acontecer no atual sistema.Continue a leitura e saiba como funciona o eSocial para pequenas empresas.

Quais são as informações obrigatórias do eSocial?

As informações que você vai inserir no sistema são:

eSocial Pontomais

Como funciona o eSocial para pequenas empresas?

Passo 1

Abra o sistema do eSocial e vá até a aba Processos. Selecione Transmitir Eventos e aguarde a tela carregar. Embaixo do status do sistema, verifique a quantidade de arquivos que estão aguardando envio, em processamento, os rejeitados, os que têm advertências e os enviados com sucesso.

Passo 2

Escolha os eventos que estão aguardando envio. Cada evento tem suas informações divididas em abas, que podem ser conferidas individualmente — dados cadastrais, complementares, contato, trabalho temporário e outros.

Passo 3

Marque ou desmarque todos os eventos que serão enviados. Dessa forma, para todos, selecione a pequena caixa de marcação no topo do sistema que diz Marcar/Desmarcar Todos. Para enviá-los, clique em Transmitir.

Passo 4

Observe que todos os eventos enviados vão para a aba Em Processamento. Pois, o status de cada processo vai depender da precisão dos dados preenchidos e, depois da análise do Governo, eles surgem na aba correspondente.

Quais são os prazos para aderir ao eSocial?

Novembro de 2018 é o mês no qual os micros, pequenos e médios empresários devem iniciar a adesão ao eSocial. Assim como ocorreu com as demais empresas, esse processo será feito por etapas.Empresários poderão incluir gradativamente suas informações nesse sistema do Governo. A partir de 16 de julho e até 31 de agosto, você deve enviar ao eSocial as informações de cadastro e tabelas da empresa.No mês de setembro, chega a vez de incluir no sistema as informações dos seus trabalhadores e respectivos vínculos — admissões, demissões e afastamentos. De novembro ao final do ano, então, vêm os dados das remunerações e folhas de pagamento.Em 2019, já em janeiro, começa a substituição da Guia de Informações à Previdência Social (GFIP) pelo sistema do eSocial. Assim, os dados de segurança e saúde do trabalhador passam a ser registrados no software.O eSocial para pequenas empresas já começou a ser implantado. Verifique se o seu negócio já está preparado para essa mudança e ganhe tempo e dinheiro unificando o envio dos documentos exigidos pelo Governo.Compartilhe este artigo sobre eSocial para pequenas empresas em suas redes sociais e marque seus amigos que são donos de pequenas empresas.

infografico controle de ponto

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui