Voltar ao Blog
esocial pontomais 2019

eSocial e folha de pagamento: quais as principais mudanças?

Chega de trabalho manual!

Conheça mais sobre o sistema de controle de ponto que reduz em até 50% o trabalho do seu RH.

Saiba Mais
Saiba Mais

O eSocial impacta diversos setores das empresas, pois a pontualidade e veracidade quanto às informações transmitidas passam a ser mais rígidas. Nos Recursos Humanos, as mudanças são mais significativas, já que todo o processo de controle da folha de pagamento e das informações dos funcionários precisa ser feito de modo mais alinhado. Compreender a relação entre eSocial e folha de pagamento é fundamental para se adequar à novidade.Gostaria de entender mais sobre o assunto para estar preparado quando a adaptação for obrigatória? Preparamos um artigo com os principais impactos. Confira a seguir e fique por dentro!

Modificação nos prazos de atualização com o eSocial

Antes do eSocial, alguns eventos referentes à folha de pagamento tinham um tempo maior para serem acrescentados nos registros oficiais, lembrando que o Governo deve ser informado sobre qualquer alteração no quadro de colaboradores, que antes o envio de informação como admissão de um novo empregado ou um afastamento podiam ser notificadas com até 30 a 40 dias.Com o advento do eSocial, tais dados precisam ser prestados de maneira praticamente imediata, pois é possível incluir os ocorridos no sistema pontualmente. Notificações como admissões conseguem ser incluídas com um dia de antecedência, inclusive.Desse modo, a folha de pagamento deve ser feita de modo mais criterioso, verificando-se se todas as informações estão atualizadas. Como os dados do sistema serão avaliados de maneira integrada, faz-se necessário garantir que essas mudanças estejam inseridas e a remuneração feita de modo proporcional. Assim, a folha se mantém dentro das regularidades e que as guias de recolhimentos estejam de acordo com as normas.

ebook esocial Pontomais 2019

Exigência de mais dados

Um impacto trabalhoso que o eSocial causa é o requerimento de dados mais complexos acerca do funcionário. Anteriormente, apenas informações de identificação do trabalhador e qual função ele desempenhava na empresa eram exigidos.Na nova regra, o RH também deve fornecer endereço, estado civil, grau de instrução, existência ou não de dependentes e os demais dados pessoais de cada funcionário inserido na folha de pagamento. Também será necessário anexar informações acerca das condições de trabalho e da saúde do trabalhador.Para o gestor, aumenta-se o trabalho de reunir e integrar tudo que é cobrado. Além disso, há a preocupação de as informações de pagamento serem compatíveis e coerentes com os registros fornecidos.

Cruzamento das informações

Todos os registros que a empresa fornece pelo eSocial são enviados ao fisco de maneira unificada. Assim, as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais quanto aos funcionários da empresa serão avaliadas com mais critério e pautadas em bases mais concreta.Com isso, a folha de pagamento e as quitações de férias, demissões e outras atividades devem ser pontuais, feitas de maneira correta e acrescentadas ao sistema dentro dos prazos.A unificação entre eSocial e folha de pagamento pode assustar, pois as informações serão avaliadas com muito mais rigidez e controle para ajudar a todos e garantir, entre tantas coisas, a saúde do trabalhador. No entanto, vale para a empresa encarar o sistema pelo seu caráter benéfico. A funcionalidade é uma ferramenta para desburocratização, fácil obtenção de informações e uma possibilidade e maior controle da gestão, vale lembrar que também se aplica para empregados domésticos.Nosso artigo sobre o eSocial e folha de pagamento agregou para seus conhecimentos? Quer dominar ainda mais informações sobre a folha e expandir sua habilidade na área? Confira nosso conteúdo sobre despesas com folha de pagamento e torne-se um expert!

Controle de ponto Pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Como automatizar processos com uma comunicação humanizada

Humanizar a comunicação é o caminho para o bom relacionamento com clientes e colaboradores. Saiba como usar a automatização para otimizar os processos.

Ler mais

Dúvidas sobre ponto eletrônico: Esclareça as 7 principais conosco!

Apesar da importância do controle da jornada pelas empresas, muitas ainda têm dúvidas sobre ponto eletrônico. Tire as principais dúvidas sobre controle de ponto aqui.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...