Voltar ao Blog
eSocial 2018 pontomais 2019

eSocial 2018: conheças as etapas para não errar ao entregar o documento

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Você já ouviu falar em eSocial mas não sabe muito bem como ele funciona? Sabe que o prazo para adequação da sua empresa está chegando ao fim mas tem dificuldades em entender por onde começar a transição? Então, você precisa ler este artigo agora mesmo!Neste post, você vai descobrir tudo que precisa fazer para não errar no preenchimento da plataforma. Veja, a seguir, todas as etapas para implantar o eSocial 2018 na sua empresa!

Etapa 1: conheça a plataforma do eSocial

O eSocial surgiu em 2014, mas passou a ser obrigatório apenas em 2018. Seu objetivo é substituir uma grande quantidade de guias — como o RAIS, DIRF, SEFIP — por um sistema único de entrega.Para começar a implantar o sistema, é essencial que você entenda como ele funciona. Portanto, acesse a plataforma e confira todas as informações que precisam ser preenchidas. Descubra quais são os documentos exigidos e comece a organizar os setores da sua empresa para a adequação à nova exigência.

Etapa 2: entenda os prazos do eSocial 2018 e crie um cronograma

Existem alguns prazos para que a sua empresa comece a utilizar o eSocial. É essencial que você entenda as datas limite para cada uma das informações que devem ser enviadas e crie um cronograma de acordo com esses prazos. Esses prazos dependem do faturamento total do negócio no ano de 2017.

Sua empresa faturou mais de R$ 78 milhões

Se você se encaixa nessa categoria e ainda não começou a utilizar a plataforma, corra atrás do prejuízo e consulte seu contador para se adequar à exigência. O prazo para preenchimento das informações básicas venceu em janeiro de 2018 e em março se encerrou a data limite para o envio de dados sobre o vínculo dos trabalhadores com a empresa.Em maio se encerra o prazo para envio das folhas de pagamento dos funcionários e em julho você precisa substituir a GFIP e compensação cruzada. Até janeiro de 2019, é necessário que você insira dados sobre saúde e segurança do trabalho.

Sua empresa faturou menos de R$ 78 milhões

Se esse for o seu caso, as informações gerais sobre a empresa devem ser enviadas até julho de 2018, enquanto os vínculos dos funcionários, até setembro. Já o prazo para envio das folhas de pagamento vai até novembro e os demais dados devem ser enviados até janeiro de 2019.

Baixe pontomais 2019

Etapa 3: avalie o que precisa mudar

Com o cronograma em mãos e um conhecimento profundo sobre a plataforma, é hora de começar a implementar mudanças na rotina de funcionamento do negócio. Entenda quais são as novas exigências de cada um dos setores e descubra quais processos precisam ser atualizados para adequação ao eSocial.

Etapa 4: use a tecnologia a seu favor

O eSocial é um sistema informatizado e online. Dessa forma, se a sua empresa realiza muitos processos manuais, você pode encontrar problemas na hora de preencher os dados na plataforma.Para evitar o retrabalho dos seus colaboradores, comece a implementar mudanças na rotina, automatizando processos burocráticos. Para isso, você pode utilizar softwares ou outras plataformas disponíveis no mercado. Algumas imitam, inclusive, o layout do eSocial, o que facilita a adaptação à nova ferramenta.

Etapa 5: padronize os processos

Com todas as mudanças implementadas, é necessário padronizar os processos para garantir que tudo ocorra como deveria. Para isso, faça um mapeamento das novas atividades e desenhe, de maneira intuitiva, as etapas de cada um dos processos.Dessa forma você consegue garantir que o preenchimento do eSocial 2018 será realizado de maneira simples e eficaz.

Etapa 6: analise os resultados e faça revisões

Avalie os resultados das mudanças implementadas e identifique erros ou gargalos no preenchimento da plataforma. Realize os ajustes necessários e analise os resultados de cada um dos processos.Seguindo essas etapas você está pronto para implantar o eSocial dentro da sua empresa de maneira simples e evitando erros. Dessa forma, você se adequa a todas as exigências do Fisco em relação aos encargos trabalhistas e evita multas ou outros problemas no futuro.E não deixe de postar suas dúvidas nos comentários! Estamos ansiosos para saber como este artigo ajudou na implantação do eSocial 2018! Até a próxima!

Teste gratis pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até mais!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui