Voltar ao Blog
Como fazer escalas de trabalho de acordo a CLT?

CLT: Como fazer escalas de trabalho de acordo com as regras?

Hendrik Machado

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Fazer escalas de trabalho CLT consiste, basicamente, em dispor os colaboradores para trabalhar em turnos e horários mais adequados para o negócio. A CLT determina que a jornada de trabalho seja de 8 horas diárias ou 44 horas semanais. No geral, não permite o trabalho em feriados e aos domingos.

Entretanto, os esquemas de compensação e de revezamento permitem que a empresa organize as escalas para estruturar o trabalho em função da produtividade e do melhor aproveitamento da mão de obra. Assim, as organizações autorizadas a trabalhar aos domingos e feriados utilizam esse instrumento para garantir o seu funcionamento dentro da legislação.

Para que você não fique perdido com relação a essas especificações e garanta o andamento da empresa sempre dentro das leis, preparamos este post com todas as informações que você precisa sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de escalas de trabalho CLT?

Veja agora quais são os tipos de escalas de trabalho que a sua empresa pode adotar para agir conforme a CLT determina:

Escala de 5x1

A cada 5 dias trabalhados, o colaborador tem direito a folgar um e a empresa é obrigada a conceder, no mínimo, um domingo de folga no mês.

Para cumprir a carga de 44 horas semanais estabelecida pela CLT, o regime 5X1 deve ter duração diária de 7 horas e 20 minutos.

Escala de 5x2

A escala de 5x2 é usada tradicionalmente por empresas em que seus colaboradores laboram folgando 2 dias na semana. As folgas acontecem geralmente aos sábados e domingos, e trabalham por 8 horas e 48 minutos por dia.

Empresas que adotam essa escala e, eventualmente, precisam dos trabalhadores aos domingos e feriados devem pagar hora extra em dobro no caso de não haver compensação.

Escala de 4x2

Aqui, o colaborador trabalha por 4 dias consecutivos. Os turnos são de 11 horas, e folgam por dois dias. Dessa forma, nos meses com duração de 30 dias, esse profissional terá trabalhado por 20 dias e folgado em 10 deles.

Ao final do mês, o funcionário terá laborado por um total de 220 horas. E deve receber a remuneração equivalente a 30 horas extras.

Escala de 6x1

O contratado em escala de 6x1 atua durante seis dias e descansa um. Permite variações no cumprimento dessa jornada se assim definido por acordo sindical ou coletivo.

Dessa maneira, caso essa grade de horários contemple os finais de semana, a empresa é obrigada a conceder um domingo de folga a cada sete semanas, no máximo.

Escala de 12x36

Essa escala é determinada por acordos e convenções coletivas e não é respaldada pela legislação trabalhista. Desse modo, o uso de um controle de ponto eficaz torna-se uma ferramenta fundamental para a segurança do trabalhador e da empresa.

Nas jornadas de 12x36, os colaboradores devem exercer suas atividades por 12 horas seguidas, folgando as próximas 36.

Escala de 18x36 e de 24x48

Essas escalas funcionam no mesmo esquema da jornada 12x36: quem trabalha 18 horas seguidas descansa por 36. Já os que laboram durante 24 horas seguidas têm direito a 48 horas de descanso.

Ebook Controle de ponto 2019

O que não pode faltar?

Seja qual for a escala de trabalho a ser adotada pela empresa, alguns pontos não podem faltar:

  • o descanso entre uma jornada e outra deve ser de, no mínimo, 11 horas, obrigatoriamente;
  • todo e qualquer profissional contratado deve ter semanalmente, no mínimo, 24 horas seguidas de folga;
  • toda escala deve contemplar ao menos um domingo de folga, seja uma vez na semana, seja a cada 7 semanas, dependendo do regime adotado;
  • deve-se garantir ao trabalhador, no mínimo, uma hora de descanso. E, no máximo, duas horas em todo período de trabalho contínuo que exceda 6 horas.

Os direitos são garantidos pela Constituição de 1988 e pela CLT, podendo sofrer modificações apenas mediante assinatura de acordo coletivo ou sindical, conforme indicado nos tópicos anteriores.

Como a empresa pode fazer escalas de trabalho eficientes?

Para fazer escalas de trabalho eficientes, é interessante que os gestores fiquem atentos a algumas questões, como:

  • conhecer detalhadamente as leis trabalhistas;
  • cuidar para não ultrapassar 7 semanas ao conceder os domingos de folga;
  • adotar iniciativas que promovam a comunicação interna. O objetivo é entender a real necessidade dos colaboradores. Garantir um revezamento justo e que traga satisfação e bem-estar aos profissionais.

Assim, o uso da tecnologia como aliada na organização e no controle da escala de trabalho não pode ser ignorado. Alguns aplicativos, como o Pontomais, funcionam de acordo com a CLT, permitem que as jornadas sejam acompanhadas em tempo real, emitem notificações a respeito de atrasos ou horas extras e têm outras funções que simplificam os processos e garantem que tudo ocorra dentro da legislação.

Fazer escalas de trabalho é um processo que exige atenção, mas quando se utiliza as ferramentas certas, a atividade pode ser otimizada e realizada de forma segura tanto para a empresa como para os seus colaboradores.

Que tal conhecer todas as funcionalidades do sistema de ponto da Pontomais? Entre em contato conosco agora mesmo!

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


Compartilhe nas redes sociais: 

Mais posts do blog

Quais são as principais rotinas financeiras de final de ano nas empresas?

Férias, décimo terceiro salário e outras despesas. Sua empresa já está preparada para as rotinas financeiras de final de ano? Saiba mais sobre elas no Blog da Pontomais.

Ler mais

1º MeetUp de RH Pontomais

Trabalhar em um ecossistema integrado entre pessoas e tecnologia é um desafio. No 1º Meetup de RH Pontomais vamos te ajudar.

Ler mais

Funil de vendas: o que é, dicas e vendas online

Confira as dicas para produzir conteúdo em cada uma das etapas do funil de vendas e transforme o usuário da internet em cliente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...