Voltar ao Blog
controle de ponto pontomais 2019

Erros no controle de ponto: 3 principais e como evitá-los

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

É no ponto eletrônico que começa, definitivamente, o dia de muita gente. O colaborador pegou aquele café expresso quentinho, chegou ao escritório e está pronto para mais uma jornada de trabalho. Tudo perfeito, certo? Nem sempre! Do lado daí, da sua empresa, é preciso evitar alguns erros no controle de ponto.Você sabia que, entre os processos trabalhistas, as horas extras estão no topo da lista dos principais motivos? Essa é uma dor de cabeça que pode ser evitada por meio de um correto controle de ponto. Isso garante que a jornada de trabalho seja cumprida dentro do esperado.Sendo assim, dê uma olhada nos 3 principais erros no controle de ponto e saiba como evitá-los.

1. Esquecer-se de fazer a marcação

Trata-se de uma responsabilidade do colaborador, mas é sua a função de cobrar para evitar que isso aconteça. O fato é que esse esquecimento é comum, principalmente se o profissional está com pressa para entrar em uma reunião ou cansado depois de um exaustivo dia de trabalho.Quando o colaborador esquece de fazer a marcação, um gestor precisa alertá-lo e, juntos, devem incluir o horário manualmente. Desse modo, para evitar esquecimentos, o seu sistema de ponto pode enviar alertas por e-mail ou celular. Esse aviso é importantíssimo, pois ajuda a diminuir a quantidade de pontos não marcados.

2. Errar no cálculo das horas extras

Lembre-se de que as horas extras estão lá no topo dos principais motivos que resultam em processos trabalhistas. Isso significa que calculá-las da maneira incorreta não é uma opção para a sua empresa. E, para isso, é necessário contar com a precisão do ponto eletrônico.O problema é que mudanças, como o início do horário de verão, podem atrapalhar o cálculo das horas extras. O mesmo acontece quando um horário é registrado de maneira incorreta. A conferência precisa ser redobrada e somente um sistema pode ajudá-lo a calcular tudo de maneira automática, sem interferências humanas.

Teste pontomais 2019

3. Usar planilhas para controlar o ponto

Complementando o tópico anterior, é fundamental evitar erros no controle de ponto e, para tal, você deve reduzir ao máximo o nível de interferências humanas nesse processo. A implementação de um sistema pode ajudá-lo significativamente, pois os cálculos são feitos de maneira automática.Assim, o uso de planilhas, cadernos e outras ferramentas manuais expõe o seu controle de ponto a erros e fraudes. Colaboradores mal-intencionados podem solicitar que outros registrem o ponto por eles, por exemplo. Também podem acontecer problemas na fórmula da planilha, prejudicando a precisão da conferência das horas trabalhadas.Ah! Não podemos esquecer que o espelho de ponto precisa ser assinado tanto pelo colaborador quanto pela empresa. Se isso não for feito, esse documento pode ser utilizado em contestações jurídicas. Esse é outro aspecto que um sistema digital pode resolver, pois já é possível assinar o espelho de forma on-line.Ao evitar esses erros no controle de ponto, você consegue dimensionar com exatidão a jornada de trabalho que é cumprida por sua equipe. Desse modo, pode encontrar indicadores, como absenteísmo, rotatividade e produtividade, direcionando esforços para outros pontos que necessitam de atenção.Sua empresa precisa de um sistema de ponto que seja eficiente e fácil de usar? Entre em contato com a Pontomais e conheça um completo controle de ponto que cabe na palma da sua mão.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Teste pontomais 2019

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Cálculo de Rescisão: Veja o Passo a Passo Completo!

Fazer o cálculo de rescisão dos colaboradores não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja o passo a passo completo com todas as informações que o RH precisa para o cálculo de rescisão trabalhista: tipos de rescisão trabalhista, descontos, férias, valores e mais.

Ler mais

O Que é Assiduidade? Conheça a Importância Desse Indicador para a Gestão de Pessoas!

A assiduidade é um indicador de engajamento extremamente importante para as empresas. Esse fator indica a satisfação com o trabalho e o comprometimento dos colaboradores com suas atividades e entregas.

Ler mais

Como o People Analytics Está Revolucionando a Gestão de Pessoas

O People Analytics tem o verdadeiro poder de revolucionar a gestão de pessoas. Veja como a análise de dados pode ajudar o setor de RH a ser mais estratégico, a evitar o alto índice de turnover e muito mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui