Voltar ao Blog
entrevista de emprego pontomais 2019

Entrevista de emprego: como avaliar e contratar a pessoa certa?

Silvana Fernandes
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

As transformações no universo do empreendedorismo ligadas ao setor de Recursos Humanos vêm trazendo soluções mais simples para muitos dos dilemas enfrentados pelo setor. Na hora de avaliar e contratar um colaborador, por exemplo, há algumas formas de como realizar uma entrevista de emprego e encontrar a pessoa certa!Separamos oito dicas funcionais que todo recrutador precisa levar em conta na hora de montar o seu processo seletivo.

1. Divulgue a vaga de maneira completa

O processo seletivo começa antes mesmo de conhecer o candidato. Na hora de divulgar a vaga, as informações devem ser compatíveis com a realidade. Portanto, requisitos mínimos, habilidades desejadas e informações como carga horária, cargo e escolaridade precisam constar no material.Quanto maior for o número de dados, mais informado o candidato chegará para a entrevista, evitando desistências e mal-entendidos.

ebook dicionario do rh e dp

2. Avalie o candidato desde o primeiro contato

A forma pela qual o candidato descobre a vaga, assim como a facilidade em encontrá-lo, a organização, aparência e pontualidade dizem muito a respeito de sua personalidade.Dessa forma, você acaba descobrindo se ele acessa a internet, se possui telefone em casa, se investe em si mesmo. Além de avaliar a maneira pela qual ele se comunica com desconhecidos.

3. Observe com atenção

O primeiro critério de análise dentro de uma avaliação, seja uma entrevista de emprego ou, até mesmo, em avaliações psicológicas, é a observação.Use os sentidos para captar o máximo possível de informações, pois, ao final, um simples detalhe somado a outras características pode ajudar a formar uma opinião concreta sobre a linguagem corporal do candidato.

4. Escute mais e fale menos

Um bom recrutador precisa desenvolver uma escuta apurada, aprendendo a falar somente o essencial e dando mais espaço para o entrevistado. Isso não quer dizer que ele precise ficar quieto e deixar o candidato falar o tempo todo, mas que deve saber conduzir uma entrevista de forma equilibrada, sem se perder do foco ou em assuntos extensos.

5. Dê exemplos reais do dia a dia do cargo

Como forma de avaliar a familiaridade com a rotina do cargo e da empresa em si, o entrevistador pode exemplificar situações com fatos reais ocorridos e, em vez de perguntar diretamente como ele agiria, suscitar a opinião de forma natural, assim, mostrando-se curioso em relação à sua fala.

6. Avalie a flexibilidade do candidato

Durante a entrevista, traga novas informações (que não modifiquem as divulgadas) sobre a vaga, ou situações atípicas que podem ocorrer eventualmente, e avalie a flexibilidade do candidato diante de fatos inesperados.

7. Utilize o apoio da tecnologia

Para tornar o processo mais organizado, evitando acúmulo de papéis e excesso de burocratização, invista em recursos tecnológicos. Além de serem mais modernos, otimizam o tempo e facilitam na obtenção de resultados mais assertivos.

8. Armazene os dados em nuvem

Um login e uma senha. Então, basta ter esses dois itens e uma conta para que você possa consultar o que quiser a respeito do processo seletivo, incluindo roteiros de entrevista de emprego e instrumentos de avaliação.Toda empresa que busca inovação nos seus negócios precisa considerar a possibilidade de armazenar seus dados em nuvem, beneficiando-se de uma maior economia, durabilidade, facilidade de acesso, organização e otimização.Você utiliza o Facebook para encontrar esse tipo de solução? Siga nossa página e tenha acesso a mais conteúdos como esse!

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Funciona o Arquivo AFD no Ponto Eletrônico?

O arquivo AFD no ponto eletrônico pode auxiliar a sua empresa em situações de auditoria fiscal. Esse documento é de extrema importância para empresas que querem se manter dentro das leis trabalhistas.

Ler mais

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui