Voltar ao Blog
engajamento

5 dicas incríveis para engajar colaboradores

Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Sabia que é importante engajar colaboradores, direcionando-os ao alcance de resultados exponenciais para a empresa? Quando isso é feito, é possível construir um negócio de sucesso, capaz de resistir às catástrofes do mercado e se destacar da concorrência.De acordo com pesquisa, apenas 39% do tempo de trabalho é realmente produtivo. Dentre os principais motivos, é possível destacar a falta de engajamento. Quando energizados, os colaboradores trabalham duro, entregam resultados e batem contínuas metas.Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Apresentamos 5 dicas incríveis para engajar colaboradores. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

1. Seja um líder exemplar

Há uma frase que diz: os funcionários não pedem demissão da empresa, mas dos seus chefes. Em muitos casos, isso é verdade. Os líderes possuem grande poder de influência, seja de modo positivo ou negativo. Quando o líder é exemplar, inspira grandes resultados.A liderança pelo exemplo deve ser desenvolvida diariamente. Portanto, é preciso colocar a “mão na massa”, abraçar os valores da empresa e se esforçar à medida que deseja ver o esforço do time. O líder tem que ser o primeiro a entrar e o último a sair do escritório, nunca o contrário.

2. Utilize a gamificação nas tarefas monótonas

A gamificação é uma estratégia capaz de engajar os profissionais, mesmo na realização das tarefas mais monótonas. Basicamente, consiste na utilização de técnicas de jogos para obter os resultados desejados. Veja como funciona:

É preciso estabelecer regras claras para o jogo empresarial, assim será eliminada qualquer percepção futura de injustiça. A mesma técnica pode ser usada nos treinamentos da equipe, tornando todo o processo de aprendizado mais divertido.

3. Monitore e compartilhe os indicadores de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho (ou simplesmente KPIs) funcionam como uma espécie de termômetro, mensurando o grau de resultados que as pessoas ou equipes têm entregues à empresa. Ao acompanhá-los e compartilhá-los, é possível engajar melhores rendimentos.Dentre os principais indicadores, é possível destacar o número de ausências, horas extras trabalhadas etc. Para monitorá-los com eficiência, é importante contar com um bom sistema de gestão do ponto e jornada de trabalho.

4. Defina OKRs desafiadoras

OKR é um acrônimo de Objectives and Key Results, em português, Objetivos e Resultados-chave. Equivale a um método alternativo às metas tradicionais; consiste na definição de um objetivo ambicioso e, depois, sua desagregação em resultados menores.Confira um exemplo:Objetivo: tornar-se a maior empresa da região:

Deve-se estabelecer até 5 OKRs por equipe, assim é possível manter o foco. Os dados alcançados devem ser monitorados com constância e repassados para os funcionários, assim todos ficarão ainda mais motivados na busca pelos resultados.

5. Ofereça feedbacks de forma contínua

O feedback é um retorno de informação, ou melhor, falar para o funcionário sobre seu desempenho na empresa. O principal objetivo é motivar novos comportamentos ou eliminar alguns já existentes. Infelizmente, muitos gestores deixam isso em segundo plano.Não há uma regra para dar feedback, mas uma coisa é indispensável: equilíbrio. O gestor deve saber balancear as críticas e elogios, mostrando que também enxerga o que o profissional faz de positivo pela empresa. Deixar de dar feedback é castigar a equipe com indiferença.Pronto para engajar colaboradores com nossas dicas? Ao aplicá-las, verá o aumento do desempenho de todo o time. No final, o negócio será beneficiado, em seus mais diversos níveis e áreas.

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Gestão de RH na Construção Civil: Por Que se Preocupar com Ela?

Você sabia que a gestão de RH é de extrema importância no setor de construção civil? Veja o artigo completo e saiba mais em nosso blog!

Ler mais

RH Digital: Otimize sua Rotina com 6 Dicas de Ferramentas de RH

Você já ouviu falar sobre RH Digital? Veja dicas práticas e aprenda como aplicá-lo no dia a dia do seu RH! Acesse e veja dicas de ferramentas para RH!

Ler mais

Como Sua Empresa Pode Economizar em Tempos de Crise

Buscando ideias de como sua empresa pode economizar em tempos de crise? Veja algumas dicas no blog da Pontomais e aprenda como organizar e diminuir os seus custos!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui