Já ouviu falar em endomarketing? É um conjunto de ações com foco no público interno da empresa, especialmente seus funcionários. A ideia central é cuidar bem do time de colaboradores para que estes cuidem bem dos clientes finais.Há diversas companhias que já realizam ações de marketing interno. Na Fiat, por exemplo, os colaboradores são os primeiros a realizar tests drive nos lançamentos. Fantástico, não acha? Pequenas ações como essa demonstram apreço, confiança e respeito pela equipe.Pensando na importância do assunto, criamos um artigo para você. Hoje, vai conferir 5 bons motivos para investir em endomarketing em sua empresa. Gostou da ideia? Continue a leitura e confira!
Um dos principais benefícios do endomarketing é tornar a equipe mais engajada na realização das tarefas diárias, por mais monótonas que sejam. Isso é muito importante, afinal, apenas com colaboradores motivados os objetivos e metas da companhia podem ser conquistados.A realidade é que, nesse caso, o endomarketing age como um facilitador da motivação dos indivíduos, pois esse ânimo é um processo intrínseco a cada humano. De acordo com Maslow, psicólogo norte-americano, a motivação vem da busca pela satisfação das necessidades.
De modo geral, muito tempo de trabalho é simplesmente desperdiçado. Segundo a Microsoft, cerca de 17 horas semanais no expediente são completamente improdutivas. Nesse caso, além de gerenciar as horas e jornada de trabalho, é preciso investir no marketing interno.Como consequência da motivação, os profissionais também passam a produzir mais. Dessa maneira, é possível atuar com equipes enxutas e altamente produtivas, que entregam resultados consistentes para o estabelecimento.
Encontrar e contratar talentos é um grande desafio para o RH das empresas, afinal, o Brasil tem certo deficit de mão de obra qualificada. Segundo relatório do ManpowerGroup, a nação verde-amarela está entre os cinco piores países para contratar talentos.As ações de endomarketing contribuem para melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o atraente para profissionais externos. Além disso, transforma os atuais trabalhadores em promotores da companhia, falando bem da marca para seus amigos e familiares.
Além de contratar profissionais talentosos, é preciso retê-los e garantir que entreguem bons resultados ao estabelecimento. O endomarketing também contribui nesse ponto, afinal, ajuda a transformar os atuais funcionários em embaixadores da marca.Uma estratégia de endomarketing bem implementada melhora o clima de trabalho, assim como o senso de pertencimento dos funcionários. Como consequência, é possível identificar a redução da saída de pessoas do quadro de funcionários, mantendo a empresa mais competitiva.
Endomarketing e Comunicação Interna (CI) são coisas diferentes, mas atuam em conjunto para potencializar os resultados da organização. Para que as mensagens de endomarketing sejam transmitidas, é comum a implementação de novos canais de diálogo, como: TV corporativa, aplicativos mobile e redes sociais. Isso, claro, facilita a comunicação interpessoal.Esses são alguns dos pontos que fazem do investimento em endomarketing algo tão atraente para a empresa. Uma ação bem implementada contribui para a motivação dos profissionais e estruturação de equipes de alta performance, beneficiando a companhia em geral.Gostou das dicas e pretende implementar o endomarketing na empresa? Aproveite para assinar a newsletter e receber nossas novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!
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