Voltar ao Blog
educação financeira nas empresas

Conheça os Benefícios da Educação Financeira nas Empresas

Luciano Otto
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

A educação financeira nada mais é do que um mecanismo de autoconhecimento e gestão de finanças. Em uma empresa, pode ser uma chave poderosa para abrir as portas para a qualidade de vida do funcionário.

Funcionários mais felizes trabalham melhor, este é o ditado. O resultado dessa conta reflete diretamente no engajamento dos times, na produtividade e na conquista de resultados. 

Ao contrário do que se pensa, a educação financeira não diz respeito somente controle de gastos. Podemos incluir nessa disciplina itens relacionados à compreensão total do que é dinheiro: como ele é produzido, quais os riscos de investir ou não o seu capital, entre outros.

Acima de tudo, a gestão de finanças reflete em como o seu funcionário faz uso do orçamento pessoal - e no impacto direto que essa informação tem em sua qualidade de vida.

Então, achou interessante? Continue lendo e saiba mais.

ponto online trabalho remoto


Quais os Benefícios da Educação Financeira para o Colaborador?

Diversas são as vantagens que uma vida financeiramente saudável pode trazer aos seus colaboradores. Alguns pontos relevantes são:

Bem Estar 

O bem estar pessoal é uma das principais características de um estilo de vida financeiramente saudável. É possível identificar a diminuição do estresse e do excesso de trabalho, sem contar no aumento do aproveitamento em momentos de lazer.

Afinal de contas, pessoas despreocupadas conseguem ter mais motivação para lidar com qualquer situação.

Qualidade de Vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida está diretamente ligada com os fatores de bem estar pessoal e de autoestima. 

Itens como interação social, suporte familiar, valores culturais e satisfação com o trabalho/atividades diárias fazem toda a diferença nesses valores. A OMS define, ainda,  que a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida é fundamental para alcançar uma boa qualidade de vida.

Quando o seu funcionário tem tranquilidade financeira, é possível observar uma melhoria direta na maneira como ele se enxerga dentro da empresa, da família e da sociedade em geral.

Segurança e Estabilidade

Por fim, a educação financeira propicia que as finanças trabalhem para a pessoa, não o contrário. 

Essa relação de domínio sobre o seu próprio capital gera maior segurança e estabilidade, o que auxilia na confiança dos funcionários e na maneira como se relacionam com a sua empresa.

Quais os Benefícios da Educação Financeira dos Funcionários para a Empresa?

Do outro lado da moeda, é possível encontrar muitas vantagens para a empresa que se propõe a investir na saúde financeira de seus funcionários. Conheça algumas delas:

Aumento de Resultados

Pessoas tranquilas trabalham muito melhor. Além disso, vale lembrar que a produtividade é um dos fatores que mais contribui para o aumento de resultados em um time

Ou seja, resgatar a qualidade de vida de um funcionário pode trazer aquela melhoria que o seu time precisava para gerar ainda mais resultados.

Redução de Faltas

A preocupação e a angústia geradas pelo grande montante de dívidas pode estar fazendo com que o seu colaborador não esteja conseguindo trabalhar.

Logo, é possível que o número de faltas e ausências esteja alto por conta desse empecilho em sua vida pessoal. Tendo isso em vista, auxiliá-lo com a educação financeira pode fazer com que ele consiga encontrar soluções para seus problemas.

Com a saúde financeira equilibrada, menos absenteísmo tende a acontecer.

Melhoria no Clima Organizacional

Colaboradores tensos podem gerar um clima organizacional desafiador. Dentro disso, auxiliar o seu funcionário a ter uma vida financeira estável pode ser uma excelente ferramenta de gestão de pessoas nesse momento.

Quando o clima organizacional muda, a equipe consegue trabalhar com mais afinco, foco e produtividade.

Como Auxiliar na Educação Financeira dos Colaboradores?

É possível tomar algumas medidas internas para auxiliar os colaboradores na educação financeira. O melhor caminho a seguir é o de estimular a construção de hábitos financeiros saudáveis, principalmente com relação à gestão do dinheiro de cada um. 

Primeiramente, converse com os seus funcionários para entender se eles precisam de ajuda. Caso seja possível, faça um diagnóstico de quem está com empréstimos consignados em andamento, quais as taxas de juros e qual o tamanho da dívida propriamente dita.

Para esta opção, uma saída pode ser buscar por um empréstimo com taxas menos abusivas e modos de pagamento mais justos. 

Algumas empresas de crédito oferecem empréstimo consignado direto na folha de pagamento, por exemplo. Essa modalidade é vantajosa porque possibilita que somente uma porcentagem saudável do salário do seu colaborador seja destinado ao pagamento da dívida.

Desse modo, o resto do montante salarial pode ser direcionado a pagar as demais contas do funcionário. 

Outra ideia interessante é organizar bate-papos e eventos para falar sobre educação financeira. É possível encontrar algum colaborador do setor de contabilidade, por exemplo, que esteja disposto a auxiliar com dicas e tirar dúvidas. Há também empresas que prestam consultoria sobre o assunto.

Viu como a saúde financeira do seu colaborador faz toda a diferença? Aproveite as dicas e invista no item que mais faz a sua empresa crescer: as pessoas que trabalham nela. 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Gestão de RH na Construção Civil: Por Que se Preocupar com Ela?

Você sabia que a gestão de RH é de extrema importância no setor de construção civil? Veja o artigo completo e saiba mais em nosso blog!

Ler mais

RH Digital: Otimize sua Rotina com 6 Dicas de Ferramentas de RH

Você já ouviu falar sobre RH Digital? Veja dicas práticas e aprenda como aplicá-lo no dia a dia do seu RH! Acesse e veja dicas de ferramentas para RH!

Ler mais

Como Sua Empresa Pode Economizar em Tempos de Crise

Buscando ideias de como sua empresa pode economizar em tempos de crise? Veja algumas dicas no blog da Pontomais e aprenda como organizar e diminuir os seus custos!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui