Voltar ao Blog
como economizar em tempos de crise

Como Sua Empresa Pode Economizar em Tempos de Crise

Convidado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Em tempos de incertezas, a crise econômica deixa muitas empresas preocupadas e sem saber para que lado seguir para reduzir os custos e evitar o fechamento do negócio. Saber economizar em tempos de crise é fundamental para qualquer companhia.

As que mais sofrem, neste momento, são as micro e pequenas empresas, que precisam se reinventar e encontrar formas criativas de viabilizar os negócios do dia para a noite, para que seus clientes continuem comprando. 

O foco nas estratégias para reduzir custos internos e manter a empresa ativa pode ser o caminho para que a qualidade dos produtos e serviços não seja afetada. Ainda, essa prática evita a necessidade de mexer no capital humano que do seu negócio

Para controlar recursos, vale a pena começar listando todos os gastos do negócio e ver quais podem ser cortados ou diminuídos para não ocorrer a perda de dinheiro neste momento de crise. 

Vem com a gente.

Organizando os Custos 

Para iniciar o processo, você deve listar todos os custos que consomem o orçamento da companhia, desde os mínimos até os mais elevados, para que tenha representatividade sobre o faturamento e também sobre o lucro da sua empresa. 

Eliminar tudo que é desnecessário pode ser a solução. Outra opção é reduzir custos com gastos que podem ser reorganizados dentro do negócio para aproveitar de forma eficiente todo o orçamento que você tem disponível na sua empresa.

Assim, é possível não somente manter o relacionamento como fazer a prospecção de novos clientes. Lembre-se: economizar em tempos de crise diz respeito, também, à retenção da sua base de clientes existente.

Medidas para Reduzir Custos 

Nesse processo, não é necessário somente cortar os custos. Você também precisa fazer isso de forma estratégica, para que nenhuma ação agrave o posicionamento da empresa.

Uma boa estratégia é manter o contato com o público-alvo sem diminuir a qualidade, tanto de atendimento como de entrega, dos produtos e de serviços. 

Se quiser saber mais como reduzir os custos de forma saudável e evitar expor seu negócio a riscos, nós te ajudamos. Confira aqui nossas sugestões neste momento: 

Terceirize de Forma Estratégica 

Mesmo que não pareça, terceirizar os serviços de contabilidade é uma ótima alternativa para momentos de crise. 

Você pode encontrar empresas com ótimos potenciais e que sejam referências para melhorar sua gestão contábil e financeira de forma assertiva para o mercado em que você atua.

Faça Esses 3 Passos para Terceirizar 

Encontrar profissionais capacitados para buscar soluções contábeis pode ser a ferramenta que a sua empresa precisa para economizar em tempos de crise.

Contabilidade? 

Todas as empresas devem ter um contador. Segundo a lei, os MEIs não têm necessidade, mas muitos têm consultores contábeis para auxiliar em eventuais processos e necessidades que possam aparecer durante a prestação de serviços e a venda de produtos. 

Uma empresa de contabilidade tem o dever de ser responsável pela regularização das obrigações fiscais, identificando problemas e buscando soluções de forma estratégica para os negócios. 

Sendo assim, micro e pequenas empresas precisam se sentir confortáveis com quem cuida da sua contabilidade, com confiança e profissionalismo. 

Outras Formas de Reduzir Custos 

Existem outras maneiras de reduzir custos como, por exemplo, a negociação de dívidas como financiamentos, empréstimos ou fontes de custos que possam ser reavaliados e aumentar os prazos de pagamento. 

Outras opções são o investimento em tecnologia, como o marketing digital, que tem um custo baixo de divulgação do seu negócio para que mais pessoas conheçam a sua marca e possam efetivamente comprar do seu negócio, mesmo diante da crise e das incertezas que nos cercam.

Redução de Custos na Contabilidade 

Micro e pequenas empresas estão perdidas neste momento de isolamento social e se veem de mãos atadas para reduzir custos sem prejudicar os negócios. 

Não se sabe como a economia vai reagir a todo esse processo de crise. Seja como for, é preciso achar formas de manter os negócios ativos sem que isso impacte no fechamento da empresa e afete a qualidade das entregas para seus clientes. 

Sendo assim, a contabilidade pode ser a chave para você economizar em tempos de crise e garantir que as obrigações legais continuem sendo cumpridas. Isso ajuda a sua empresa a pagar menos impostos, sem deixar de lado os eventuais documentos que a companhia precisa se preocupar neste momento. 

Ter um serviço de qualidade não está em xeque aqui. O que é possível fazer é trocar de contador por outro que consiga entregar tudo que sua empresa precisa com a qualidade e entendimento que todo profissional da área deve ter. 

Contabilidade Online 

De forma estratégica, manter o negócio funcionando regularmente, com atividades e pagamentos de impostos em dia, pode ser realizado por empresas que tenham atendimento online. 

Essa é uma inovação que vem acontecendo em diversas empresas, com reuniões online e com orientações através de mecanismos digitais para facilitar e dar mais praticidade para todos os processos necessários dentro da parte contábil que uma empresa precisa.

Trocar seu contador por uma empresa que atende online é uma solução estratégica e viável para reduzir os custos diante da crise, tendo como perspectiva a economia que visa se reestabelecer em alguns meses, segundo especialistas na área. 

Empresas contábeis com serviços completos têm um grande diferencial neste mercado e você precisa analisar quais são as práticas essenciais para a sua empresa. 

Use a praticidade do digital a favor do seu negócio, contando com profissionais experientes e que entendam a cultura da sua marca, sabendo sobre as necessidades que você tem com sua empresa neste momento. 

Este artigo foi produzido exclusivamente para o blog da Pontomais pela equipe da Contabilizei, primeira empresa a oferecer o serviço de contador online no Brasil e hoje o maior escritório de contabilidade do país.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui