Voltar ao Blog
diversidade nas organizações

Saiba como implementar a diversidade nas organizações

Gabriel Colombo

Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o que é diversidade nas organizações. Ao longo desta leitura, trazemos para você informações sobre o tema e como implantar na sua empresa. Acompanhe!

O que é diversidade nas organizações e qual a sua importância?

A diversidade vai além de aceitar diferentes gêneros, raças, religiões ou orientações sexuais. Trata-se de respeitar culturas, ideias e histórias de vida.

Portanto, para implantar a diversidade na sua organização, o primeiro ponto é compreender o verdadeiro propósito que ela traz, não só para o ambiente corporativo, mas para toda a sociedade.

A diversidade nas empresas chegou ao Brasil na década de 90, advinda da globalização, principalmente a econômica, que trouxe consigo a redução de barreiras geográficas e também a necessidade de contratar profissionais com conhecimentos diversificados.

Assim, grandes corporações (como a Novartis e a P&G) foram pioneiras na implantação da diversidade, e colheram muitos resultados. Logo, uma cultura baseada na diversidade tem se mostrado primordial para conferir mais inovação às organizações que realmente desejam alcançar um alto desempenho.

Quais os benefícios da diversidade nas organizações?

Pessoas com pensamentos diferentes são capazes de trocar experiências em um ambiente com uma cultura empresarial saudável. O que favorece o crescimento sustentável do negócio. Dessa forma, a diversidade nas organizações promove benefícios como:

  • aumento da produtividade;
  • mais inovação;
  • reconhecimento do mercado;
  • valorização da marca;
  • aumento dos diferenciais competitivos da empresa;
  • aumento da lucratividade.

Ficou interessado em implementar a diversidade na sua empresa? Veja como fazer a seguir!

Como implantar a diversidade nas organizações?

Construir uma equipe diversa significa estar à frente do seu mercado. Reconhecendo a necessidade da diferença nas empresas como diferencial competitivo, independentemente de leis.

Em contrapartida, a companhia ganha uma série de benefícios que garantirão o seu sucesso a médio e longo prazo. Confira como implantar a diversidade no seu negócio.

Considere a realidade da sua empresa

O pontapé inicial para implantar a diversidade nas organizações é fazer uma avaliação honesta da sua companhia.

  • será mesmo que ela está preparada para abraçar a diversidade em seus vários aspectos?
  • qual é a cultura da organização?
  • a empresa tem feito esforços para formar e treinar as pessoas a respeito do assunto diversidade?
  • como as pessoas dentro da empresa se comportam diante de perfis diversos?

Também devem ser avaliados os perfis dos colaboradores, a fim de identificar pontos de diversidade em comum. Seja com relação a traços de comportamento ou ideológicos.

Partindo desse primeiro diagnóstico, você passa a identificar e entender os aspectos que podem ser melhorados. Com isso, pode criar ações para desenvolver as pessoas, visando um ambiente mais heterogêneo.

diversidade-nas-organizações-ebook-rh-digital

Revise a cultura organizacional

Dificilmente a diversidade será implantada em um local com uma cultura patriarcal e cheia de crenças. Pois esses fatores impedem a abertura para o novo e o diverso. Isso tem relação com a cultura e clima organizacional, sendo um pré-requisito básico para a efetivação da diversidade nas organizações.

Para elevar a cultura organizacional ao patamar da diversidade, é necessário investir em um ambiente livre de preconceitos, que seja capaz de abraçar os princípios de inclusão em todos os setores e processos de uma empresa.

Para tanto, é necessária a adoção de algumas medidas. Acompanhe!

  • reveja os trabalhos de integração;
  • revise as ações e linguagens da companhia;
  • incentive o aprendizado entre culturas por meio de treinamentos;
  • trabalhe a conscientização de todos os funcionários.

Capacite lideranças

As lideranças têm papel fundamental na construção de times mais diversos. Elas precisam saber lidar com as várias particularidades e realidades de vida.

Será requerido desses gestores que eles saibam compreender diferentes realidades e sintetizar todas as sugestões. Para, só então, tomar as suas decisões — que devem ser aquelas que melhor representem o interesse de todos e da própria organização.

Desenvolva políticas de RH inclusivas

O departamento de Recursos Humanos tem um papel fundamental na implementação, na condução e avaliação das iniciativas de diversidade nas organizações. É dever do setor conhecer e desenvolver habilidades interpessoais, para que todos possam ajudar a promover políticas inclusivas, sem distinção.

Para tanto, é fundamental saber gerenciar conflitos e também implantar o recrutamento e seleção sem prejulgamentos. A mesma regra vale para a escolha de funcionários que almejam uma promoção.

Vale lembrar que as ações de diversidade corporativa somente serão sustentáveis se contarem com o apoio da alta gestão da empresa. Somente assim a cultura da diversidade poderá ser disseminada para todos. Sendo que todas as ações serão suportadas pela gestão de RH.

Faça adaptações nos seus processos seletivos

A porta de entrada para perfis mais diversos na organização é o recrutamento e seleção. Portanto, procure por pessoas de outras cultuas e origens já nas próximas seleções.

Para tanto, algumas estratégias podem ser utilizadas, como diversificar os canais de divulgação das vagas para atrair outros públicos, e também apostar na contratação às cegas.

Fortaleça a comunicação interna

Quando falamos em diversidade nas organizações, uma comunicação interna eficiente é fundamental para divulgar ideias e valores. Além de promover os propósitos culturais do conceito na companhia.

Aposte no diálogo, na comunicação face a face e em treinamentos e palestras, para que o tema seja tratado de forma aberta. Também vale a pena utilizar os veículos de comunicação da empresa, a fim de reforçar as mensagens positivas que a diversidade pode trazer para todos e para a própria organização.

Como vimos ao longo desta leitura, implantar a diversidade nas organizações requer conhecimento sobre o tema, acompanhamento das atividades e uma efetiva gestão, para que todos os esforços possam ser validados a favor da empresa.

Se você gostou deste post sobre como implantar a diversidade nas organizações, confira também este sobre team building!

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

Entenda o papel estratégico do RH nos processos de fusões e aquisições

O papel do RH em Fusões e Aquisições está relacionado a manter o clima organizacional em um momento de insegurança e tensão. Saiba mais nesse artigo.

Ler mais

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!