Voltar ao Blog
diferença entre RH e Departamento Pessoal

Saiba qual é a diferença entre RH e Departamento Pessoal

Convidado
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Todo mundo conhece, ou pelo menos já ouviu falar, desses dois departamentos da empresa, os famosos Recursos Humanos (RH) e o Departamento Pessoal (DP). O que poucas pessoas sabem é que, embora sejam áreas complementares, existe uma diferença enorme entre as atividades que eles executam.

Muitas organizações possuem dentro de sua estrutura somente o Departamento Pessoal, mas acreditam, erroneamente, que estão lidando com um RH. Essa é uma confusão muito comum entre os empregadores, colaboradores e até mesmo entre os profissionais que pretendem ingressar na área.

Este post visa elucidar a definição de cada um dos setores e especificar suas principais atribuições, facilitando assim a compreensão e o entendimento das diferenças entre RH e Departamento Pessoal dentro das organizações. Confira!

Recursos Humanos

Conhecido pela sigla RH, este é um setor que pode ser definido de diferentes maneiras. Uma das definições é que o RH é a ponte entre o colaborador e o empregador. Outros, defendem que ele é o setor que cuida dos interesses dos funcionários.

Embora essas e outras definições possíveis corroborem com alguns dos objetivos do departamento, a definição correta é a que está intimamente ligada a sua capacidade de gestão das pessoas.

O setor de Recursos Humanos é quem elabora e participa das estratégias para engajar e fidelizar as equipes de trabalho, contribuindo assim para a execução das diretrizes organizacionais na busca pela concretização da visão e missão empresarial.

É importante ressaltar que, se não há estratégia, não existe o RH.  O setor se baseia em um conjunto de métodos e técnicas que buscam manter alinhadas as pessoas aos objetivos da empresa.

De tal forma, assim como os demais setores, ele deve pensar e desenvolver formas para atingir resultados que impactam direta ou indiretamente no objetivo principal da organização, através do capital humano.

Departamento Pessoal

Denominado como DP, é o setor responsável pelos processos legais e mais burocráticos no que tange às pessoas dentro da organização. É um procedimento que se insere na gestão de pessoas, mas com um viés mais administrativo e burocrático.

Alguns autores consideram que o Departamento Pessoal é um dos braços que compõem o setor de Recursos Humanos, entendendo o RH de forma macro e o DP como parte deste todo. Em um esquema gráfico, seria mais ou menos assim: 

Qual a principal diferença entre o RH e o Departamento Pessoal?

De maneira bem sucinta e objetiva, podemos dizer que o RH está condicionado à estratégia e resultado, ou seja, métodos e planejamento que devem ser alinhados com a gestão, para que se alcance os objetivos almejados através das pessoas da organização.

Já o DP, está associado às práticas que devem ser seguidas pelo empregador, para que não incorra em processos trabalhistas ou questões legais, no momento que gerencia as pessoas.

Vale destacar que tanto o RH quanto o DP são setores que integram a gestão de pessoas e, segundo Idalberto Chiavenato, a “Gestão de Pessoas tem como objetivo proporcionar que todas as pessoas da empresa conversem uma mesma língua e dediquem o mesmo potencial para a realização do trabalho que todo empresário deseja.” .

Processos que englobam o setor de Recursos Humanos

Recrutamento e Seleção

Esta é uma das atividades desenvolvidas pelo RH que ganhou mais popularidade e ficou bastante conhecida.

O R&S, como é chamado, é o processo que visa atrair e selecionar profissionais para compor a equipe de pessoal da empresa. Apesar de parecer simples, esta tarefa requer certo cuidado.

No momento da seleção, o profissional de Recursos Humanos deve ter bem definidas as competências técnicas e comportamentais que busca no novo profissional, de modo que estejam alinhadas à demanda e necessidade da organização.

Treinamento e Desenvolvimento

Este é um dos subsistemas do RH que envolve a integração e o aperfeiçoamento das equipes. Na maioria dos casos, os treinamentos existem para melhorar as rotinas de trabalho, ou para auxiliar na implantação de novos processos.

Além de trazer melhorias para a execução dos trabalhos, eles reduzem as margens de erros operacionais, proporcionam maior aderência entre equipes e empresa, e podem ser utilizados pelo RH para manter os colaboradores mais engajados e motivados.

Avaliação de Desempenho

Essa ferramenta é fundamental para que se possa mensurar o desenvolvimento e performance dos colaboradores. A forma como ela vai ocorrer, isto é, sua periodicidade, setores envolvidos, modelo de análise e etc, depende da estratégia traçada pela empresa e do alinhamento às diretrizes empresariais.

A avaliação de desempenho também funciona como um norteador nas tomadas de decisões que envolvem promoções, transferências e recolocações nas equipes de trabalho, sendo uma atividade direcionada ao setor de Recursos Humanos.

Pesquisa de Cultura e Clima Organizacional

Esta é uma ferramenta gerencial que permite ao RH avaliar e mensurar o nível de satisfação dos colaboradores e assim identificar as forças e fraquezas, internas da organização, no que se refere à maneira como gerencia as pessoas e/ou processos.

Por meio da Pesquisa de Clima, o RH poderá identificar os conflitos e gaps produtivos que geram insatisfação e interferem no crescimento organizacional, bem como corrigir e tratar determinadas situações, propiciando assim um ambiente mais saudável, favorável e motivador para os colaboradores.  

Nela podem ser avaliadas, por exemplo, questões relativas à comunicação, salários e benefícios, formas de relação com o gestor ou superior imediato, entre outros pontos.

Processos que englobam o setor de Departamento Pessoal

Admissão

O processo admissional de uma empresa é bem complexo, pois trata-se da inclusão legal de uma pessoa na companhia.

É nesse momento que o profissional, selecionado na fase de recrutamento e seleção, feita pelo RH, será direcionado ao DP. Este por sua vez fará o contrato de trabalho a partir dos documentos recolhidos.

O setor providenciará a assinatura da carteira de trabalho, a inclusão dos benefícios ofertados pela empresa e todos os demais processos burocráticos que são inerentes a essa fase inicial da relação empregatícia.

Folha de Pagamento

Também é de responsabilidade desse setor realizar o cálculo mensal da folha de pagamento, ou seja, informar os dados relativos a salário, benefícios, horas extras, faltas e/ou atestados e, ao final, deduzir todas as despesas em relação aos ganhos, para chegar ao valor que será recebido pelo profissional como remuneração.

É no DP que serão apurados os impostos e encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, IRRF dentre outros que forem devidos.

Apuração de Ponto

O controle da assiduidade do colaborador também é algo que deve ser monitorado por este setor, considerando todas as ausências ou horas de trabalho excedidas.

Mais do que ter um controle sobre os horários praticados, o acompanhamento do ponto é necessário para verificar se a empresa está cumprindo com as obrigações legais, no que se refere a horas trabalhadas por dia, horário de intervalo e descanso.

Ter um bom software de gestão auxilia muito nesse controle.

Demissão

O processo demissional se assemelha ao admissional, porém aqui a relação empregatícia está sendo finalizada. Por isso, é necessário apurar todos os pagamentos que são devidos ao empregado, além de retirá-lo dos sistemas da empresa, dar a baixa na CTPS, dentre outros processos legais.

Espero que este conteúdo tenha proporcionado clareza sobre a diferença entre RH e Departamento Pessoal, os conceitos de cada um destes setores e que auxilie a organizar melhor a gestão de pessoas de sua organização!


consultoria Socciis RH

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Jenyffer Morais, analista de RH da Sociis RH. Consultoria de Recursos Humanos especializada em soluções estratégicas.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui