Voltar ao Blog
contabilidade para pmes

4 dicas essenciais de contabilidade para PMEs

Luciano Otto
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

Para empreender com sucesso, você precisa identificar e vencer desafios todos os dias. Algumas atitudes tornam essa tarefa menos árdua e aumentam suas chances de êxito. Nesse sentido, escolher uma boa assessoria contábil é fundamental para aliar todo o conhecimento e direção que sua contabilidade pode oferecer à gestão de negócios.

A contabilidade para PMEs é vital para empresas que almejam se tornar mais competitivas no mercado, principalmente quando se opera dentro de uma realidade tributária que, além de pesada, é complexa e dinâmica: as regras podem mudar a qualquer momento.

Para te ajudar nessa tarefa, enumeramos alguns aspectos nos quais a contabilidade tem papel importante no crescimento sustentável e constante de sua PME. Vem com a gente!

1. Análise de Encargos Indiretos e Folha de Pagamento

Além dos encargos que incidem mensalmente sobre a folha de pagamento, existem aqueles com ocorrência futura, que chamamos de indiretos. Entre eles, destacamos férias e gratificação de férias, 13º salário, multa sobre o FGTS e aviso prévio em casos de demissão sem justa causa. Todas essas despesas incidirão sobre o salário dos colaboradores em algum momento, salvo em casos de demissão por justa causa, situação rara e controversa perante a justiça do trabalho.

Como dá para evitar essas despesas, é preciso planejar para não ser surpreendido no futuro. Mas como fazer? Sua contabilidade deve estar preparada para orientá-lo sobre quais são os percentuais correspondentes a cada uma dessas despesas, que incidem sobre os salários dos colaboradores.

Por exemplo, o 13º salário de um colaborador corresponde ao provisionamento de, no mínimo, 8% do salário por mês. Os percentuais podem variar de acordo com o enquadramento tributário e a tabela de encargos a ser aplicada, mas tenha certeza: sua contabilidade pode orientar perfeitamente quanto a esses assuntos.

seja um representante pontomais

2. Formação do Preço de Venda

Para calcular corretamente o quanto o seu produto vale no mercado, é preciso entender com exatidão o custo da matéria-prima, a depreciação de materiais e os custos de aquisição e manutenção dos equipamentos envolvidos na produção - além de tributos incidentes sobre o custo final do produto (e não sobre o total dos insumos).

Além disso, há os gastos com o pessoal (encargos diretos, indiretos e benefícios) e, até mesmo, o tempo e os custos de armazenamento do produto final. Se a atividade da empresa for de prestação de serviços com alocação de pessoal até os clientes, por exemplo, a folha de pagamento tem um peso ainda maior na composição do preço de venda.

Empresas de prestação de serviços precisam dedicar atenção à gestão de pessoas, aos custos de encargos e aos tributos para que sua margem de lucro não fique comprometida.

3. Avaliação dos Resultados

Os valores que sobram no caixa da empresa ao final do mês não representam, necessariamente, seu lucro. Por isso, a contabilidade para PMEs envolve necessariamente uma demonstração de resultados que analise detalhadamente quais foram os custos diretos e indiretos e qual o resultado final.

Saber qual é sua margem de lucro não só permitirá avaliar se o negócio é rendável, mas quanta capacidade sua empresa tem de investimento em novos equipamentos, de ampliação do quadro de colaboradores e de ações de marketing e vendas.

Fazer investimentos às cegas pode comprometer a sobrevivência da sua companhia.

4. Análise Tributária

O enquadramento tributário é um fator determinante na sobrevivência de qualquer empresa. Sob uma carga tributária das mais altas do mundo, pagar impostos indevidamente comprometerá o fluxo de caixa e a rentabilidade do negócio, bem como sua existência.

É imprescindível estar atualizado sobre a opção tributária mais compensadora para a empresa, obviamente pagando todos os impostos devidos e usufruindo de eventuais benefícios fiscais permitidos pela legislação. A importância da contabilidade para PMEs vai muito além da mera escrituração, passando pela correta gestão de pessoas, pelo acompanhamento de resultados, pelo provisionamento de despesas e pela orientação sobre reinvestimento no negócio.

E como a vida do empreendedor é recheada de desafios, a melhor solução é envolver a contabilidade na administração de seu negócio e desfrutar os benefícios que ela pode oferecer. Nossas dicas foram úteis? Agora é só botar a mão na massa!

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Como Lidar com Atrasos no Trabalho? Tolerância, CLT e Dicas Práticas

Os atrasos no trabalho podem ser grandes indicadores de performance e bem-estar do seu time. Por isso, conhecer os limites de tolerância, saber o que a CLT diz sobre o assunto e ter maneiras de lidar com esse desafio no dia a dia são itens essenciais para um bom gestor.

Ler mais

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui