Design thinking: entenda o que é e como aplicar

Design thinking: entenda o que é e como aplicar

A busca por soluções imediatas e melhores resultados tem motivado gestores a investir em técnicas e abordagens. Elas têm o objetivo de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e, principalmente, desenvolver o pensamento crítico e criativo diante dos problemas do dia a dia.Com um mercado volátil e cada vez mais saturado, profissionais passam a ter uma rotina frenética e a suportar a pressão por resultados imediatos com o máximo de eficiência e produtividade. Com isso, a terminologia design thinking tem se fortalecido diante das organizações.Mas o que é design thinking? Para que serve? Como aplicá-lo no dia a dia? Continue a leitura e saiba o que tem motivado empresas como Apple e Nike a utilizá-lo!

O que é design thinking?

A aplicação do Design Thinking tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das empresa. Isso porque gestores passaram a "enxergar" que é preciso estar aberto a mudanças e ter um olhar diferenciado para o mercado.O design thinking não é um método com fórmulas matemáticas, mas sim uma abordagem que trabalha os problemas por meio do uso de soluções criativas.Ele se utiliza do pensamento crítico e criativo para organizar informações e ideias, tomar decisões corretas e ajudar no processo de decisão.A abordagem pode ser aplicada em qualquer organização ou indivíduo. O objetivo do design thinking é focar no usuário e melhorar seu feedback. Empresas que utilizam esse modelo passam a entender melhor as pessoas e a criar uma estrutura organizacional mais relevante para elas.

Para que serve?

O design thinking, que remete a "pensamento de design". Refere-se à forma de redesenhar estratégias, produtos, serviços e processos, buscando entender e atender a uma necessidade de um cliente ― que pode ser quem paga por esses produtos e serviços ou mesmo um determinado departamento da organização.Todo o trabalho deve ser realizado de forma sistemática, permitindo que sejam extraídas, ensinadas e aplicadas técnicas de resolução de problemas centradas no indivíduo. Elas buscam na criatividade e inovação a solução de problemas.

Como aplicar o design thinking?

Saber como pôr em prática a metodologia design thinking é fundamental para que se possa chegar no seu real objetivo e superar os desafios propostos. Muitas vezes, as ideias demoram demais para ser desenvolvidas e acabam não passando por testes (chamados de prototipação e user experience).Quando finalmente são experimentadas, uma falha é descoberta e a ideia acaba sendo deixada de lado, resultando em perda de tempo e, consequentemente, gastos desnecessários.Mas como aplicar o design thinking no dia a dia? Vejamos:

Com a equipe de vendas

A equipe de vendas precisa criar estratégias para engajar os clientes, e a busca de soluções criativas e inovadoras para o processo de persuasão é fundamental.Por meio da abordagem de design thinking, a equipe desenvolve a capacidade de se colocar no lugar do consumidor e de enxergar suas necessidades, oferecendo o produto ideal no momento certo. Isso resulta em ganhos para ambos os lados.

Na busca de soluções por parte dos gestores

Quais são as deficiências do negócio? Onde a equipe de vendas está errando? Como alcançar resultados e estimular um melhor desempenho? Por meio de uma análise preditiva, o gestor pode encontrar soluções totalmente inovadoras sem continuar seguindo estratégias passadas e que levam a resultados insatisfatórios.O design thinking permite que o empreendedor possa buscar uma solução para seus problemas de forma colaborativa e coletiva, ou seja, que seus stakeholders (interessados) participem de todo o desenvolvimento de produtos, criação de estratégias, enfim, do processo de multidisciplinaridade.

Em oportunidades de negócio

Conhecer os pontos fortes e fracos e as deficiências da concorrência é o melhor caminho para inovar e identificar as oportunidades de negócio. A abordagem design thinking oferece esse suporte.Ferramentas como a análise SWOT e o benchmarking podem auxiliar o gestor no processo de estratégias e criação de produtos ou serviços com base nas reais necessidades e percepções de valor do cliente, e não por meio de pressuposições ou análises estatísticas.Gostou de saber mais sobre design thinking? Aproveite e descubra agora como medir a produtividade dos seus funcionários!

14 dias gratuito pontomais 2019

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresaEntre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: 
Assine nossa Newsletter
Obrigado! Sua submissão foi recebida!
Ops! Algo deu errado ao enviar o seu email.
Simples
Fácil &
Rápido
Teste a melhor plataforma de registro de ponto da América Latina sem nenhum custo!
Começar Grátis
Simples
Fácil &
Rápido
Fale com um dos melhores especialistas em registro de ponto Agora!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Falar com Especialista

Teste a Pontomais,
a solução ideal para sua empresa

Simples, fácil e rápido!
01. Cadastre sua empresa

02.Confira todas as funcionalidades

03.Acabe com os problemas de fechamento de ponto!

Vamos começar?

Cadastre-se e ganhe 14 dias de suporte premium grátis!
Nenhuma cobrança requerida
Você está sendo redirecionado
Este e-mail já esta em uso, escolha outro
Revise o seu e-mail, algo esta errado.
Digite o seu nome completo
Informe a quantidade de funcionários.
Revise o seu telefone, algo esta errado.
Sua senha deve conter mais de 8 caracteres
Ops, as senhas não coincidem
É necessário aceitar nossos termos para continuar
COMEÇAR AGORA
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Fale com um de nossos especialistas!

Você vai descobrir como o controle de ponto da sua empresa pode ser simples, fácil e rápido. Tenha relatórios automatizados de horas extras, banco de horas, fechamento e muito mais.

Saiba como a Pontomais pode ajudar  você a revolucionar o seu RH!

Vamos começar?

Você está sendo redirecionado
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

There are no more Blog Posts to display

Veja também

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Manual Mão na Massa: Como Usar Pesquisas no RH

Saiba como tornar o seu RH mais estratégico através de metodologias de pesquisa.

Ler mais
Desoneração da Folha de Pagamento

Desoneração da Folha de Pagamento

Saiba tudo sobre esse método de contribuição previdenciária que pode representar uma grande economia no orçamento da organização.

Ler mais
Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Home Office ou Trabalho Remoto? Entenda de Vez!

Conheça as diferenças e semelhanças entre essas modalidades de jornada e saiba as regras da legislação trabalhista para cada uma delas!

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Tenha na palma da sua mão a ferramenta mais poderosa para realizar o seu controle de ponto!

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.

Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui