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CRM ou ERP: tire suas dúvidas sobre qual você deve utilizar

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Ter um sistema que lhe dê suporte na hora de otimizar processos e facilitar a rotina diária é um passo fundamental para o progresso da sua empresa. Mas não é tão simples entender qual deles é o mais adequado para as suas necessidades.Entre as opções disponíveis por aí, duas chamam bastante atenção e são as mais comentadas no meio empresarial: CRM e ERP. Apesar de não serem excludentes, cada uma delas possui propósitos claros.Por isso, para ajudar na sua escolha entre CRM ou ERP, preparamos este guia completo para você tirar suas dúvidas e saber qual o melhor caminho a seguir. Dá só uma olhada!

O que é o CRM?

CRM (Costumer Relationship Management) é um tipo de sistema utilizado pelas empresas para 'cuidar' da sua base de consumidores.O seu principal objetivo é, além de garantir a proteção das informações comerciais da empresa, nortear os planejamentos de ações comerciais, por meio da análise dos históricos de compra e de seus tipos de clientes.Por ele, também é possível gerenciar as metas de vendas e como cada um dos vendedores está performando.Além disso, O CRM facilita:

Resumidamente, o CRM é o que você precisa para fazer a gestão do relacionamento com sua base de clientes.

O que é o ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão para manutenção dos processos básicos e internos de uma empresa.Sua principal função está em dar suporte para o funcionamento de áreas como a contábil, a gestão de recursos humanos, a produção e a administrativa. O sistema é bem importante para empresas que estão em crescimento e precisam padronizar seus processos.Com ele, é possível ter um maior e melhor controle da sua empresa, principalmente no que diz respeito à sua saúde financeira.Além disso, o ERP auxilia:

Resumidamente, o ERP serve para unir vários departamentos de uma empresa, fazendo com que todos "falem a mesma língua". Assim, eliminam-se barreiras e a informação flui mais facilmente.

CRM ou ERP: qual você precisa?

Bom, isso depende das necessidades da sua empresa.Se o que você busca é aumentar a capacidade de vendas do seu time, o CRM é a melhor opção.Ele fornecerá insumos fundamentais para o planejamento comercial, além de otimizar alguns processos que impactam no seu relacionamento com o cliente — o que também influencia na sua capacidade de vender.Já se você busca facilitar a rotina operacional dos seus funcionários, vá de ERP.Com ele, você verá a eficiência e a produtividade da sua equipe aumentando, já que os processos básicos que movimentam sua empresa terão o suporte automatizado do sistema.Além disso, é excelente para reduzir custos desnecessários, por meio de uma análise apurada dos gastos da empresa.

Integração CRM e ERP: vale a pena?

Se você quer dar um passo para a total profissionalização dos processos da empresa, vale muito a pena, sim!Juntando uma solução ERP com uma CRM é possível estruturar e padronizar a rotina do seu negócio, ao mesmo tempo que investe no relacionamento com seu público. Dessa forma, você cria um ambiente ideal e fértil para novas vendas no futuro — ou seja, é um salto e tanto na qualidade de gestão da sua empresa.Além disso, a integração desses sistemas agiliza o fluxo de informações, melhorando muito a performance e a qualidade do trabalho da sua equipe.Por exemplo, os pedidos vindos da área comercial podem ser automaticamente encaminhados para o setor responsável pelo estoque. Isso otimiza a separação deles e agiliza a entrega para o cliente final.Agora que você já sabe todas as vantagens e diferenças entre os sistemas, já pode determinar qual deles é o melhor para o momento da sua empresa: CRM ou ERP.Para saber mais sobre soluções que facilitem a sua rotina empresarial, assine a nossa newsletter e receba, periodicamente, conteúdos bem bacanas para lhe ajudar no gerenciamento da sua empresa!

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