Voltar ao Blog

CRM ou ERP: tire suas dúvidas sobre qual você deve utilizar

Ter um sistema que lhe dê suporte na hora de otimizar processos e facilitar a rotina diária é um passo fundamental para o progresso da sua empresa. Mas não é tão simples entender qual deles é o mais adequado para as suas necessidades.Entre as opções disponíveis por aí, duas chamam bastante atenção e são as mais comentadas no meio empresarial: CRM e ERP. Apesar de não serem excludentes, cada uma delas possui propósitos claros.Por isso, para ajudar na sua escolha entre CRM ou ERP, preparamos este guia completo para você tirar suas dúvidas e saber qual o melhor caminho a seguir. Dá só uma olhada!

O que é o CRM?

CRM (Costumer Relationship Management) é um tipo de sistema utilizado pelas empresas para 'cuidar' da sua base de consumidores.O seu principal objetivo é, além de garantir a proteção das informações comerciais da empresa, nortear os planejamentos de ações comerciais, por meio da análise dos históricos de compra e de seus tipos de clientes.Por ele, também é possível gerenciar as metas de vendas e como cada um dos vendedores está performando.Além disso, O CRM facilita:

  • a organização de processos;
  • a maior produtividade;
  • o maior alinhamento com as estratégias de marketing;
  • a automatização do relacionamento com cliente.

Resumidamente, o CRM é o que você precisa para fazer a gestão do relacionamento com sua base de clientes.

O que é o ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão para manutenção dos processos básicos e internos de uma empresa.Sua principal função está em dar suporte para o funcionamento de áreas como a contábil, a gestão de recursos humanos, a produção e a administrativa. O sistema é bem importante para empresas que estão em crescimento e precisam padronizar seus processos.Com ele, é possível ter um maior e melhor controle da sua empresa, principalmente no que diz respeito à sua saúde financeira.Além disso, o ERP auxilia:

Resumidamente, o ERP serve para unir vários departamentos de uma empresa, fazendo com que todos "falem a mesma língua". Assim, eliminam-se barreiras e a informação flui mais facilmente.

CRM ou ERP: qual você precisa?

Bom, isso depende das necessidades da sua empresa.Se o que você busca é aumentar a capacidade de vendas do seu time, o CRM é a melhor opção.Ele fornecerá insumos fundamentais para o planejamento comercial, além de otimizar alguns processos que impactam no seu relacionamento com o cliente — o que também influencia na sua capacidade de vender.Já se você busca facilitar a rotina operacional dos seus funcionários, vá de ERP.Com ele, você verá a eficiência e a produtividade da sua equipe aumentando, já que os processos básicos que movimentam sua empresa terão o suporte automatizado do sistema.Além disso, é excelente para reduzir custos desnecessários, por meio de uma análise apurada dos gastos da empresa.

Integração CRM e ERP: vale a pena?

Se você quer dar um passo para a total profissionalização dos processos da empresa, vale muito a pena, sim!Juntando uma solução ERP com uma CRM é possível estruturar e padronizar a rotina do seu negócio, ao mesmo tempo que investe no relacionamento com seu público. Dessa forma, você cria um ambiente ideal e fértil para novas vendas no futuro — ou seja, é um salto e tanto na qualidade de gestão da sua empresa.Além disso, a integração desses sistemas agiliza o fluxo de informações, melhorando muito a performance e a qualidade do trabalho da sua equipe.Por exemplo, os pedidos vindos da área comercial podem ser automaticamente encaminhados para o setor responsável pelo estoque. Isso otimiza a separação deles e agiliza a entrega para o cliente final.Agora que você já sabe todas as vantagens e diferenças entre os sistemas, já pode determinar qual deles é o melhor para o momento da sua empresa: CRM ou ERP.Para saber mais sobre soluções que facilitem a sua rotina empresarial, assine a nossa newsletter e receba, periodicamente, conteúdos bem bacanas para lhe ajudar no gerenciamento da sua empresa!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Então, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve :)

Compartilhe nas redes sociais: 

RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Mais posts do blog

CAGED agora é eSocial

O CAGED foi extinto para as empresas que estão inseridas no Simples Nacional. As empresas desse grupo agora repassam as informações pelo sistema do eSocial.

Ler mais

Entenda o que é RH 4.0 e qual é sua importância

O RH 4.0 é a união dos sistemas digitais e físicos. Que juntos conseguem visualizar uma produção inteira e ter autonomia para tomar decisões.

Ler mais

Entenda como funciona o teste gratuito Pontomais

O teste gratuito Pontomais é oferecido para as empresas que desejam conhecer melhor nossas funcionalidades antes de se comprometerem financeiramente.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!