Voltar ao Blog
convencao coletiva pontomais

Entenda o que é convenção coletiva de trabalho

Ricardo Nacarato
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

As relações de trabalho são essenciais para garantir o direito dos funcionários e resguardar a empresa quanto às determinações legais. Além disso, também indica quais as suas obrigações com os seus colaboradores. Nesse aspecto, a convenção coletiva de trabalho é um instrumento importante nas negociações entre empregados e empregadores.Quer entender melhor como funciona a convenção coletiva de trabalho? Então, dá uma olhada neste post!

O que é convenção coletiva de trabalho?

Trata-se de um direito dos empregados assegurado por lei. Seu objetivo é regular as relações entre funcionários e seus empregadores. Dessa forma, cria-se um mecanismo em que sindicatos ou pequenos grupos de trabalhadores passam a ter voz nos processos de negociações com as empresas contratantes.Assim, essa convenção coletiva pode ser entendida como um acordo firmado entre dois ou mais sindicatos, sendo eles representativos de classe e patronais, com objetivo de:

Como funciona a convenção?

Apesar de ser um processo de negociação, que pode vir a ser complicado, a convenção coletiva de trabalho tem um funcionamento simples. Geralmente, acontece anualmente para determinar como se dará as relações de trabalho no período que está para começar ou em relação ao ano seguinte.Ainda, é possível a legislação determinar um período máximo de dois anos entre uma convenção e outra. Durante as negociações serão discutidos importantes temas para a classe trabalhadora e o sindicato patronal, como:

Caso os termos negociados sejam aprovados pela classe trabalhadora, um acordo será assinado. Assim, suas regras devem ser aplicadas a todos os profissionais da categoria representada. É importante destacar que os termos da convenção coletiva de trabalho não podem, em nenhum momento, infligir as determinações da legislação trabalhista vigente.

O que a lei diz sobre a convenção coletiva de trabalho?

O artigo 7º, inciso XXVI, da Constituição Federal do Brasil reconhece as convenções coletivas como um mecanismo de orientação e normatização das relações trabalhistas. A regulamentação dessa determinação acontece por meio dos artigos 611 e 625 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).No artigo 611 da CLT, a legislação diz que as convenções coletivas “estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho”. Além disso, em artigo primeiro, estabelece que essas negociações podem ser firmadas pelo sindicato representativo com uma ou mais empresas.Já em seu parágrafo segundo, é permitido que federações ou confederações representativas de categorias profissionais possam assumir as negociações caso a classe de trabalhadores não possua um sindicato próprio organizado. Por fim, o artigo 625 da CLT afirma que qualquer controvérsia gerada pela aplicação da convenção deve ser resolvida pela Justiça do Trabalho.Como vimos, a convenção coletiva de trabalho é um procedimento permitido por lei. Ela tem objetivo de orientar as relações entre empregado e empregador. Com isso, garante os direitos e deveres de ambas as partes. Por isso, é importante sempre se informar sobre as determinações legais para proceder corretamente.Gostou do post e quer mais conteúdos relevantes? Assine nossa newsletter e recebe em primeira mão no seu e-mail!

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Questões Trabalhistas: Assinatura Digital tem Valor Jurídico?

Ter boas práticas no setor de Recursos Humanos é uma das melhores maneiras de fugir das questões trabalhistas por controle de ponto. Com o sistema da Pontomais, a assinatura eletrônica pode substituir a manual, além de servir como validação jurídica em questões trabalhistas. Saiba mais!

Ler mais

Folha de Pagamento: Tudo Que Você Precisa Saber

A folha de pagamento é um documento extremamente importante para a empresa. Exigido por lei, deve ser elaborado mensalmente e contar com todos os encargos relacionados à jornada de trabalho dos colaboradores naquele período. Saiba mais.

Ler mais

Ponto Digital Cresce 20% com o Aumento do Home Office

O ponto digital é uma ótima saída para empresas que operam em home office. Por conta da pandemia do COVID 19, o percentual de companhias que optam por essa modalidade de trabalho e utilizam o ponto digital subiu em 20%. Por isso, conheça mais sobre o ponto digital.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui