Voltar ao Blog
Controle de ponto por exceção

Controle de ponto por exceção: o que a Lei da liberdade econômica diz sobre ponto eletrônico

Gabriel Colombo
Compartilhe nas redes sociais: 
Aqui voce encontra:

O Controle de Ponto por Exceção entrou em vigor desde a última sexta-feira (20/09/2019). Anexada à Lei da Liberdade Econômica, que estabelece garantias para o livre mercado. E também prevê imunidade burocrática para startups.

O principal objetivo da lei sancionada é a desburocratização das atividades econômicas do Brasil. E ser um facilitador para a vida de quem deseja empreender.

O Presidente Bolsonaro afirmou que “para podermos abrir o mercado, fazer a economia funcionar, empregar mais gente o caminho é este: fazer com o que o Estado deixe de atrapalhar quem produz e darmos condições para aqueles que não tenham emprego virarem patrões.”

Mas, para entendermos mais em como isso muda a sua vida de empreendedor e a vida de gestão de ponto, confira conosco o material completo sobre essa mudança.

Mas afinal, o que é o Controle de ponto por exceção?

Esse tema tem sido levantado desde meados de Abril de 2019 e tem também, trazido muitas dúvidas e preocupações.

Agora que entrou em vigor, precisamos ter total entendimento do que se trata e estamos aqui para sanar as suas dúvidas.

O ponto por exceção nada mais é do que a marcação que deve ser realizada fora do padrão do turno comum do colaborador.

De uma forma geral, os colaboradores de uma empresa precisariam registrar o ponto somente quando houver alguma exceção à sua jornada. Mudando o que acontece hoje. Onde os funcionários registram todas as marcações de acordo com os horários de chegada e saída.

Resumindo, o empregado faria o registro somente em casos de faltas, declarações médicas, atrasos, férias e afins.

Qual a importância dessa implantação para nosso dia a dia e o que mudou?

Os pontos principais para controle de ponto que foram alterados:

“§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico. Conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”

Portanto, empresas com menos de 20 colaboradores precisarão manter cada vez mais a gestão e a administração sobre os seus funcionários, pois eles podem entender que essa nova “liberação” os deixa livres dessa rotina.

O que não é verdade, já que os processos trabalhistas ocorrem, em sua grande maioria, por falta de controle de ponto. Inclusive, em 2018, os assuntos mais recorrentes no TST foram:

  1. Horas extras;
  2. Intervalo Intrajornada;
  3. Horas in itinere;

Lembrando que todas as causas de processos trabalhistas citadas acima podem facilmente ser resolvidas com um controle online de registro de ponto, como o Pontomais. Evitando processos judiciais que podem, sim, chegar ao estágio mais complexo e levar uma pequena empresa à falência.

Ponto por exceção - Principais causas de processos trabalhistas

Outros pontos alterados foram:

“§ 3º Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo."

Então, se o empregado precisar trabalhar fora da empresa (home office, colaborador externo e afins.) a responsabilidade de marcação de jornada passa para o colaborador.

Ele deverá marcar todos os pontos de acordo com o seu turno padrão - entrada, saída almoço, volta almoço, saída.

Por isso a indicação da a utilização de um registro de ponto confiável ajuda empresas a não terem trabalho tanto nesse processo, quando no final dele, o temido fechamento de ponto. Nenhum ajuste, atestado, jornada fora do previsto, home-office ou qualquer situação que fuja da rotina, será prejudicada.

O controle de ponto por exceção

“§ 4º Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho."

É simples, caso a empresa deseje realmente utilizar o controle de ponto por exceção, ela deve ter:

Após a regulamentação escrita a empresa está apta para utilização dessa nova forma de marcação.

Então as mudanças, mesmo que significativas, podem ser adaptáveis de acordo com a necessidade ou vontade da empresa. Não precisamos nos preocupar em alterar nenhuma rotina caso a companhia não queria utilizar essa nova forma de registro.

Quais são os benefícios?

Para empresas que precisam utilizar o ponto por exceção, a regra vem para paramentar algo que antes não era possível. Assim abrindo espaço para as necessidades da companhia.

Silvana Vidal, nossa especialista em RH Pontomais, comenta:

“O controle de ponto por exceção está relacionado com a confiança entre as partes envolvidas, na autogestão da jornada de trabalho pelo funcionário, além de abrir o diálogo entre empresa e colaborador para opções de tipo de jornada e remuneração.

Uma empresa que valoriza o funcionário e tem uma boa relação com sua equipe vai ganhar em produtividade e comprometimento.

Do outro lado, o funcionário ganha independência e liberdade na gestão de seu tempo e na relação com o trabalho. Podendo ter ganhos significativos na qualidade de vida. Isso já vem sendo facilitado por soluções digitais. Empresas que possuem sistemas como a Pontomais, por exemplo, que permitem o controle de uma gestão mais flexível, conseguem que seus colaboradores façam a gestão de sua própria jornada de trabalho. Seja ela dentro da empresa, em home office, em viagem. E até que registre de forma digital um afastamento médico, férias e licença.

Possibilita a autonomia do colaborador no registro de suas atividades direto em aplicativo no celular. As novas regras, se adequadas, virão para endossar essa nova geração de gestores e talentos. Que estão focados em produzir, criar e desenvolver e não apenas em contar horas trabalhadas.”

A visão de quem empreende

Hendrik Machado, CEO da Pontomais, fala sobre como os empreendedores podem ver essas mudanças:

"Quando olho algumas leis no Brasil, principalmente tributária e trabalhista, tenho a sensação que empresário é quase um criminoso e que pratica uma série de abusos. Sem dúvida essa visão ultrapassada precisa mudar. Afinal, na sua maioria as empresas existem para promover a solução de problemas e conveniência para população.

Para que o Brasil possa crescer é necessário medidas que flexibilizam a jornada no empreendedor. Assim o foco estará no crescimento da economia e não em burocracias criadas e antigas. Que fazem o custo Brasil disparar e diminuir a competitividade das empresas brasileiras."

A Pontomais é a maior plataforma de Controle de Ponto da América Latina. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a Pontomais e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Até mais. 🙂


RH Digital

Preencha os seus dados e receba o ebook
de RH 4.0 gratuitamente.
Obrigado! Você receberá seu Ebook em breve.
Oops! Alguma coisa deu errado, tente novamente.

Veja também

Você Já Ouviu Falar em Liderança Situacional?

A liderança situacional pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça da sua empresa. Ela diz respeito a líderes que têm alta capacidade de adaptação, levando em consideração quatro conceitos básicos: direção, orientação, apoio e autonomia. Saiba mais!

Ler mais

Banco de Horas no Feriado: Como Funciona e o Que é Permitido por Lei?

O banco de horas no feriado funciona como uma medida de flexibilizar a jornada de trabalho dos colaboradores e diminuir os encargos com horas extras para a empresa. Depois da Reforma Trabalhista, algumas regras foram modificadas. Saiba mais!

Ler mais

Portaria 1510: Saiba Tudo Sobre a Lei do Ponto Eletrônico

A Portaria 1510, ou lei do ponto eletrônico, diz respeito à regulamentação das formas mais modernas de realizar a gestão de jornada dos colaboradores. Saiba tudo sobre o que é a portaria 1510, quem precisa ou não registrar o ponto e mais.

Ler mais

Fique por dentro do mundo de RH!

Faça o cadastro em nossa newsletter para receber nosso conteúdo novo, sempre fresquinho!

Conheça a Pontomais

Gestão de jornada na palma das mãos

Nosso App e Software de Controle de Ponto vai tornar sua vida mais fácil

20/03 18:01
R. Padre Anchieta, 2310, Mercês, Curitiba-PR
BANCO DE HORAS
+23:42

Que tal fazer um teste Grátis?

Experimente grátis por 14 dias o melhor sistema de Controle de Ponto da América Latina
COMEÇAR AGORA
Muito Obrigado. Clique AQUI para acessar a Pontomais
Oops! Alguma coisa deu errado ao enviar o seu cadastro! Tente novamente.

Estamos preparando sua conta...

Faça um teste grátis!

Experimente o melhor Controle de Ponto Online por 14 dias.
Sem Fidelidade!

Pontomais no Top of Mind

Inspirados pelo futuro. Conectados pela inovação.

23ª Edição do Top Of Mind de RH, 2020.
Estar entre os indicados ao Top of Mind de RH, principal premiação do segmento de Recursos Humanos brasileiro desde 1998, é um enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o RH.
Vote Aqui